15 julho 2020

Dicas Para Quem Deseja Morar Sozinha


Sair da casa dos seus pais para morar sozinha ou com um(a) companheiro(a) é uma fase da vida, um momento que vai trazer grandes experiências, algumas não muito boas, mas outras que fará você perceber que amadureceu muito. Porém, estar bem preparada para esse tipo de mudança radical evita problemas e decepções, então, anota aí algumas dicas para que você seja bem sucedida ao morar sozinha.

  • Um Trabalho e uma Casa

Quando eu e meu marido namorávamos e ele fazia menção sobre casamento, eu sempre respondia que "amor não enche barriga", ou seja, para se casar ou morar sozinho é necessário que você tenha condições financeiras para isso. Se você é uma pessoa independente e tem meios de sobrevivência, já é possível pensar em alugar ou comprar uma residência.


Ao procurar uma casa/ap para morar, leve em consideração seu estilo de vida, o que você precisa, o que deseja e quanto pretende pagar. Se a sua intenção é morar de aluguel, estipule um valor que pode pagar por mês pela moradia, decida quanto espaço precisa e se vai ter algum bicho de estimação. Pesquise sobre a vizinhança e se a área tem comércio por perto. Onde eu moro por exemplo, é uma rua sem saída e um local totalmente residencial, mas eu tenho carro e sei dirigir, então, pra mim não é difícil ir à farmácia ou ao mercado quando preciso. Ainda outro aspecto que me faz morar aqui é o quintal amplo. Tenho duas cachorras que ficam fora de casa, uma delas é um filhote de 25Kg que precisa gastar energia, e o quintal dá a liberdade que ela precisa. Mas, se você não tem animais enérgicos e nem tempo pra limpar um quintal, opte por uma área de moradia menor. A ideia é que seu lar supra as suas necessidades.

  •  Itens Indispensáveis

Se você se mudou e não tem um tostão no bolso para mobiliar seu novo lar, já tenha em mente que caixas de papelão te servirá como armário de cozinha e guarda-roupa. No começo tudo ficará desorganizado e você vai demorar um pouco mais para achar as suas coisas, mas é melhor ficar sem armários do que não ter onde esquentar a lasanha pronta. Alguns móveis são secundários e é possível viver sem eles, mas há eletrodomésticos que a vida moderna não nos permite ficar sem, e a não ser que você queira voltar para a época em que as pessoas conservavam a comida com sal, é bom arranjar um fogão e uma geladeira.


Esses eletrodomésticos indispensáveis envolvem alimentação, de ovo frito e miojo até macarronada, tendo fogão e geladeira, você não passa fome. Mas é claro... também é importante lembrar que a geladeira não enche magicamente sozinha como era na casa dos seus pais, é importante mante-la abastecida.

Leia Também: 8 Coisas que Aprendi Depois de Casada

Caso não seja possível a compra de itens novos, você pode adquirir eletrodomésticos usados ou semi-novos, fuce a OLX ou as lojas e brechós do seu bairro. Além disso, há casas que já vem com alguns elétros e móveis incluídos no valor do aluguel, isso é comum principalmente em apartamentos, onde é necessário que os móveis sejam feitos sob medida. Na minha casa por exemplo, tinha a pia e os armários da cozinha.


E além da atenção à cozinha, é importante que você tenha um lugar bacaninha pra dormir, seja ele uma cama com dossel ou um simples colchão. De resto, sofá, mesa e afins... tudo vem com o tempo se a grana tá curta.

  • Utensílios

Uma verdade sobre utensílios domésticos é que você só vai se dar conta de que precisa deles, quando precisar deles. Faz quase seis anos que saí da casa dos meus pais e nunca tive uma peneira na minha cozinha, sabe por quê? Por que eu só lembro de compra-la quando estou tentando coar um chá com folhas naturais.

Então, comece com o básico, vassoura, pá para lixo, rodo, ralador... varal de roupa e não se esqueça dos pregadores. Depois, quando perceber que precisa de algo, coloque-o na lista para comprar futuramente, vai ser assim com o descascador, com o saca-rolhas e abridor de lata, mas principalmente, com as luvas de cozinha, que você só vai lembrar de comprar depois de se queimar acidentalmente.


  • Contas e Solidão

Você se sente realizada por estar morando sozinha, mas daí começam a surgir contas que você não se lembrava que teria, para manter o fogão funcionando tem que ter gás, também tem as contas de água, luz, internet, compras do mês, Netflix, a ração e areia do gato, as brusinhas que você comprou em 12X no cartão... UFA! Mas, não desista, faça igual ao boletoele sempre vence. Organize as suas contas, as melhores pessoas já estiveram mal financeiramente, porém, sempre há uma saída.


E a solidão também pode ser um obstáculo para quem deseja morar sozinha. É comum que a gente deseje silêncio em meio a uma mesa de jantar com a família reunida, mas, quando estiver sozinha na sua casa, comendo aquele lanche pedido no Ifood, pode ser que sinta falta da tagarelice alheia. Por isso, é sempre legal visitar seus familiares, parentes e amigos quando possível (depois da quarentena), ou convida-los para a sua casa. Além disso, aprenda a gostar da sua própria companhia, fazer as coisas sozinha pode ser revigorante.

Cuidar da sua própria casa permite certo nível de liberdade que você talvez não tivesse antes, mas também significa arcar com responsabilidades que dependem apenas de você. No começo será necessário adaptação, mas depois vai ser algo normal e comum. Sair da casa dos pais não é um bicho de sete cabeças, como eu mesma achava, e com organização e determinação a gente pode ser bem sucedida em tudo o que faz, inclusive morar sozinha.

* Todas as ilustrações desse post são da Yaoyao Ma Van As (@yaoyaomva)

23 comentários:

  1. Comecei a morar fora da casa dos meus pais e nem fazia ideia da quantidade enorme de coisas que são preciso. Fiquei assustada com os valores de electrodomésticos e moveis essenciais, e dos utensílios de cozinha. Só acrescentaria fazer um orçamento pois é mesmo essencial. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei o post e realmente é muito bom para quem está planejando morar sozinha. Esse é um dos meus sonhos mas ainda só está no papel.

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É sem dúvida uma das coisas que mais quero, morar sozinho. E acho que vai dar certo nos quesitos organização e comida por exemplo, eu sou bem organizado e desde cedo fui de me meter dentro da cozinha, então já sei fazer coisas do dia a dia (arroz e feijão) e outras coisas mais arrumadinhas também. Não vou sobreviver só de lasanha, hehehe. Minha preocupação é só em achar uma casa ou apartamento com espaço para os meus livros, eu tenho vários já, mas depois que comecei o curso de psicologia aumentou bastante, então acho que dois quartos ta bom, já que um deles vai virar uma "mini biblioteca" kkkk!
    Adorei! ♥
    ♥ http://www.adeehmello.com/

    ResponderExcluir
  4. dicas ótimas.
    amei as ilustrações.
    bjsss
    www.andressamonteiro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Nunca quero morar sozinha, justamente por causa da solidão. Sério, eu AMO morar junto com minha família, no meio da confusão e tagarelice... Acho que não conseguiria morar sozinha de jeito nenhum <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas ajudam e muito quem quer morar sozinha. Eu mesma já pensei nisso várias vezes, mas minha renda não é suficiente ainda. xD
    Adorei as ilustrações!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Excelentes dicas e conselhos,contudo,eu prefiro continuar a morar com os meus pais,nunca me iria aventurar em viver sozinha,os meus pais fazem-me imensa companhia!! Continuação de uma excelente semana para ti,muitos beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Leslie, tudo bem?
    Vivi na prática o que você narrou no texto e é bem assim mesmo. Só tive coragem de me mudar com meu boy tendo a certeza que, se algo acontecesse, eu poderia me bancar sozinha. E por muito tempo comemos no chão, usando caixas de papelão como mesa hahaha! Os únicos itens que tínhamos, e compramos antes da mudança, foram cama, fogão, geladeira e micro-ondas. :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Amei o post. Morro de medo de ir morar sozinha e não dar conta. Mas o planejamento é fundamental e guardar uma boa quantia para imprevistos.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. amei o post!
    já faz um tempo que penso em morar sozinha.... mas preciso ter um segundo trabalho pra ajudar nas contas, pq meu salário de professora não dá conta! kkkkkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  11. Heey, Leslie.
    Amei o post e as dicas, achei super importante as dicas pra quem pensa em morar sozinha ou está no início dessa fase. Quem dera eu ter tido essas dicas, ia me ajudar bastante. Atualmente estou casada também mas uma dica que eu dou antes de alguém dividir um lar com outra pessoa é, curte esse momento sozinha, curte sua casinha (mesmo sendo alugada), curte suas coisinhas porque depois que casa, a casa vira casa de dois, dois estilos diferentes. Eu amo minha fase morando sozinha e sinto falta, porque não aproveitei a fase de maneira certa. Sobre as contas, contas uma hora vai aparecer, nada melhor que pagar coisas que seja pra você e pro seu lar.

    Um forte abraço,
    Jaque de Lua

    ResponderExcluir
  12. Olá, Leslie.
    Excelente postagem. Super completa e dá uma boa visão para quem pretende se aventurar. Geralmente as contas é o que mais pesa porque quem não ajuda em casa não sabe o tanto de coisas que os pais pagam hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei o post <3. Tenho as minhas vontade de sair de casa para poder ter um canto para chamar de meu, mas é plano bem futuro e eu queria sair para me casar ou juntar as colher (como o povo diz xD). Mas quero muito realizar meus sonhos e ter uma vida financeira estável, porque infelizmente amor não enche barriga. E essa de utensílios, imagino que deve ser muita verdade xD.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  14. No dia que eu conseguir morar sozinha, acho que vou sentir que zerei a vida. É um sonho que tenho desde nova mas sei que não é fácil.
    Adorei as suas dicas, mesmo.<3

    Abraço! ♥
    Larissa

    Blog "Parágrafo Cult"

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leslie
    Eu ainda tenho o desejo sim, de morar sozinha. Mas do jeito que as coisas estão provavelmente só vou sair de casa para morar com meu namorado porque... antes eu tinha muito medo da questão da solidão. Eu sou muito apegada a minha família, a ter eles por perto. Morar sozinha implica em diminuir essa convivência e eu tenho muito medo disso. Até mesmo se caso eu for morar com meu namorado, já que ele mora em outro país. Mas o que mais pesa pra mim é arcar com os gastos. Eu não tenho emprego ainda, e mesmo se tivesse eu teria que ganhar muito bem pra conseguir manter aluguel, água, luz, internet... e aqui onde moro o custo de vida é alto, então não adianta pegar um salário mínimo e tentar morar só porque não vai rolar. Mas eu sempre pego dicas para quando, não se, mas quando eu sair de casa!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi! As dicas são ótimas, dá para ter uma ideia geral e saber como se planejar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post, nos deixa atentos sobre o lado bom e ruim de morar sozinhos. Eu tenho planos para o futuro, mas ainda não tinha parado para pensar em tudo isso. É uma coisa grande e precisa de planejamento!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Leslie!
    Adorei que você mostrou a realidade haha.
    Eu acho que não conseguiria morar sozinha. Adoro falar pelos cotovelos e amo a companhia da minha família! Imagina ficar sozinha o dia todo?
    Mass confesso que às vezes a ideia é tentadora!
    Quem sabe quando eu tiver minha independência financeira? :)

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  19. Já usei muito essa expressão "Amor não enche barriga" também! Ou ninguém vive só de amor! rsrs... Mas no meu caso, casei e hoje moro com meu marido e temos uma filha! As coisas não são fáceis, mas acho que organização e fundamental para tudo dar certo.
    Adorei o post e as dicas!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  20. É impressionante como a gente cresce morando sozinha. Hoje, não moro mais só, divido um apartamento com minha irmã e posso dizer que seu post é e muito útil para quem pretende embarcar nessa decisão que é, sim mega difícil, mas também para quem e uma hora para outra se viu obrigada a ter que morar sozinha.

    Como tudo na vida há seus prós e contras, mas com certeza é uma experiência incrível! Achei que não ia me acostumar e hoje eu sinto muita saudade daquele tempo.

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
  21. Olá Leslie,
    Adorei seus pontos, só li verdades. Morar sozinho logo no início pode ser um verdadeiro desafio, mas também é muito gratificante, principalmente quando começamos a crescer e conquistar as coisas por mérito próprio. Ah, e sobre a peneira, que só lembramos quando precisamos, a mais pura verdade. Comprei a minha mas passei muitos apertos precisando e não tendo haha

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post, principalmente por ser real e não romantizar a ideia de sair da casa dos pais. Mas é ótimo ter a nossa casa! Eu amo! Aliás gostei do seu blog, tbém tenho um que fiz recentemente e gostaria de convidá-la a conhecer: https://eufacoasminhasescolhas.blogspot.com
    bjinhos

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo