06 abril 2021

Um mês de Faculdade EAD


Quem me acompanha a algum tempo por aqui, sabe que ano passado eu iniciei na faculdade e deu tudo errado. Na verdade, a pandemia só intensificou a desorganização da instituição da qual eu resolvi estudar, e como o que começa errado tem poucas chances de dar certo, abandonei a faculdade, perdendo tudo o que eu já tinha pago. Fiquei chateada e me senti novamente em um looping infinito de rotina e estagnação.

Quando sai do Ensino Médio me vi pressionada pelas palavras vestibular, nota e faculdade. E isso me assustou tanto que eu fiz a inscrição do ENEM, mas não fui faze-lo. Eu sou tão perfeccionista que a mera ideia de tirar uma nota ruim no ENEM me dava pânico e eu nem tentei fazer a prova pra não ter que enfrentar o resultado, e não desapontar a minha família.

Segui meu sonho e fiz um curso técnico em design de moda, que como minha mãe dizia e se concretizou, não me deu nenhuma perspectiva de trabalho e retorno monetário. Mas sinceramente, não me arrependo de ter cursado moda, pois sinto que se não tivesse feito, teria sucumbido ao sentimento de não ter tido essa realização pessoal em estudar algo que eu sonhei desde criança.

Hoje eu sei que ninguém deveria escolher sua profissão logo depois que sai do Ensino Médio, por que isso gera profissionais extremamente frustrados. Então, agora. Adulta, casada e tendo maior certeza do que realmente quero para a minha vida, decidi cursar Marketing. E por me conhecer e saber que eu não lido bem com pressão e inúmeras tarefas (perfeccionismo agindo novamente), optei por cursar marketing na modalidade EAD, porém, esse ano eu fui mais cautelosa e entrei em uma instituição da qual já havia tido acesso, a mesma que cursei o primeiro período de Administração em 2012.

O EAD (Ensino a Distância) me possibilita estudar no meu ritmo, na medida do possível. Apesar de o estudante ter mais flexibilidade, o EAD exige presença, aplicação de provas, prazos para entrega de trabalhos e tudo mais que um aluno da modalidade presencial tem direito. A única diferença é que eu estudo sozinha, em casa e na hora que eu quiser.

Particularmente, eu não tenho dificuldade em estudar sozinha, sem a orientação direta de um professor, por isso, tenho me saído bem, principalmente no que se refere à disciplina, pois estudar em casa requer organização. Confesso que sinto falta de uma sala de aula, mas no momento, querendo ou não, todos os estudantes brasileiros estão se adaptando ao ensino à distância.

Até então não tive nenhum problema com a faculdade e tenho gostado do curso. Esse ano até me inscrevi para o temido ENEM, e se eu fugi dele há dez anos atrás, dessa vez eu fiz questão de faze-lo. Sinto que tenho tomado atitudes importantes pra mim mesma, são pequenas coisas das quais me permito sentir orgulho por mim, e estar cursando marketing é uma delas.



21 comentários:

  1. Em Portugal existe a Universidade Aberta, que permite estudar m casa, penso que seja um sistema semelhante ao vosso.
    Muitas felicidades para você nesta nova fase.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é sim o mesmo método de estudo. Eu amo quando vocês de Portugal vem aqui no blog, sempre aprendo coisas novas, haha.
      Obrigada.
      Beijo.

      Excluir
  2. Eu também faço EAD e ao contrário do que dizem é bem difícil. Principalmente quando você leva a sério. Pretendo me formar esse ano! Tomara!! ♥ Boa sorte pra vc ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana estar cursando a faculdade. Eu também acho uma coisa terrível ter que decidir o que quer ser depois de terminar o ensino médio. Eu tinha vontade de fazer várias coisas e todo mês queria um curso diferente. Acabei cursando Publicidade e Propaganda, que não estava nas minhas opções, mas escolhi por acaso. Gostei muito do curso e de todo o aprendizado nos anos que estudei, tanto de conteúdos quanto pessoal. Depois disso fiz duas pós graduações, mas mesmo assim ainda me sinto perdida. É uma área interessante e bem ampla, mas na minha cidade não tem muitas oportunidades. Além de ser uma área que muita gente sem graduação atua. Eu espero que dê muito certo para você esse seu novo momento e acho que a moda agrega muito ao marketing.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em fazer Publicidade e Propaganda quando era mais nova, que bom que mesmo não estando nos seus planos você gostou do curso, e por mais que muita gente que não estudou atue na área, quem tem uma graduação com certeza vai se destacar.
      Obrigada querida.

      Excluir
  4. Que seus estudos sejam bons e calmos, eu penso em fazer pós, mas sou horrível para me disciplinar a distância, queria muito ter essa organização e não me distrair facilmente mas sou bem ruim em estudar em casa.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito feliz com seu post, é muito bom estudar o que realmente gostamos e queremos pra vida (pelo menos naquele momento), é muito triste mesmo ter que decidir a profissão da nossa vida antes mesmo de completar 18 anos.
    Te desejo muita sorte na sua faculdade, que tudo de certo nessa sua jornada (obs.: quero muitos posts sobre as faculdades/estudos)

    Super beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol, sempre que possível vou trazer mais posts sobre o curso.
      Beijo!

      Excluir
  6. Deve ser bem interessante o curso de marketing é uma área que eu gosto e até faria o curso se houver oportunidade.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Distant learning has become the norm now. I'm glad you picked up what you wanted to do for a long time. Good luck to you!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal que você está fazendo algo que gosta e de uma forma que é tranquilo para você. Eu escrevi esses tempos uma postagem para o blog que inda não publiquei sobre todas as coisas que eu poderia ter sido (de profissão) e acabei não sendo. Eu acho totalmente injusto esperar que uma pessoa de 17/18 anos escolha o que quer fazer pelo resto da vida e mais injusto ainda forma de ingresso numa instituição acadêmica em que todo o processo é feito para ele se sentir inadequado.

    Depois atualiza mais sobre o que está achando do curso, tenho muita curiosidade sobre.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu lembro que antes da pandemia você ia estudar marketing e fico feliz por ter retomado com esse objetivo. Espero muito que você goste do curso, parece ser maravilhoso ♥.
    Eu sempre digo que as coisas acontecem no tempo delas, quando tudo tem ser. Boa sorte no curso e na instituição. É a distância, mas é tão difícil quanto e a vida de estudante é sofrida xD.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Oi Leslie, tudo bem?
    Te desejo todo o sucesso do mundo nessa nova empreitada. Que o curso te traga muito conhecimento e que seja uma experiência melhor do que a anterior.
    ps: concordo com você. Saímos do ensino médio muitas vezes tão perdidos, que um ou dois anos criando experiência de vida, ou viajando, fazendo pequenos trabalhos, acho que ajudam mais do que entrar de cara em uma faculdade.
    bjus
    AVA
    https://apenasava.com/
    Forte abraço,
    AVA

    ResponderExcluir
  11. Enquanto eu lia o seu post, passou um filme na minha cabeça com relação a faculdade e o ensino médio... eu lembro como era a pressão de ter logo uma vaga na faculdade, tirar uma boa nota no Enem e dar orgulho para a família. No meu caso, fiquei um ano parada depois do ensino médio e batia aquela depressão brava quando eu via meus colegas de sala conseguindo fazer faculdade ou terem a aprovação na universidade federal. Até que em 2014 eu resolvi fazer engenharia civil por pressão da minha mãe e foi 1 ano perdido, porque eu odiava o curso e gastei 13 mil reais com a "brincadeirinha". Aí no ano seguinte mudei o curso para o Direito e formei no final de 2019, bem antes da pandemia começar.
    Mas deixei amigos na faculdade e com esse ciclo ruim que estamos passando por conta do Covid, a faculdade se adaptou ao EAD e ajudei muitos colegas da faculdade com as matérias e mesmo o conteúdo sendo maravilhoso, acho que não substitui aquele ambiente gostoso na sala de aula, a presença dos colegas, o professor em pé explicando e debatendo temas e experiências pessoais e até a saudade de copiar as matérias no caderno até a mão doer eu senti falta. kkkkk
    Mas estudar à distância tem suas vantagens, eu por exemplo estou fazendo pós graduação em EAD e estou gostando muito, porque posso estipular meus horários de estudo, além de estar no conforto da minha casa. E marketing é uma matéria bem promissora e tem tudo para bombar com o passar do tempo. Eu resolvi fazer pós graduação em MBA de marketing e redes sociais (mesmo não sendo específico para a minha área jurídica) para aprimorar o conhecimento na profissão do momento e melhorar mais ainda a qualidade do blog.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando saí do Ensino Médio consegui uma bolsa pela faculdade, fiquei entre os cinco alunos com maior nota no vestibular da instituição, aí minha mãe tbm me pressionou e eu entrei no Curso de Administração e foram seis meses jogados fora, assim como vc perdeu um ano e 13 mil reais com engenharia civil, haha. Mas eu sei que nossas mães só querem o melhor pra nós.
      E eu tbm sinto falta da sala de aula, principalmente da convivência com os colegas. Mas no momento o EAD tem sido a melhor escolha por vários motivos.
      Achei super bacana a sua pós e você é uma inspiração pra mim amiga <3
      Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  12. Concordo que é horrível sair da escola e já ter que escolher o que fazer pro resto da vida. Também me vi assim há dez anos, quando entrei na faculdade. Tinha medo de estudar e não conseguir aprender, e assim que não aprendi mesmo. Também não tive retorno ainda com o meu curso, mas também achei importante fazer, porque assim sei o que gosto, o que não gosto, e me sinto capaz de realizar as coisas. Sempre algo se aprende. Boa sorte na nova facul!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Leslie.
    Quando sai do ensino médio fazer faculdade era para ricos. E o tempo foi passando e depois me senti velha para fazer uma. E essa modalidade não funcionaria comigo. Sou uma pessoa bem dispersa e não focaria no que é preciso. Minha irmã ao contrário já está terminando a segunda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu fiz uma faculdade e trabalhei desde 2010 na mesma profissão, quero continuar nela mas, também quero fazer uma outra especialização em outra área pois comecei a gostar muito de uns tempos para cá.
    Tenho certeza que você concluirá com êxito e será uma excelente profissional.
    Beijos.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Eu tenho várias primas que por causa da pandemia tiveram que cursar a faculdade á distancia e até que elas estão curtindo.
    Acho muito legal essas mudanças que você está fazendo pra você mesma... A gente vai crescendo e mudando nós mesmo, né?
    Desejo todo sucesso do mundo pra você!

    ResponderExcluir
  16. Fiz minha faculdade presencial, mas também tentei EAD, mas não deu muito certo e parei na metade. Hoje penso em procurar algo para fazer a distância, mas ainda não encontrei, pois não encontro nada que se encaixe na minha área de trabalho. Continue seu estudo e faça o temido Enem, vai que não é tão difícil assim.

    ResponderExcluir
  17. Oie, Leslie
    Parabéns por essa nova escolha! Marketing é bem legal! Vai dar tudo certo!!!
    Ai concordo que escolher curso depois do Ensino médio tem muitass chances de dar errado kkkk escolhi Letras e não curti daí parei.
    Penso em fazer Ead um dia, porque hoje em dia não tenho ânimo pra sala de aula não kkkk
    Mas ainda não sei que curso fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo