14 abril 2021

Três Formas de Aliviar Cólicas Menstruais




Formas de Aliviar Cólicas Menstruais

Como Aliviar Cólicas Menstruais?


Hoje o papo é bem feminino, mas os homens também podem ler esse artigo para entender melhor o que nós, mulheres, passamos quando estamos "naqueles dias".

As cólicas menstruais podem ser muito incômodas, e ás vezes elas são um alerta de algo mais sério, como por exemplo, a endometriose. Mas, de modo geral a cólica faz parte de um processo natural do corpo feminino, e existem formas simples de aliviar essas dores.


1. Bolsa de Água Quente


A cólica menstrual acontece quando o útero se contrai involuntariamente e libera prostaglandinas, para expulsar o endométrio, que basicamente é a cama fofa que o nosso útero prepara todo mês para receber um bebê, mas quando não há gravidez, o endométrio é expulso, dando origem ao fluxo menstrual. Sabendo como acontece a cólica, fica mais fácil de lidar com ela e saber o que fazer quando estiver sentindo dor.


Colocar uma bolsa de água quente ou fazer compressas sob a área inferior do abdômen ajuda a relaxar a musculatura e diminuir os espasmos, o que por sua vez, alivia as dores. Uma dica extra pra quem não tem bolsa de água quente, é usar uma garrafa com água morna.


2. Óleo de Massagem com Cânfora


Caso não seja possível usar uma bolsa de água quente, aposte no óleo de massagem com cânfora. Não é necessário fazer uma massagem completa (por mais que seja uma delícia), basta apenas aplicar o óleo e esfregar até sentir a área quente. A fricção relaxa a musculatura e o calor gerado faz o mesmo efeito que a bolsa de água quente. Indico o óleo para massagem da Nawts Life, que é popularmente chamado de Doutorzinho. Acho esse produto ótimo e o uso desde adolescente, quando eu sofria com cólicas menstruais todos os meses.

Porém, as vezes um remedinho vai bem também, alguns você pode achar em farmácia de manipulação.


3. Chocolate


É cientificamente comprovado que o chocolate aumenta a produção de serotonina no organismo, que é o hormônio da sensação de felicidade e bem-estar, isso nos ajuda a sentir prazer e reduzir dores de forma imediata. Além de ajudar com as cólicas menstruais, o chocolate também diminui os sintomas da TPM. Porém, os médicos recomendam os chocolates amargos, com 70% de cacau, e que se evite o exagero de ingestão, pois assim o chocolate pode acabar causando um efeito contrário e deixar o estômago sensível.


Esse post foi escrito de acordo com a minha experiência pessoal, pois eu sempre recorro a essas três formas de aliviar as cólicas menstruais, mas em geral, hábitos saudáveis também ajudam muito, como praticar exercícios físicos e beber água frequentemente. Além disso, sempre ouçam as suas avós e evitem friagem nos pés, haha.

Gente, quase que eu furo o BEDA de hoje por causa de uma enxaqueca horrorosa juntamente com uma crise de ansiedade bem tensa, mas seguimos aqui, firmes e fortes. Tudo dará certo!

Me diz aí nos comentários se você sofre com dores menstruais e o que faz quando elas aparecem.


21 comentários:

  1. Oi, Leslie!
    Como mulher, a minha experiência, e que tem dado certo para mim durantes esses períodos desconfortáveis, é ficar o máximo de tempo que eu puder e conseguir deitada, de repouso. Não sou de ficar tomando remédios para fazer as minhas dores passarem. No máximo uns compromidos para gripe quando estou gripada ou para dor de cabeça quando estou com dor de cabeça apenas, ou alguma outra dor muito forte, sei lá, de ouvido. Como as minhas cólicas não são fortes, ou em alguns meses eu nem sinto dor, não tomo nada.
    Mas não sabia que chocolates eram indicados para esse tipo de dor. Porém, creio que possa dar certo, pois uma vez uma dor de cabeça minha passou de vez quando eu comi um pequeno e delicioso chocolate.
    Sobre quase furar o BEDA de hoje, você já pensou em programar/agendar postagens? Assim você não precisa estar presente no momento de publicar uma postagem e até se organiza melhor e com antecipação, sem grandes riscos de furar uma meta de postagens. Não sei para você, mas para mim a opção de programar postagens tem sido ótima nesse sentido. Desde que comecei a usar não parei mais. Às vezes eu ainda preparo uma postagem na hora, quando me vem o impulso de querer postar algo de repente, mas a maioria das minhas postagens atualmente são programadas. :)
    E sobre o seu mal-estar, espero que você esteja bem agora.
    Boa noite!
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: Era 'comprimidos' no meu comentário acima. 😉

      Excluir
  2. Vou confessar que a melhor dica é o chocolate kkkkk, mas não só pra isso mas sim pra vida!

    Beauté d’ana

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leslie.
    Eu tive cólica até os 20 anos mais ou menos. Foi quando comecei a tomar anticoncepcional e nunca mais tive. Mas em compensação tenho bastante enxaqueca. Mas quando tinha não tinha o que cortava.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Eu amei as dicas amiga, eu sofro a beça com cólicas e detesto tomar remédios... quando o bicho pega mesmo, corro para a dipirona. Eu já tentei usar bolsa quente, mas no meu caso nunca resolveu. Chocolate eu acostumei a virar fã de amargos, mas quando eu tinha cólicas, eu corria para aqueles tradicionais, no meu caso piorava as cólicas. E esse óleo de massagem eu achei novidade, nunca experimentei e parece ser bom para auxiliar na nossas dores de todos os meses.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. Oi Leslie,
    Super útil suas dicas, infelizmente sou do grupo de mulheres que sofrem com endometriose aí o negócio fica mais punk kkkkkkkkk. Mas eu concordo e muito contigo, tudo isso ajuda bastante ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leslie
    Eu sempre senti muitas cólicas e só aliviava se eu tomasse remédio ou ficasse deitada de bruços. Felizmente depois que coloquei o DIU minhas cólicas diminuíram consideravelmente. Mas as da minha irmã são bem tensas, então vou passar essas dicas para elas.
    Beijo/
    http://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie, tudo bem?
    A de chocolate eu uso com gosto, nem preciso da cólica hahaha!
    Por tomar pílula, eu quase nem menstruo, então parei de sofrer com cólicas também. Mas fiquei 1 ano e meio sem tomar, e nessa época foi bem difícil, elas vinham com muita intensidade. Um dia achei inclusive que um dos meus cistos no ovário tivesse rompido (felizmente não foi o caso).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Amei o post. Antigamente eu sofria muito durante o período menstrual, hoje em dia não sinto mais nada graças a Deus. O que mais me ajudava era tomar banho quente e esquentar a barriga também. Amei a parte do chocolate já vou usar de desculpa rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. BORA NO BEDAAA! Eu geralmente uso o chocolate haha mas pra ajudar com certeza uma massagenzinha bem feita funciona demais, amei saber!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mulher não sinto coloca a muitos anos, agora meus sintomas de tmp são horríveis, porém evito comer chocolatenpor causa das espinhas, amei o post, beijos flor!

    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Leslie, espero que você esteja se sentindo melhor. Cólicas menstruais são mesmo MUITO ruins, já sofri muito com isso (especialmente na adolescência). E chocolate é um santo remédio mesmo ~ além de delicioso. :)

    ResponderExcluir
  12. Confesso que eu não faço nada, apenas aguento kkkkkkk
    Mas achei bem legal isso sobre a massagem com óleo de cânfora, não sabia disso.
    E bom, chocolate também é algo que não tem erro né? Hahaha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo chocolate pra isso, mas eu tenho preferido um chá ou remédio.
    Sou chata com remédio, mas tem dia que só ele me ajuda.
    Adorei saber os outros dois.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre faço chá de manjerona, ajuda muiiiito! Adorei o post e as dicas!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Amei o post!
    Sempre sofro muito com as cólicas menstruais e fico com animação zero pra fazer qualquer coisa... Não tenho o hábito de fazer nada do que você mencionou, porém de vez em quando rola um chocolatezinho ;)
    Quero mesmo experimentar usar a bolsa de água quente.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Tive cólicas esse mês de deixar de cama. Essa dica da bolsa de água quente é antiga e realmente sempre funciona mesmo.
    Em relação ao chocolate é o período que eu sinto mais vontade de comer.
    Gostei das dicas.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  17. Uma dica bacana é tomar chá de hortelã, ameniza muito as cólicas.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  18. E o granfinale pra mim é... ter um orgasmo HAHAHAHAAH Li muitas pesquisas que a oxitocina ajuda a diminuir as dores menstruais e ai fui testar já que sou contra tomar remédio para dor, por exemplo...
    Funcionaaaaaaa! ahahha

    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    Obrigada pelas dicas. Eu não sabia de nenhuma, só tomava Dipirona, mas muitas vezes não tira a cólica :(
    Aiii uma boa pra comer chocolate kkkk
    A minha tia uma vez esquentou um pano no ferro de passar e colocou na minha barriga, demorou, mas ajudou kkk agora vou por bolsa de água quente mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo