02 setembro 2026

Essas Foram as Três Coisas que Notei Depois de Ficar Duas Semanas Longe da Academia




Benefícios da academia

Magnific | Drazen Zigic
Praticar exercícios físicos com regularidade é uma das minhas metas pessoais para 2026, por isso, tenho sido muito mais ativa desde o início do ano. Me matrículei na academia mais perto de casa, contratei o plano básico anual, e a cobrança mensal juntamente com a possibilidade de uma multa em caso de cancelamento é minha motivação direta para fazer atividade física pelo menos três vezes por semana.

Apesar de não gostar de ir à academia, por que convenhamos, é muito melhor maratonar série ou ir dormir, ainda assim, não posso negar que me faz um bem danado me manter ativa. Porém, eu poderia dizer que as últimas duas semanas foram bastante agitadas, o que não me possibilitou ir à academia, mas a verdade é que eu estava mesmo era desanimada — e talvez também estivesse assim por que me mantive em inércia — e nesse momento até a cobrança no cartão de crédito não me foi incentivo o suficiente.

Hoje consegui sair do sofá, ignorar o sono e ir à academia, meu corpo agradeceu e minha mente aplaudiu. E mais do que isso, notei pelo menos três coisas depois de ficar um tempo longe dos aparelhos de musculação e cardio.

1. Regredi em flexibilidade


Sempre tive boa flexibilidade e mobilidade, se minha mãe tivesse me colocado em aulas de balé enquanto ainda criança, eu com certeza teria me dado bem devido à minha capacidade física de hipermobilidade articular. Mas, nosso corpo é uma máquina, e engrenagens paradas enferrujam, por isso, é necessário sempre estar em movimento e sair da sua zona de conforto. E depois de duas semanas parada, ao retornar senti meu corpo mais rígido e tive dificuldade com determinados movimentos de flexibilidade.


2. Perdi um pouco de força


Há algum tempo atrás comentei em um post no blog que depois de começar a praticar atividade física regularmente notei que meu joelho com o ligamento rompido estava ficando mais forte, mas hoje ele escapou enquanto eu fazia exercício de força na máquina flexora.

Mesmo que eu não tenha músculos definidos, desde que comecei a fazer musculação, essa atividade tem me ajudado sutilmente em tarefas diárias, então nos últimos dias notei a diferença ao pegar um saco grande de ração ou mudar um móvel de lugar. Ainda bem que existe a memória muscular, mais alguns dias de regularidade pegando peso e volto a me sentir forte de novo.
 
Algo que os exercícios também me proporcionaram foi maior resistência e imunidade. Muitas pessoas tomam suplementos, extrato líquido de cogumelos ou fazem tratamento com óleos essenciais para aumento de imunidade, mas no meu caso, devido uma negativa médica, não tenho utilizado nada, e em comparação com o ano passado, até então eu fiquei muito menos doente. 

3. Meu Deus! Como a aula de alongamento é incrível!


Durante o tempo em que não fui à academia senti muita falta das aulas coletivas de alongamento e body balance, pois elas costumam me ajudar a começar bem o dia, sinto que depois delas no decorrer das próximas horas a minha tendência é de ser muito mais produtiva. Além disso, sinto menos dores nas costas e essas aulas são de puro relaxamento.

Nessa manhã fazendo aula de alongamento, percebi minha pouca flexibilidade, mas também cheguei à conclusão de que essas aulas coletivas são mais um incentivo, além da mensalidade do meu plano, para ir à academia.

Apesar de ter regredido um pouco, sei que meu corpo tem capacidade de retornar ao seu patamar anterior. Sendo compreensiva comigo mesma, acho que às vezes é necessário dar um tempo para a própria cabeça, talvez eu deveria ter tido mais forças contra o desânimo e ter ido fazer alguma atividade física, sem dúvida isso teria sido muito bom, mas tudo bem também eu ter tido meu momento de tranquilidade e conexão comigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2025. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo