21 dezembro 2015

Começou a Temporada de Abandono aos Animais!




Eu podia estar aqui fazendo wishlist de Natal, dando dicas para decorações de fim de ano ou indicando alguma maquiagem ou roupa legal pra você usar nas próximas festas de Dezembro, mas não, eu resolvi falar de um assunto mais complicado e que até agora não vi nenhum outro blog comentar: A Temporada de Abandono aos Animais que algumas pessoas dizem ser de Estimação!
Muitas famílias desejam viajar e curtir o tempo de férias que o fim de ano proporciona, e por não ter quem cuide do seu bichinho enquanto viajam, acabam por abandona-lo. E também é nessa época do ano em que aumenta a porcentagem de os maus tratos aos animais.
Sinceramente, na minha opinião, não existe motivo que justifique o abandono! Isso pra mim é total falta de amor! Quer saber por que essa é minha opinião? Se você separa dinheiro para viajar por que não separar também uma graninha pra pagar um hotel pra cachorro/gato? Existem vários lugares que oferecem esse serviço. Nunca precisei de um desse pra deixar meus bichinhos mas pra escrever esse post, pesquisei alguns hotéis aqui em Curitiba e achei muitos com um bom preço de diárias para cuidar de cães ou gatos, entre R$25 e R$50, dependendo do tamanho do bichano.


Se sua família pretende ficar muito tempo fora, evitem deixar o animal sozinho em casa, e pior, amarrado com pouca água e comida. Tudo bem que isso é melhor do que abandonar, mas muitos bichos de estimação, principalmente cães sentem muita falta dos donos, o que acarreta doenças graves, como depressãostress e/ou ansiedade exagerada. Depois, você também pode optar por pedir para que um amigo, vizinho ou familiar cuide do seu animal. Claro! Alguém que você confie, afinal, seria uma má ideia deixar seu bichinho com alguém que simplesmente não gosta de animais. Nesse fim de ano, eu mesma que não vou viajar, vou cuidar dos sete cachorros da minha mãe (eu disse SETE), mais uma calopsita e uma piriquito chamada Blue, além de ter que cuidar também dos meus bichinhos, minha cachorrinha Lia e meu peixinho Bob. Então, se você é o vizinho/amigo/familiar que não pretende viajar, se disponibilize a cuidar do bicho de estimação daquela família que você percebeu que está tendo dificuldades de saber o que fazer com o animal enquanto saem de férias. Custa nada cuidar, já termine o ano fazendo uma boa ação e o sentimento de bondade possivelmente durará em 2016 também. Sem contar todos os benefícios de se ter um animalzinho por perto.

E caso nenhuma das soluções acima por algum motivo não tenham dado certo, se organize para que você possa levar seu bichinho junto com a família na viajem. Se vocês pretendem ir de avião, sabemos que é possível leva-lo junto, se vai viajar de carro, facilita muito mais a coisa, para animais hiperativos, é sempre legal antes da viajem leva-lo ao veterinário para que se possível ele receite um tranquilizante para o animal. E no caso dos ônibus, algumas empresas deixam levar animais junto com o passageiro. A alguns anos atrás, eu e minha mãe fomos de ônibus de Curitiba a São Paulo (seis horas de viajem) com a nossa cachorrinha mais velha, a Tiffy. A Tiffy tinha um problema sério de tristeza quando ficava longe da minha mãe, ela simplesmente parava de comer, e pra não deixar que isso acontecesse, minha mãe resolveu leva-la junto. Então, caso decida viajar de ônibus, custa nada ligar para a viação e perguntar qual a política da empresa em relação a animais. No nosso caso foi simples, na hora do embarque a Tiffy precisava apenas estar dentro da caixa de transporte e devíamos levar sua carteira de vacinação em dia.


Por causa dessas dicas todas é que eu creio que o abandono não é solução pra nada. E fico admirada que justamente em uma época em que as pessoas dizem que o tal do espírito natalino, de compaixão, amor e solidariedade as contagia, é também a época do ano em que o abandono aos animais aumenta assustadoramente. Acho isso hipocrisia! Espero que algumas pessoas comecem a ter mais consideração por todos os seres vivos, inclusive os animais, e que essa "temporada de abandono" possa ter fim.

E pra terminar, caso você tenha conhecimento de maus tratos ou abandono de animal, o número de denúncia para vários estados do Brasil é 181, caso tenha dúvida de como proceder no seu estado procure saber que número você pode ligar para denunciar. Abandono é crime ambiental, bichos de estimação não são descartáveis!

26 comentários:

  1. Hoje em dia é uma maldade gigante com os bichinhos, no verão, saem pra passear com eles no chão quente. No natal, viajam e deixam eles sozinhos. No ano novo são os fogos de artificio. Acho muita maldade o abandono, realmente não tem explicação.
    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Também fico abismada com a falta de amor, compaixão e humanidade em certas pessoas que fazem isso. Um ser, assim como a maioria dos animais domésticos, que não pode se proteger e não pedem nada em troca além de carinho. Triste, mas pelo menos tem como denunciar.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não conseguiria viajar e deixar minha cachorrinha sozinha. Quem faz isso não pode ser classificado como um ser humano. Nas férias de janeiro, irei viajar. Sempre é com a minha vizinha, que minha cachorrinha fica. Confio nela, pois ela ama animais e é super cuidadosa. Infelizmente na minha cidade não tem esses hotéis para cachorros. Cidade pequena é phoda ç-ç Minha avó também é um amor, mas minha cadelinha tem medo do meu avô, ele que dava vacina nela. Da ultima vez que meu avô dormiu aqui em casa, ela tentou fugir. Então tenho dó de deixar ela com meus avós, a coitadinha vai ficar amedrontada.
    Como eu viajo apenas uma vez nas férias, sempre que alguém me pede para cuidar do bicho de estimação eu ajudo. Amo animais, e mesmo deixando bastante comida. É uma judiação deixa-los sozinho. Se minha amiga for mesmo viajar, eu irei ficar com o porquinho da índia dela *-* Adorei a postagem. É bom falar sobre isso, ainda não acredito como alguém com um coração consegue abandonar um cachorrinho. Animais são maravilhosos *-* Sinceramente, um animal é mais fiel que um humano. Mais carinhoso e nunca te magoará. Por isso amo, os animais.

    Cherry Cookie Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai gente, que dor no coração! Eu não tenho nenhum em casa, pois minha mãe não gosta. Mas super queria ter um animalzinho para me fazer companhia, acho o amor deles tão sincero <3
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  5. É muito triste tenho uma maritaca , mas sempre que vou viajar deixo com um vizinho e ele também deixa a dele comigo quando precisa... não necessidade de abandonar ou deixar em casa sozinho...
    bjusss

    http://somosevangelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu fico muito triste sempre que sei de alguma notícia dessa. Tenho um cachorrinho e ele já veio para mim doentinho, então sempre tenho que gastar muito cuidando dele e nunca me passou pela cabeça abandoná-lo. A partir do momento em que resolvemos adicionar um animalzinho a nossa casa, temos que ter consciência que agora ele é parte da família e não se abandona a família. Mas o que esperar de uma humanidade que abandona a própria espécie (crianças e idosos)? Eu só espero que os que forem abandonados ganhem um lar de verdades e pessoas que entendem o real valor de um amigo.

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leslie..
    Poxa, eu não conseguiria viajar e simplesmente deixar meu amorzinho aqui sozinha, ela sofreria muito... O ideal é ver um lugar para deixar ou levar junto mesmo, mas infelizmente não é o que acontece né :/
    Beijos
    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não tenho nenhum bichinho de estimação, mas se tivesse acho que até desistiria da viagem se não achasse nenhuma forma de deixar ele seguro aqui. Abandonar? Para que? Isso é desumano demais. São seres vivos também. É revoltante saber que esse tipo de coisa acontece. Muito bom você ter falado isso aqui, para que as pessoas possam se conscientizar. <3
    http://www.lysiaribeiro.com/

    ResponderExcluir
  9. Uma pena algumas pessoas deixarem os bichinhos por tão pouco, tantas opções para deixar o animal. Amei do post, ótimo para conscientizar

    Beijooos
    le-duo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leslie!
    Muito bacana a sua atitude. Se já é ridículo uma pessoa abandonar um bichinho, nem sei como classificar o abandono justificado por "temos que viajar e não podemos levar". Não são objetos descartáveis, malas velhas ou algo do tipo, são ANIMAIS.

    Enfim, adorei sua iniciativa, talvez eu fale algo sobre isso no blog também.
    - Entretanto -

    ResponderExcluir
  11. Nunca entendi porque as pessoas deixam os animais abandonados no final de ano. Não custa nada planejar para ver o que será melhor para o bicho de estimação. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  12. Abandonar um animal é quase como abandonar uma criança. As pessoas que abandonam bichinhos acham que não estão fazendo nada de mais porque pensam que é apenas um animal, mais é uma VIDA! Que tem sede, que tem fome, que precisa de carinho não é apenas um bicho. Fico indignada com gente assim.
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  13. eu tbm não entendo oq leva uma pessoa a abandonar um animalzinho. aliás, todo tipo de maus tratos a eles... boa iniciativa essa sua <3 beeeijo

    Ja Fomos Legais

    ResponderExcluir
  14. Nossa Leslie! que maldade, bem que eu percebi alguns animais na rua aqui na minha cidade e ainda não me tinha dado conta que pode ser por esse motivo. Olha, vou te contar viu?! é uma poca vergonha, o ser humano tem vezes que são imprestáveis.
    Minha mãe tem uma ong de animais, ela tem 48 no abrigo, fora o que temos em casa, que tipo ela tem 4 cachorros na casa dela, e eu tres gatos e dois cachorros, e jamais teria coragem de fazer isso com bicho algum.
    Preferiria ficar sem viajar do que abandonar meus animais sabe...
    Para mim eles são meus filhos, e trato mesmo como filhos, e eles tem nome de gente até! rsrsr, ALfredo, Júnior... rsrs e por aí vai.
    Linda, te agradeço imensamente a sua visita no meu blog, a sua atenção por me explicar sobre o projeto 6x6, e adorei o projeto, quando tiver outro vc me fala e peça para as pessoas me convidarem kkk, to brincando, mas achei o máximo o projeto!

    Como sempre seu blog sempre com matérias bacanas e instrutivas, sem comentários para o seu trabalho que cada dia mais está perfeito!!!

    Beijos!!!
    www.kerlsfreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que sua mãe tem uma ong! Minha mãe tem sete bichos na casa dela e todos resgatados da rua. O sonho da minha mãe é abrir uma ong para recolher os animais da rua, mas ela não sabe muito bem como começar, não temos um lugar e ela tem medo de não conseguir patrocínio :) Elogiavel a atenção de vcs com os animais.
      Muito obrigada pelo elogio relacionado ao blog, fico super feliz que esteja gostando do meu cantinho. Quero juntar uma galera pra fazer o projeto 6x6 então logo te mando um convite ;)
      Beijo

      Excluir
  15. Nossa Leslie! que maldade, bem que eu percebi alguns animais na rua aqui na minha cidade e ainda não me tinha dado conta que pode ser por esse motivo. Olha, vou te contar viu?! é uma poca vergonha, o ser humano tem vezes que são imprestáveis.
    Minha mãe tem uma ong de animais, ela tem 48 no abrigo, fora o que temos em casa, que tipo ela tem 4 cachorros na casa dela, e eu tres gatos e dois cachorros, e jamais teria coragem de fazer isso com bicho algum.
    Preferiria ficar sem viajar do que abandonar meus animais sabe...
    Para mim eles são meus filhos, e trato mesmo como filhos, e eles tem nome de gente até! rsrsr, ALfredo, Júnior... rsrs e por aí vai.
    Linda, te agradeço imensamente a sua visita no meu blog, a sua atenção por me explicar sobre o projeto 6x6, e adorei o projeto, quando tiver outro vc me fala e peça para as pessoas me convidarem kkk, to brincando, mas achei o máximo o projeto!

    Como sempre seu blog sempre com matérias bacanas e instrutivas, sem comentários para o seu trabalho que cada dia mais está perfeito!!!

    Beijos!!!
    www.kerlsfreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não consigo entender o que leva uma pessoa a fazer isso, jamais eu me sentiria bem, indo viajar e deixar meu bichinho sozinho ou abandonar! Não dá pra acreditar que existem pessoas tão cruéis :/ Realmente, não tinha visto nenhum blog falando sobre esse assunto, muito bacana da sua parte <3 beeijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  17. Amei sua iniciativa ao fazer esse post, realmente nessa época se fala tanto em amor, em compaixão mas muitos não colocam isso em prática. Acho muita covardia abandonar um animal, ainda mais que eles são totalmente dependentes dos donos. Me deu até uma dor no coração pensar que tem gente que vê os animais como coisas :/
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana a sua atitude, no nosso caso, temos 10 gatos e 4 cachorros mais um papagaio, hotel está meio que fora de questão, e levar junto também, geralmente deixamos com um parente ou vizinho que cuida, mais minha mãe sempre fica ansiosa o chateada de deixa-los, abandonar sempre esteve fora de questão, já que temos muitas outras opções, que ama cuida e não arruma pretextos, se não pode cuidar, não adote para abandonar depois :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. É triste saber que tem tanta gente abandonando animais por besteira né? O que custa chegar pra alguém que realmente quer um animal e doar pra essa pessoa? Se eu tivesse que "deixar" meu animal de estimação, eu faria tipo uma seleção de pessoas que gostariam de ficar com ele e entrevistaria cada uma, perguntando sobre o modo de vida dela, as condições financeiras e tal, porque tudo isso é levado em conta né? Aí só depois disso tudo é que eu iria doar com a mente livre e sem peso na consciência. Eu nunca tive um animal de estimação tipo gato ou cachorro, já tive peixes e passarinho, ambos morreram de velhice mesmo, mas sou louca pra ter um cachorro, principalmente vira lata, pra eu poder brincar e curtir bastante, fora que é um companheiro de boa parte da nossa vida né? Não vejo a hora de morar sozinha pra ter um cachorro sendo meu amigo para todos os momentos, porque animais de estimação são assim né? Tão ali a todo tempo com a gente, não tem 1 dia que ele não queira estar com a gente, é incrível essa lealdade toda. Na casa dos meus pais é difícil de ter cachorro ou gato, porque meus pais dizem que é um gasto muito grande e minha vó tem pavor de qualquer tipo de animal, eu não quero matar minha velhinha do coração, então apenas respeito e aguardo ansiosamente pelo dia que eu puder ter um pra cuidar, dar carinho e amor. Enfim, adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha a minha mãe faz isso Thami. Tipo uma entrevista pra saber se a pessoa vai cuidar bem do animal.
      Assim que tiver adote um cachorrinho e você não vai se arrepender. Tenho minha Lia já faz 10 anos e por todo esse tempo ela sempre foi minha companheira. Amiga fiel mesmo. Também já tive passarinhos e tenho um peixe e gosto dele do mesmo jeito que a Lia kkk Eu travalho sozinha em casa durante o dia então eles sao meus fiéis companheiros.
      Obrigada pelo comentário e tenho certeza que vc vai gostar bastante quando puder ter um bichinho maior em casa haja
      Beijo

      Excluir
  20. Eu não sabia que era época disso! Minha tia comprou uma cachorrinha (não acho certo, mas ela é um amor!) e como vai pra RJ e não tinha se preparado pra levar junto, ela vai ficar conosco. Minha tia quase deixou no hotel, mas como não vamos viajar ela vai ficar aqui. Concordo com você que nada é motivo de abandono!
    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wooon, que legal que vcs se disponibilizaram a cuidar da bichinha *-*
      Também não concordo com a compra de animais, acho melhor adotar.
      Beijo

      Excluir
  21. Minha mãe falou um dia desses o que você falou no post, não acreditei que nessa época tão linda de confraternização as pessoas se desfazem de seus animais. Ela me explicou e eu entendi (+/-) porque... como pode se desfazer de um serzinho que estava ao seu lado o ano inteiro e "puff" deixa ele de lado. Nem consigo me imaginar fazendo uma coisa dessas...
    Espero que todo o mundo se conscientize :/
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
  22. Que bom que você abriu espaço no blog para conscientizar as pessoas sobre isso. E uma pena que as pessoas abandonem tao facilmente esses animais por ai ne? bjs
    http://www.1001rolesemsp.com/

    ResponderExcluir
  23. Muito bacana conscientizar a galera sobre esse tema! Na última sexta-feira (25) abandonaram uma gatinha, ainda filhote na porta da minha mãe.Isso é tão triste pois possuo dois gatos e não me vejo abandonando-os em hipótese alguma. As pessoas precisam saber que animal não é bichinho de pelúcia e que precisam de cuidados, paciência e muito amor!
    Parabéns!
    http://le-duo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo