08 abril 2019

3 Dicas Para se Livrar do Bloqueio Criativo





Se você é produtor de conteúdo, trabalha ou tem como hobby invenção imaginativa, sem dúvida já passou por um bloqueio criativo. Esse período sem ideias pode durar muito ou pouco tempo, conheço escritores por exemplo, que ficaram meses sem escrever nada, assim como há blogueirxs que entram em hiatus e dão um tempo para a vontade, o ânimo e|ou a criatividade voltar. É impossível evitar o bloqueio criativo, ás vezes ele é causado por estresse ou marteladas das obras em andamento do vizinho, mas, se assim como eu, você depende da criatividade e trabalha regularmente com produção de conteúdo, sabe como é perigoso desanimar e dar vasão ao bloqueio, por isso, com base na minha experiência pessoal, nesse post eu trago três dicas (+ bônus) para se livrar do bloqueio criativo e tornar suas ideias realidade.

Como se Livrar do Bloqueio Criativo?

1. Inspire-se.

Essa dica é velha, mas não falha. Boa parte das nossas ideias se desenvolvem a partir de vivências, por isso, procure ter novas experiências e sempre aceite o que a vida pode agregar de sabedoria à sua bagagem já existente. Visite lugares (novos ou que você já conhece), vá em eventos, tenha conversas construtivas, faça algo que nunca fez, divida conhecimento... tudo isso pode ajudar na missão de se ter uma mente criativa.

2. Relaxe.

Uma vez comentei que minhas melhores ideias surgiam antes de dormir ou durante o banho, e alguém comentou que isso se dá por que quando o corpo descansa a mente floresce. Então, não deixe que a ansiedade e as preocupações do dia-a-dia tirem a sua alegria de viver e de criar (Lucas 12:29-31). Ao se sentir estressado(a), tire um tempo para si. Aperte o botão do "dane-se" e vá fazer um spa day, assista a um filme, tome um banho relaxante, procure por tudo o que pode te fazer sentir-se bem e se apegue a essas coisas.

3. Anote.

Teve uma ideia, ou pelo menos achou que teve um prelúdio de um novo projeto? Anote TUDO! Leve sempre consigo papel e caneta ou separe uma nota no celular apenas para registrar seus pensamentos importantes. Por exemplo, eu tenho uma parte no meu Bullet Journal com várias ideias para posts, além disso, eu carrego uma caderneta na minha bolsa, nela eu escrevo ideias, faço desenhos e rascunhos. Enfim, essa caderneta é um arquivo para que eu folheie e me sirva de inspiração ou  insight em um futuro bloqueio criativo.

Bônus: Escreva Imediatamente!

Essa dica é especialmente para você blogueirx ou para quem escreve. Assim que surge a ideia de um texto em específico para um post, escreva imediatamente. Eu mesma tenho muita dificuldade em escrever introduções originais, há momentos em que eu até elaboro todo o corpo do post para depois pensar em um começo pra ele. Antes eu ficava uma meia hora olhando para a área de redação do blogger tentando lembrar a introdução que eu havia montado num pensamento, por isso, atualmente, assim que surge o desenvolvimento de um post na minha cabeça, eu já o transfiro em forma de texto para fora da minha mente.

Essas são sugestões que eu aplico e dão muito certo. Mas, que dica para se livrar do bloqueio criativo você pode dividir com as coleguinhas? Se joga na área dos comentários.


32 comentários:

  1. As dicas são ótimas e funcionam mesmo, pelo menos comigo rsrsrs!!!

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2019/03/10-looks-com-1-peca-blusa-de-oncinha.html
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  2. adorei suas dicas, quem que trabalha com criação nunca passou por bloqueios criativos né? a gente tem mesmo que relaxar que as ideias acabam vindo, e ficar atenta ao nosso redor, tudo pode virar assunto :)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, é sempre bom reler sobre esse assunto, eu uso mto a dica de Anotar, anoto praticamente tudo q vem na cabeça rss

    Bjss

    Blog Adriane Araujo

    ResponderExcluir
  4. Oi Leslie!
    O post veio na hora certa! Estou voltando de um período muito longo sem escrever, então to tentando meio pegar no tranco. Minha área de postagem do blogger é cheia de rascunhos de idéias de posts, posts pela metade porque as vezes no meio de um post vem a idéia pra outro e eu já abro uma aba e vou rascunhando ali para talvez terminar aquilo um dia.

    Mas adorei as dicas, vou tentar colocá-las nas minha rotina!

    Um beijo,
    Li.
    Meu blog: www.inventandoassunto.com

    ResponderExcluir
  5. Diquinhas valiosas, adorei seu artigo!
    Visite meu blog- garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Leslie
    Adorei as dicas! Pra nós que somos criadoras de conteúdo é muito fácil ficar sem ideia, ás vezes dá a impressão de que já falamos sobre tudo, mas sempre conseguimos pensar em algo novo né? Vou colocar em prática suas dicas
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei suas dicas, escrevo muitos textos, então chega uma hora que não consigo nem pensar mais, sempre tiro dois dias na semana para não pensar em escrever, assim descanso a mente e consigo adiantar muita coisa!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. My another blog is www.gulsahworld.com. I will be happy if you subscribe to my blog .Kisses

    ResponderExcluir
  9. Como eu trabalho com produção de conteúdo além do meu blog pessoal, não posso sonhar em ter um bloqueio. Sempre tenho um calendário editorial do mês para os dias sem ideias, sempre anoto tudinho de ideias, em qualquer papel que for, até em uma conversa aleia no celular só pra não esquecer ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  10. adorei as dicas!
    ando bem bloqueada, vou tentar relaxar um pouco pra ver se flui!
    às vezes eu tenho umas ideias aletórias no meio da aula, sempre paro pra anotar na hora! senão depois nunca mais lembro! hahah

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvidas essas dicas funcionam Leslie eu fico meio sem criatividade as vezes confesso rs, mas quando dou umas sumidas é a falta de tempo.
    Eu gosto de deixar sempre alguns posts em rascunhos quando estou bem disposta e criativa.
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, td bem?
    AMEI as dicas! É algo que sofro direto hahahah
    E isso de relaxar vale pra tudo né?? Vou tentar colocá-las em prática!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Dicas maravilhosas e super úteis, depois de muito tempo sem ter esse negócio chato chamado bloqueio eis que esses dias havia se apossado de mim e eu fiquei bem louca porque tinha que produzir bastante, mas comecei a aplicar essas dicas e funcionou, obrigada pelo post :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  14. O bloqueio criativo tá ai pra gente ficar doida né Leslie? Eu ultimamente tenho pirado com isso haha, mas estou relaxando e esperando as ideias surgirem na minha cabeça e isso realmente funciona! Agora além disso eu tenho um grupo de whatsapp só pra mim (quem nunca?) e anoto tudo que preciso lembrar lá e tem me ajudado muito.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  15. Oi Leslie!
    São ótimas dicas. Eu não estou "bem" com um bloqueio criativo, acho que por aqui é mais preguiça e/ou desânimo por conta de tanta coisa que eu sei que tenho que fazer
    Agora mesmo abri o blogger e vi que tenho 58 posts esperando para serem escritos, sem contar alguns que tenho em mente. Preciso parar de procrastinar isso.

    Ah, quando eu tenho ideias vou anotando num app que eu amo e não vivo sem: ColorNote. Acho que se for pra anotar em papel aí sim é que vai o boi com a corda kkkk

    Beijos
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  16. Relaxar é uma ótima alternativa mesmo! Amei as diquinhas
    Www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  17. Amei suas dicas, anotar é essencial!

    Convido você a fazer uma visita em meu blog! Beijos || https://vitoria-bastos.blogspot.com/Convido você a fazer uma visita em meu blog! Beijos || https://vitoria-bastos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas. Uma coisa que funciona em 80% dos casos de bloqueio para mim, é lavar louça. Sério, eu lavo louça olhando pro lado de fora e fico viajando, do nada aparece algo na minha cabeça rs
    Também gosto muito de ler e ficar ouvindo música.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas, muito obrigada! Estudei artes e o bloqueio criativo fez parte da minha vida bastantes vezes, os teus conselhos dão imenso jeito
    Muitos beijinhos

    https://little-cherry-wine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá querida, muitas das dicas fazemos no nosso dia a dia e a maior parte não damos conta...
    Mas sim é sempre importante estarmos a dar dicas aos nossos leitores.
    Eu também já te sigo 😊
    Beijinhos 😘

    ResponderExcluir
  21. Acho que toda a gente já sofreu disso! Infelizmente já tivemos que seguir essas dicas :)

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  22. Eu amei as dicas Leslie! Depois que comecei a anotar minhas ideias nunca mais tive problema com a falta do quê postar no blog. Mesmo em períodos que a criatividade está em baix, me valho das ideias que tive e anotei. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  23. O bloqueio criativo é inevitável. Obrigado por dicas tão inspiradoras.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  24. Oi, Leslie!

    Ótimas dicas! São exatamente o que eu procuro fazer nestes momentos: dar um tempo, relaxar, passear... Quando menos se espera, novas ideias aparecem!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  25. Oi Leslie

    adorei as dicas!
    passei por um bloqueio e foi horrível!
    descansar a mente é importantíssimo, pq com a mente cansada até as coisas mais básicas dão branco na gente!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. São ótimas essas dicas gostei muito do post, vou colocar em prática quando precisar.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  27. Aaah, eu tô com um pouquinho de bloqueio criativo essa semana. Mas acho que foi causado devido a angustia e ansiedade. Não sei, é horrível. Estou tentando me inspirar no pinterest, ver videos e ver o que eu anotei que seria bom fazer logo. Adorei as dicas!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  28. Leslie, as minhas ideias também surgem quando estou quase dormindo. Mas raramente me levanto para escrever e por isso acabo esquecendo. É sempre bom ter um caderno para ir anotando tudo.
    Gostei muito das suas dicas.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  29. O bloqueio criativo pega todo mundo um dia, isso é tenso, me deixa desesperada quando acontece. Por isso que agora já tenho 70 posts nos rascunhos, hahaha! Porque sempre que tenho uma inspiração, vai uma atrás da outra, aí vou salvando tudo pra não perder. E é exatamente isso, só consigo me inspirar quando saio de casa ou converso com pessoas, haha! Quando fico presa no meu mundinho, nada acontece e só piora. Então, ter novas experiências ajudam nas nossas ideias. Muito real isso "quando o corpo descansa a mente floresce", só queria que as empresas levassem isso em consideração também, haha! Mas é muito real mesmo, relaxando a mente eu consigo produzir mais. Por isso uso a técnica pomodoro, que é trabalhar 30 minutos e descansar 10min, tem funcionado bem. Anotar sempre, seja no bloco de notas do celular, papel, qualquer lugar pra eu não perder essa ideia, haha! E isso de escrever imediatamente também ajuda bastante, porque, por exemplo, logo no começo desse comentários falei que tinha 70 rascunhos de posts salvos né? Pois bem, se passar muito tempo e eu pego pra ver de novo o post, é certo que não vou conseguir escrever tão bem como quando pego pra escrever na hora que abri "Novo post" lá. Enfim, amei demais o post!!!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  30. Suas dicas são ótimas, Leslie.
    Eu sempre fico com bloqueio criativo na tpm. Enquanto algumas mulheres tem dores, irritabilidade, ansiedade, entre muitos outros sintomas, eu só perco a criatividade. A vontade de produzir textos e a mesma, mas tenho problemas em pensar num tema. Por isso escrevo tudo num caderninho. A lista é grande para os dias de tpm. Quando ela passa até esqueço do caderno.

    Já que você está pensando em pintar a sua geladeira, dá uma pesquisada pra ver se não vale mais a pena fazer o envelopamento. Aqui na minha cidade não é caro e o resultado é maravilhoso.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  31. Olá
    Eu meio que fiz um pacto com bloqueio criativo hehe. Quando ele aparece, não luto contra, não fico martelando. Espero passar, vou fazer outras coisas e ai ele some. Escrever as coisas no momento que a ideia surge é de estrema importância pra mim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo