24 julho 2019

Como Ter uma Vida Saudável?




Olá, leitores! Quem está escrevendo esse post é a equipe da guiadalowcarb, amigos e parceiros aqui do blog Apenas Leite e Pimenta! E hoje vamos compartilhar com você como ter uma vida saudável e um passo a passo com dicas essenciais para alcançá-la!

Nós somos apaixonados por alimentação saudável e temos um blog onde compartilhamos diversos artigos sobre alimentação baseada em comida de verdade e diminuída em carboidratos refinados, mais conhecido também como o estilo de vida low carb!


Primeiramente, o que vida é ter uma vida saudável?


vida saudável

Basicamente, significa incorporar bons hábitos diários pensando em ter uma maior longevidade e qualidade de vida. Ou seja, hábitos que vão refletir não somente na sua alimentação, mas também no corpo e na mente!

Vida saudável e bem-estar estão totalmente interligados com os seus cuidados com a saúde, seja do corpo como da mente. E nos próximos tópicos nós vamos te apresentar hábitos essenciais para você ter uma vida saudável.

Como ter uma vida saudável?

Passo essencial para quem quer ter uma vida saudável: Seja positivo!

As vezes as pessoas têm uma tendência de associar vida saudável diretamente com fome, ou que não vai poder comer mais nada enquanto tiver tendo uma vida saudável e isso está totalmente errado!

Nós precisamos pensar que vida saudável é um equilíbrio, você não precisa passar fome!

Existe uma frase muito interessante do Willian Bating que foi conhecido por ser a primeira pessoa a popularizar uma dieta de perda de peso baseada na limitação da ingestão de carboidratos, que é o acreditamos que realmente funciona!A frase diz o seguinte: 

“Eu posso com confiança afirmar que a quantidade de comida de uma dieta pode ser deixada a cargo do seu apetite natural, e que é somente a qualidade desta dieta que é essencial para abater e curar a obesidade.”

Ela nos leva a uma conclusão bem interessante.

Para pessoas normais como eu e você, o controle da quantidade de alimentos é irrelevante quando se fala de perda de peso ou vida saudável, comer pouco ou passar fome por conta de uma dieta não vai te levar a lugar algum! E existem diversos estudos que comprovam isto.

A realidade é que, você deve parar de consumir muitos alimentos industrializados e comer comida de verdade.

Comida de verdade nada mais é do que você priorizar alimentos de verdade, ou seja, aqueles alimentos em que a natureza própria nos oferece e que são ricas em nutrientes.

Ao comer melhor, naturalmente você começará a comer menos sem se esforçar, apenas por consequência natural da melhora da qualidade da sua dieta alimentar.

Lembrem-se sempre: O problema não está na quantidade e sim na qualidade.

8 Dicas para ter uma vida saudável

Quando falamos de vida saudável, relacionamos somente com nosso corpo e alimentação, porém, é essencial ter em mente que nosso cérebro também é um músculo e precisamos exercitá-lo e cuidá-lo assim como nosso corpo para termos uma vida saudável!

Dica para uma vida saudável #1: A meditação


vida saudável

A muito tempo as pessoas vêm pesquisado os benefícios da meditação para a saúde. E hoje em dia, vários estudos comprovaram que a meditação como hábito, sem a necessidade de vínculo com nenhuma religião, tem diversos benefícios:
  • Ajuda a aliviar o desconforto;
  • Melhora a qualidade de vida de pacientes com dor crônica, insônia, câncer e depressão;
  • Diminui o stress;
  • Aumenta seu foco e presença nas atividades diárias;
  • Reforça a imunidade;
  • Ajuda na qualidade do sono (que também é essencial para ter uma vida saudável).
Além de reforçar a imunidade, aliviar seu stress, aumentar seu foco e presença no presente e diversos outros benefícios.

Dica para uma vida saudável #2: A gratidão


vida saudável

A gratidão é essencial, em todos os aspectos. Ela transmite uma energia muito agradável e satisfatória simplesmente por você ser “grato”, olha que coisa simples!

Tony Robbins, profissional de desenvolvimento pessoal diz que "gratidão e tristeza não coexistem assim como gratidão e medo não coexistem"Ou seja, é impossível você estar em um estado de gratidão pelo que você tem e ao mesmo tempo estar triste ou com medo. Quando nós nos colocamos em um estado de gratidão a gente percebe que não consegue estar com medo ou triste ao mesmo tempo.

Porém, o real desafio é nós exercemos isto, apesar de ser uma coisa tão simples, deixamos de entrar num estado de gratidão nem que seja por 1 minuto por dia. A maneira como você cuida da sua mente reflete em como o seu corpo se desenvolve, e a maneira como você cuida do seu corpo reflete em como sua mente se desenvolve.

É o que eu te disse na introdução, é tudo uma questão de equilíbrio, uma coisa puxa a outra.

Dica para uma vida saudável #3: Tenha um propósito


vida saudável

Nos dias mais difíceis é essencial você ter um propósito de vida maior que tudo. Você precisa ter um propósito que te faça sorrir, que te de motivos de levantar da cama todos os dias e ir buscá-lo fortemente, até alcançá-lo. Afinal, sem um propósito, qual seria o motivo de estarmos aqui vivendo, se não for para alcançarmos nossos objetivos, sonhos e nosso propósito aqui na Terra?!

Todo mundo pode encontrar o seu porque, basta olhar dentro de si mesmo, se auto analisar e se conhecer. Porque quando você mais precisar, vai ser o seu propósito que vai te manter firme!

Dica para uma vida saudável #4: Prática de atividade física


vida saudável

Recomenda-se praticar atividades físicas de duas a três vezes por semana, dependendo da pessoa, por cerca de 30 minutos por dia.

Praticando atividades físicas você consegue benefícios como:
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Diminuição do risco de doenças cardíacas;
  • Fortalecimento dos ossos, articulações e músculos saudáveis;

E além de tudo isso, a prática de atividade física promove o bem-estar físico e mental, que é o que estamos buscando aqui, né?

E todos esses benefícios podem ser alcançados com apenas 1 mês após o início da atividade física regular, seja com caminhadas, musculação, academia, correr, dançar, artes marciais ou até mesmo pular corda.

Dica para uma vida saudável #5: Manutenção do sono


vida saudável

A cada dia que passa, cada vez mais estudos comprovam que o sono tem um poder restaurador e essencial para nós! Um estudo da academia americana do sono comprovou que ter uma qualidade de sono além de restaurar as energias é um segredo para longevidade. A pesquisa foi feito com 2.800 pessoas, e 46% dos entrevistados que disseram que não eram satisfeitos com sua saúde tinham uma má qualidade de sono. De todas pesquisas que existem a média do sono varia sempre entre 6 a 8 horas por dia. Então, o ideal é você dormir por essa média!


Dica para uma vida saudável #6: Mantenha uma boa hidratação


vida saudável

Não poderíamos passar por essas dicas sem citar nossa querida água, né? Afinal, nosso corpo é composto 70% dela e ela participa de praticamente todas as funções do nosso metabolismo, então precisamos ingeri-la sempre!

A boa hidratação também traz diversos benefícios para nós, como:
  • Melhorar o funcionamento dos rins;
  • Diminuir o inchaço;
  • Prevenir o aparecimento das famosas pedras nos rins;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
E diversos outros benefícios.

Os médicos recomendam ingerir cerca de 2 litros de água por dia.

Dica para uma vida saudável #7: Esteja de bem consigo mesmo!


vida saudável

Saúde mental nada mais é do que estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas.

Devemos aceitar as nossas condições da vida e agradecer por elas! Sejam elas ruins ou boas, devemos lembrar que tudo são fases! Reconhecer nossos limites, buscar ajuda quando for necessário e trabalhar nosso autoconhecimento e autoestima para viver melhor.

Ame mais, viva cada momento da melhor maneira possível, afinal, a vida é bela, só devemos saber como usufruir o melhor dela!

Dica para uma vida saudável #8: Alimentação saudável


vida saudável

Como já citamos acima, o controle de alimentos é irrelevante para ter uma vida saudável. Por anos e anos nos passaram aquela mensagem de que alimentação saudável é comer pouco mas está longe de ser baseada nisso!

Em minha concepção, alimentação saudável é deixar alimentos industrializados de lado e passar a focar em comida de verdade (alimentos que a própria natureza nos oferece). Quando você passa a comer melhor, vai começar a comer menos sem nem perceber ou se esforçar. Simplesmente por consequência natural da melhora da qualidade da sua dieta alimentar.

Dicas bônus para você incluir todos estes hábitos em sua vida:


Primeiramente preciso te dizer que você deve evitar implementar todos os hábitos de uma vez.

Existem picos de motivação, como por exemplo: Você pode estar num pico de motivação imenso após ler este artigo e querer aplicar tudo que leu. Porém amanhã todo esse pico de motivação pode ir por água abaixo. Eu mesmo já passei por isso, todos na verdade! É normal nós seres humanos não estarmos motivados todos os dias, afinal motivação e força de vontade funcionam exatamente como um músculo, podem cansar após serem usados!

A melhor estratégia para você implementar todos esses 8 hábitos e começar com um hábito por vez e ir aumentando em pequenas doses. Sugiro que você tente evoluir esses hábitos todos os dias nem que seja 1% por dia, melhor feito do que não feito! Se você terminar seu dia sendo 1% melhor do que ontem, pode ter certeza que seu dia já valeu a pena!

E não desista caso você dê uma recaída, é normal nós seres humanos procrastinarmos, ou as vezes pode até mesmo surgir uma situação que faça com que você dê uma recaída ou tropece, mas esteja sempre preparado para elas!

A dica que eu dou para você aqui é: Pense sempre no longo prazo. O pensamento de longo prazo sempre vence, seja em negócios, bolsa de valores, financeiro ou pessoal, isso é fato!

Se você evoluir 1% todo dia em 100 dias você terá evoluído 100%, olha que genial!

Recapitulando tudo...

Tenha um propósito maior, coloque saúde e boa forma como prioridade, tudo deriva da sua saúde, se você não estiver saudável seus relacionamentos serão ruins, seu trabalho será ruim. Então, dê a prioridade que a saúde precisa ter.

Tire pelo menos 1 minuto por dia para ser grato e agradecer por tudo que tem que você irá transbordar energias positivas!

Coma alimentos de verdade, pare de comer alimentos industrializados em excesso, isso é uma baita intoxicação alimentar.Se alimente de alimentos que a própria natureza nos oferece e você verá os milhares de benefícios que isso irá te trazer.

Estar bem consigo mesmo, manter uma boa hidratação e um bom sono.

Enfim gente, pudemos ver que ter uma vida saudável só traz benefícios. Estão esperando o que para renovar seu estilo de vida e ser saudável?


15 comentários:

  1. Eu adorei esse artigo, ter uma vida saudável é um equilíbrio de tudo e não somente controlar a alimentação com dietas restritivas. Eu estou organizando e implementado cada hábito na minha rotina para conseguir harmonizar tudo e ter uma vida mais positiva.
    beijo
    http://donnamaricota.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Todos los consejos son estupendos! Espero tu opinión en mi último post! Feliz tarde! 🌻🌻🌻

    ResponderExcluir
  3. De acordo com estas dicas, eu acho que quando buscamos estar bem basta inserir o equilíbrio na vida.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Todas muito importantes...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  5. Comer saudável realmente não precisa ser um sacrifício! Low Carb te ensina à entender que nem tudo na vida é só comer 'pão-com-alguma-coisa'. Além de ajudar à desinflamar o corpo. Ótimo artigo!

    Beijos!
    Jenifer Cruuz

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas! Cada coisa contribui pra nossa vida ser mais saudável né? Amo meditar e ser positivo sem dúvida faz uma mudança incrível <3
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, difícil manter uma rotina, mas fazendo aos poucos a gente chega lá!Bjs

    https://estacaolilas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eiiitaaa que eu fico devendo em vários quesitos! Mas estou bem na hidratação e no sono, já é um começo né? Agora quero melhorar a atividade física e a alimentação, uma coisa de cada vez x) Uma vez eu ouvi que toda comida saudável era aquela que não vinha dentro de uma caixinha, e faz sentido né???

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Amei as dicas e é algo pra tentar colocar em prática todos os dias, porque muitas vezes com a correria e estresse do dia a dia, acabamos fugindo de tudo isso né??
    Até salvei seu post aqui, pra me lembrar sempre hahaha
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  10. precisando mudar a minha!
    preciso organizar meu tempo pra conseguir isso!
    amei as dicas!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  11. Menina, tirando a parte da meditação, eu até sigo essas dicas, principalmente a alimentação. Tenho alguns problemas que me mantém numa dieta bem equilibrada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Amei o post! Já sigo todas diquinhas e vejo bastante diferença na minha vida.
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tudo isso é muito bacana na teoria, mas nem sempre dá pra colocar em prática.
    É meio complicado, não por não querer, mas porque cada pessoa tem um estilo de vida e a vida é corrida... é complicado.
    Mas são ótimas dicas, admiro quem consegue seguir tudo certinho, com toda certeza a vida ficar mais saudável e consequentemente mais feliz :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei a gratidão entrar nessa lista acho que tem tudo a ver assim como a meditação.
    Meditar ainda não consigo, mas eu tiro um tempo, coloco uma música de meditação e respiro um pouco quando to nos dias mais corridos e estressantes. Super funciona e consigo até dormir.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Leslie,
    To aqui super tentando criar hábito pra tudo isso, alguns já estou conseguindo. Gosto de meditar, preciso voltar até. Exercícios é a parte que dá a preguicinha.
    O problema tá sendo meu sono mesmo, tá uma porcaria... mas vamos seguindo que vai dar tudo certo.
    Muito legal a participação da equipe e as dicas.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo