22 julho 2019

Resenha: Livro Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo




Há quase dez anos atrás eu dei de presente para o meu marido (naquela época namorado) o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. O Livro sempre esteve em nossa lista de desejos e depois de ler, meu marido me indicou para que eu lesse também. O Guia foi esclarecedor e um dos livros que mais me marcaram. Eu sabia que havia uma coletânea de "Guias Politicamente Incorretos" sobre vários temas, mas sempre protelei em lê-los, até que diante de uma promoção da Amazon, comprei o e-book Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo, e neste post eu conto à vocês minha experiência de leitura.

Título: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
Quem escreveu: Leandro Narloch (jornalista e escritor)
Editora: LeYa
Ano da publicação: 2013
Páginas: 352
Esqueça o que você sabe sobre a história do mundo! Cintos de castidade na Idade Média? Eles nunca existiram - pelo contrário, manuais de medicina da época diziam que o prazer sexual era essencial à saúde das mulheres. Milhares de crianças foram exploradas nas fábricas inglesas do século XIX? Está certo, mas é interessante lembrar que a Revolução Industrial tornou o trabalho infantil desnecessário. A história não é tão simples quanto aquele professor militante costumava nos ensinar na escola.

Por já ter tido contato com o primeiro livro de Leandro Narloch, minhas expectativas eram grandes com relação ao Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo. Porém, ao contrário do primeiro livro, este eu demorei a terminar a leitura por que eu não apenas li o livro, mas o estudei. Cheguei à conclusão de que eu sei muito menos sobre a história do mundo do que sobre a do meu país. Vou explicar, o Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo, assim como da História do Brasil, trás nomes de personalidades e acontecimentos históricos, mas alguns eu não conhecia, por isso tinha que parar a leitura para pesquisar sobre a importância da pessoa na sociedade. Isso não quer dizer que o livro é difícil de ler ou que ele traz termos técnicos, ao contrário, Leandro Narloch não perde a oportunidade de fazer uma piadinha. Além disso, a escrita do autor é como uma conversa com o leitor, uma contação de história, por isso, a leitura flui muito bem. Mas eu não me limitei apenas em ler, procurei informações adjacentes, o que resultou em muito mais entendimento para mim, e conhecimento nunca é demais.

[mulheres usavam o cinto da castidade para evitar estupros] "não seria, então, um ícone da opressão machista, mas uma defesa contra ela." - Capítulo: Seis Mitos das Trevas (Idade Média).

Muitos mitos sobre a história são desvendados nesse livro, tanto com relação a eventos, quanto a personalidades conhecidas mundialmente. Fiquei especialmente impressionada com a exposição do ativista (e racista) Mahatma Gandhi e a (sádica) religiosa Madre Teresa de Calcutá. O Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo também nos apresenta eventos dos quais muitos de nós nem sabiam (ou não se lembravam) que havia acontecido, e é interessante notar que tais acontecimentos foram motivados por ideologias equivocadas, e mesmo que seja absurdo, algumas dessas ideologias ainda são pregadas hoje.

"O caminho para Auschwitz foi construído com com ódio, mas pavimentado com indiferença" - Historiador Ian Kershaw (Capítulo: Os Monstros Politicamente Corretos)

Lembrando que li em e-book, mas tenho o primeiro livro em formato físico e me parece que todos os outros seguem a mesma qualidade. Indico o Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo para todos que gostam de história, curiosidades, ou levam a sério a militância politica. E eu ainda pretendo ler os outros livros da coleção, apesar de não ser uma série, me parece que todos os Guias agregam sabedoria de alguma forma.

*Esta semana tem post todo dia no blog!


17 comentários:

  1. Que livro interessante! Super me interessei pelo tema dele. Parece ser bem instigante e gostosa a leitura.

    https://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  2. Não lembro de ter ouvido falar nesse livro, mas achei beeem interessante.
    Eu gosto de história e tudo mais, então parece ser bem bacana e surpreendente.
    E é como você disse, conhecimento nunca é demais.
    Fiquei curiosa...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca pra entender melhor a história do mundo.
    Achei super interessante o livro e que bom que diz alguns mitos que a gente acabou aprendendo como se fosse verdade.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  4. OI, Leslie
    Eu não sabia que existia esse tipo de livro, achei bem interessante principalmente porque eu gosto de história, é uma matéria que me encanta e explicar tudo como em um guia pode tornar a leitura mais prazerosa. Amei a dica!

    Beijo
    Obrigada por ter respondido!
    https://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  5. que interessante, gostei bastante!
    É algo que chama minha atenção e prende.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  6. Curti hein!! Já havia visto e folheado os dois por ai, morro de vontade de ler. Preciso colocar tantas leituras em dia... ando uma lastima com isso.

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie (adoro seu nome) eu já li outros livros dessa série, o filosofia, o da América latina e o do Brasil, esse está na minha lista. Ótima resenha. <3

    Visite: www.espacodamica.co

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha Leslie, é a primeira vez que vejo alguém falar sobre esse livro e fiquei curiosa para me aprofundar no tema, não leio muitas coisas assim, então seria bom para me aprofundar na história!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses livros meio "almanaques", já tinha ouvido falar sobre esse e tenho muita vontade de ler, inclusive, já li algumas coisas sobre a Madre Tereza, mas aquela carinha ali nunca me enganou kkkkk

    talodemaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro e já li outros da coleção. Esse foi o primeiro que eu li e gostei bastante. Muito bacana!

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. Oi Leslie,
    Acho que lembro dessa capa pela Amazon, lembro que achei bem legal.
    Adorei conhecer mais sobre o livro, nota-se que é preciso ter uma mente bem aberta em relação a ele e a sagacidade do autor.
    Isso meio que expõem que, muitas vezes, idolatramos essas figuras só por notícias altas e nunca cai aquela ficha pra dar uma pesquisada realmente.
    Se puder, lerei sim.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas achei muito interessante.
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  13. Achei bem interessante esse livro, anotada a sua dica.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  14. não conhecia esse título! parece ser bem interessante!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar desse livro, mais achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  16. acho essa serie de livros super bacana, parecem aquelas enciclopédias de quando eu era mais nova e sempre gostei mt. adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Gostei da capa e da sua resenha, eu não conhecia esse livro e gostei da sua opinião, acho que vou gostar dessa história, e vou procurar as outras obras desse autor para conhecer mais um pouquinho sobre. Fiquei bem interessada em ler essa obra.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo