10 fevereiro 2021

Como a Pandemia Mudou a Moda?





Como a pandemia mudou a moda

Créditos da imagem: Purepeople

A moda também foi influenciada pela pandemia.


A moda é uma forma de expressão usada por todos, até porquê, ninguém sai por aí pelado né?! Vestir-se com seu estilo expõe seu jeito às pessoas que te vêem, tanto que vários movimentos sociais eram manifestados apenas pelo uso de uma vestimenta em específico, a estilista Vivienne Westwood por exemplo, influenciou o Punk na década de 1970, e ainda hoje ela é conhecida por seu estilo rebelde, underground e ativista. Vivienne Westwood conseguiu expressar-se e dar voz à jovens de toda uma geração por meio de suas criações têxteis.

Acredito que hoje há ainda mais liberdade na escolha da vestimenta, mas de modo geral, a moda sempre será influenciada pelo momento em que a sociedade vive. Veja bem, durante as grandes guerras do século passado as mulheres passaram a usar calças e roupas mais despojadas, pois os homens estavam lutando na guerra e elas precisavam tomar seus lugares nas indústrias. Já em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, Christian Dior trouxe de volta às passarelas a silhueta curvilínea e delicada, surgia o chamado New Look, uma vestimenta feminina que lembrava a vida das donas de casa belas, recatadas e do lar

New Look de Christian Dior

E apesar de o governo criticar as criações de Dior, pois ele utilizava muito tecido e as autoridades defendiam a economia de recursos pós guerra, ainda assim, o New Look fez grande sucesso. Pode parecer machista hoje em dia, mas naquele momento de incerteza em meio a uma grande guerra, tudo o que as mulheres desejavam era uma vida tranquila, com a segurança de um lar, um marido e filhos que pudessem perpetuar seus genes. Dior deu o que as mulheres queriam, e fez isso por meio da moda.

A Moda na Pandemia


Em 2020 nossa rotina mudou logo após o anúncio governamental de lockdown, ao tentar evitar a disseminação do vírus da Covid-19 fomos obrigados a cumprir uma quarentena que inicialmente era de quinze dias, mas logo vai completar um ano de confinamento dentro de casa. E é claro que o "novo normal" gerou também novos hábitos, o home office passou a ser a forma mais segura e eficaz de trabalhar, porém, não é necessário usar tailleur e blazer em casa. Apesar de ser importante se vestir adequadamente, a roupa formal e justa, bem como o salto alto, tornou-se obsoleto em home office.

como se vestir para trabalhar em casa

Por estarmos frequentemente em casa, marcas e lojas de roupa tem empregado o conceito loungewear em suas peças para sobreviver no mercado e oferecer ao cliente aquilo de que necessitam. Se na década de 1940/1950 Christian Dior nos deu sofisticação e ostentação, hoje as marcas estão nos concedendo conforto e simplicidade com estilo.

O que é Loungewear?


Assim como o homewear, o loungewear se trata de roupas confortáveis e despojadas para se usar em casa, porém, a ideia não é usar pijama ou camiseta de político o dia todo. Dentro do conceito loungewear há calça de moletom, leggings, cardigãs, calças jogger e claro, conjuntos de pijamas, mas todas essas peças de roupas trazem tendências de moda, com modelagens e tecidos modernos, tornando possível usa-las não apenas dentro de casa, mas também em situações casuais do dia-a-dia fora da segurança do seu lar.

o que é loungewear

Além da vestimenta de modo geral, já estamos também há algum tempo utilizando máscaras ao sair de casa, e muitas pessoas sentem a necessidade de expor sua personalidade por meio delas. Mais do que um item de proteção, atualmente as máscaras são parte do look e é um acessório que pode entrar como destaque na composição.

looks com máscara

Sem dúvida aquela sua roupa sofisticada está sentindo saudades de sair do armário, mas o momento pede peças mais simples e informais, como é o caso do breezy dress e das muscle tees. Sem dúvida, a moda segue as tendências de consumo e vivência social, é algo natural e que acaba também por nos influenciar direto ou indiretamente. 

Seu modo de se vestir mudou durante a pandemia?

13 comentários:

  1. mudou real né! todo mundo combinando a máscara com o look! :p
    eu tô doida por uma muscle tee!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  2. As inspirações que você trouxe são basicamente o que uso no dia a dia, mas com a pandemia o que está acontecendo sou eu usando roupa de político o dia inteiro e me envergonho disso hahaha tenho que mudar pra já esse mau hábito porque esse isolamento vai perdurar por algum tempo! Adoro os seus posts sobre moda sempre aprendo algo novo <3
    Beijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a moda precisava desacelerar sim, esse momento já trouxe algumas coisas que já estava mudando, eu gosto de mudanças e acho que tudo pode ser reaproveitado também, gostei de ter menos coleções e peças mais duradouras, acho que isso ainda vai está em alta por um tempo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leslie, tudo bem?
    Durante boa parte da minha vida eu só usava calça jeans e nem tentava outros tipos de tecido. De uns tempos pra cá me apaixonei pela alfaiataria e comprei 2 calças nesse estilo durante a pandemia. Não quero tirar do corpo! Nossa, tecidos soltinhos são tudo pra mim. Também aprendi a ser calça de moletom e vi que gosto, que dá pra ser estiloso o look com ela. Perdi alguns preconceitos durante a pandemia, sem dúvidas!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu prefiro roupas confortáveis, quando eu estava no home office, usava muita legging, short, camiseta e top, mas até no dia a dia quando posivel.
    Gostei do poste.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leslie.
    Eu sou dessas que tem um monte de máscaras e fico combinando com as roupas hehe. Mas de roupas aqui não mudou nada não porque já faz mais de um ano que não compro uma peça de roupa. Tenho medo de ir nas lojas físicas e on line não compro porque nunca servem hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Tudo bem?
    A moda mudou muito e nós mesmo perante a moda, também tenho usado mais roupas confortáveis e que me deixem bem para trabalhar de casa.
    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Eu busco por roupas confortáveis e tenho usado muito tênis para sair.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Leslie, eu AMO/SOU loungewear, mesmo antes da pandemia. Muito raro eu colocar um salto ou uma roupa mais formal, então esse estilo pandêmico tem tudo a ver comigo. Hahaha! Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Sobre look de pandemia em home office: como sempre, arrumo só a parte que fica a mostra xD.
    Gostei de ver, realmente, esses eventos sempre influencia na moda, mas ainda não tinha reparado nessas duas últimas influencias, como Loungewear. O que eu vejo que está acontecendo muito e eu me rendo é combinar a máscara com a roupa. Eu gosto muito de fazer isso, acho que fica tão lindo ♥. Até em festa de casamento, vejo madrinhas fazendo máscaras combinando com a cor do vestido e com strass (achei chic).
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante você falar sobre a estilista Vivienne Westwood, não conhecia nada sobre ela, achei bem legal :)
    Esses dias mesmo eu estava conversando com uma amiga sobre isso da moda e pandemia, de que hoje até pra sair as pessoas querem usar roupas mais confortáveis, deixando até o jeans de lado... Com certeza essa questão do home office influenciou a moda.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leslie, mudou sim. Com o home office tenho usado mais roupas confortáveis. E quando tenho que ir na rua opto pela roupas mais fáceis de lavar. E claro, máscara combinando.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  13. Acho que agora vamos prezar mais pelo conforto e praticidade, o loungewear vai hitar total. Eu sei que quero passar LONGE de calça jeans haha calça agora só de tecido macio!

    Bom feriado!!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo