19 março 2021

Decoração em Estilo Regência




Estilo Regência

Você gosta de imaginar cenários ao ler um livro de romance de época? Se sim, sem dúvida vai acabar se apaixonando pela decoração em estilo regência


O estilo regência, também chamado de regência francesa, é um tipo de estilo arquitetônico e de moda, mas que influenciou principalmente o design mobiliário. Especificamente, o estilo surgiu na França, durante o governo de Filipe de Orléans, entre 1715 e 1723, depois do reinado de Luís XIV, bisavô de Luís XV. Esse vocês já conhecem né?! O Rei Luís XV foi as Kardashians de hoje, um ícone em ditar tendência, já falamos aqui no blog por exemplo, sobre a cadeira Luís XV, que é de botar inveja em qualquer cadeira de design simples, como as Charles Eames. Mas é claro, tudo depende do seu gosto e decoração.

Veja Também: O Estilo Luís XV

O que é o Estilo Regência?


Apesar de o estilo regência datar seu início no século XVIII, posteriormente ele inspirou vários outros tipos de decorações. O regência é a transação entre o barroco e o rococó (alô aulas de artes e história!). A principal característica dos móveis do estilo regência, é que eles trazem um visual rústico, de madeira, mas aconchegante, que lembra casa da vó na chácara e o shabby chic, como o estilo barroco, mas ao mesmo tempo tem linhas levemente curvadas e adornos suntuosos, como era a ostentação e sofisticação do rococó.

O que é o estilo regência?

Apesar de o estilo regência remeter um pouco a perca de opulência em vários aspectos, ainda assim, o visual que esse estilo propõe é de elegância, mas levemente contida. O regência surgiu em um período econômico difícil, o que levou as pessoas a procurarem por decorações mais simples e baratas. E dessa forma, muitas famílias que antes não tinham condições, também puderam ter móveis de qualidade e beleza em casa, o que antes era regalia apenas da burguesia, que tinha maior poder monetário.
 
Charles Cressent é o nome mais lembrando quando se fala em estilo regência, ele foi um fabricante de móveis e escultor, alguns historiadores e designers afirmam que Charles foi o melhor e maior artista decorativo do século XVIII. A cômoda abaixo é de sua autoria.

Charles Cressent

Inicialmente é difícil notar as diferenças entre os estilos regência, rococó e barroco, mas de modo geral, todos foram movimentos artísticos e influenciaram o design de interiores, e hoje eles são considerados estilos clássicos. Mas, mesmo que seja vintage, é possível incluir o estilo regência em pequenos pontos da decoração da sua casa, tornando-a mais sofisticada e confortável, como por exemplo, incluir um recamier na sala de estar ou na parte inferior da sua cama, ou ainda apostar em uma penteadeira provençal.

Veja Também: O que é um Recamier?

Atualmente, móveis em estilo regência tem um valor relativamente elevado, pois são feitos em atelier, não há uma grande linha de produção, ao contrário, eles são fabricados de forma artesanal e muito detalhada, o que por sua vez, é o que torna a peça tão bonita e valiosa. Adquirir um móvel com as características do estilo regência é levar para a sua casa todo um conceito histórico e artístico.


16 comentários:

  1. Olá Leslie :D muito obrigada pelas felicitações em meu blog ♡ este post é muito curioso e interessante sempre gostei muito desse modelo antigo de móveis dependendo da peça acho tão lindo, tenho uma penteadeira desse "estilo" e é muito curioso saber como surgiu, devia ser muito trabalhoso fazer são tantos detalhes, esses dias assisti um vídeo no youtube de um rapaz que mostrou uma mansão milionária que foi abandonada no japão séculos atras e é incrível coisa bem de filme rs, os moveis, decoração. Amei, parabéns pelo post.

    Um beijo ♡
    cisssy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente gosto muito deste estilo, não em demasia mas algumas peças para alegrar o espaço são perfeitas!
    Obrigada pela partilha!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Interessante como a economia está sempre presente nos movimentos artísticos.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. Esses móveis são muito chiques! Gosto mais dos mais clarinhos *-*

    Bom findi!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse estilo de decoração é tão lindo; eu com uma decoração assim me sentiria a própria rainha Elizabeth. Olha essa riqueza de detalhes nas peças, muito bem feitas! https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leslie,
    Em tons claros, eu gosto.
    Esse de madera com dourado, acho pesado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse estilo é bem elegante, mas eu confesso que gosto de modernidade.
    Bjos

    http://www.garotadoscremes.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Leslie.
    Como fã de romance de época já quero uma sala igualzinha hehe. Mas minha irmã tem e é tão desconfortável. Sou dessas que gosta de se jogar no sofá e esses não dá.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo em móveis mais claros! Parece quase um castelo de princesa hahahah.
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  10. Oi Leslie, tudo bem?
    Adorei a parte histórica e explicativa do post, parabéns!
    Eu curto essa mobília em séries e filmes, mas não sigo esse estilo na minha vida pessoal. Acho meio "too much" pro meu gosto pessoal, curto coisas mais minimalistas e contemporâneas.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Leslie! Eu acho lindos esses ambientes antigos. Ano passado visitei uma antiga mansão em São Paulo e fiquei encantada com o lugar e o clima que nos remete. Amei o post. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leslie. Tudo bem?
    Achei o estilo regência lindo e foi interessante entender melhor, achei que todos esses modelos tinham nome de rústico e é interessante entender melhor sobre design. Amei!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  13. Olá Leslie,
    Acho o estilo lindo e elegante, mas também único e cheio de personalidade, o que não me faria investir nele (se tivesse todo o dinheiro necessário haha).

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  14. Leslie,
    eu acho muito chique esse tipo de decoração! Sonho de princesa, sabe?
    Não sabia o que era um recamier, mas agora que sei, eu quero KKKKKKKKK
    Esse estilo me lembra muito os Bridgertons rsrsrsr
    não sabia que era feito à mão!

    Obrigada pelo apoio viu, que amorzinho, muito obrigada ♥

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  15. Alô saudades aula de história. haha Amava.
    Não sei se eu teria uma decoração assim, mas com certeza acho muito linda e dá pra usar só em alguns detalhes no cômodo também, com alguns móveis ou algo nas paredes.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  16. Esse estilo de decoração é a cara da riqueza, fica bem bonito e ainda dá uma sensação de conforto.
    Amei o post
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo