19 novembro 2022

5 Documentários de Investigação Para Assistir na Netflix




Mesmo antes da repercussão sobre Jeffrey Dahmer e o hype das produções baseadas em crimes reais, eu sempre gostei de investigação criminal. Algumas pessoas gostam de conferir novas produções de heróis no cinema, outras fazem coleções de Funko Pop como os encontrados na Pens and Dolls, mas o meu passatempo é estudar casos criminais de forma social e psicologica. Mas, é só um hobby mesmo, por pura curiosidade, não tem nada a ver com a área que atuo. E pensando nisso, nesse post trago algumas séries e documentários com base em acontecimentos reais. Talvez futuramente saiam do catálogo, mas por enquanto, todos podem ser encontrados na Netflix. 

*Esse post pode ser um gatilho, ou ter informações incômodas para pessoas sensíveis ao assunto. Tenha bom senso se decidir continuar lendo o artigo. [Não contém spoilers]. 

Cena do Crime - Mistério e Morte no Hotel Cecil


Em 2013 a jovem canadense Elisa Lam, de 21 anos, desapareceu de forma misteriosa depois de se hospedar no Hotel Cecil, em Los Angeles. Alguns dias depois seu corpo foi encontrado flutuando na caixa d'água do Hotel, mas não há evidências de como isso aconteceu e porquê.

A série Mistério e Morte no Hotel Cecil mostra detalhadamente as circunstâncias misteriosas que levou à morte de Elisa Lam, trazendo as últimas imagens dela e entrevistas que talvez ajudem a entender o que houve na noite em que desapareceu. Algumas teorias dizem que o caso se trata de um assassinato, outras apontam para um acidente, e ainda tem aquelas com base sobrenatural.

A Garota da Foto


O corpo de uma mulher é encontrado abandonado em uma estrada, e esse é o começo de uma história macabra onde a investigação sobre a identidade da vítima leva a uma grande teia de acontecimentos.

Eu já tinha assistido a um documentário sobre o caso de Suzanne Marie Sevakis no canal fechado Investigação Discovery, mas também conferi a série da Netflix e é uma história cheia de tramas e revelações, então é importante assistir com atenção pra entender todo o caso, que começa com o sequestro de uma criança e termina com a morte de uma mulher. Tudo é interligado.

O Assassino da Minha Filha


Em 1982 Kalinka Bamberski, uma garota de 14 anos, morre de forma misteriosa na casa de sua mãe e padrasto, o médico renomado Dieter Krommbach. Inicialmente o caso é deixado de lado e a morte de Kalinka é justificada em consequência de uma insolação. Mas o pai dela, André Bamberski, acredita que sua filha foi assassinada e ele sabe quem é o culpado.

O documentário mostra a luta árdua de André Bamberski para colocar o assassino de sua filha atrás das grades, recorrendo até mesmo a medidas extremas que o levou à prisão. Será que a violência justifica a justiça de outra violência? Fica o questionamento ao espectador.

Rezar e Obedecer


O que as pessoas são capazes de fazer para serem "aceitas por Deus"? Rezar e Obedecer conta a história de Warren Jeffs e a Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias (FLDS em inglês). Warren lidera uma seita polígama, onde ele mesmo casou-se com 78 mulheres, dentre elas, 24 eram menores de idade. O líder religioso também é acusado de oferecer meninas menores em casamento a outros homens seguidores da igreja.

Essa foi mais uma história que eu conheci pelo Investigação Discovery e sempre que lembro dela tenho pena e raiva ao mesmo tempo. Eu não consigo entender como algumas pessoas são tão suscetíveis a lavagem cerebral, sei que as vezes a fé pode nos levar a fazer coisas sem explicação, mas sinto dó das meninas que foram obrigadas a se casar e perderam sua inocência e liberdade. 

Sally: Fisiculturismo e Assassinato 


No dia dos namorados de 1995 a fisiculturista Sally McNeil disparou a arma da família duas vezes contra seu marido Ray, que também era fisiculturista. Sally alegou legítima defesa, pois era vítima de violência doméstica. Mas, a mídia e a opinião pública a tacharam de violenta e incontrolável, uma mulher que poderia ter premeditado o assassinato do próprio marido. 

Eu gostei tanto desse documentário que poderia escrever um post apenas sobre ele e esmiuçar todas as minhas considerações sobre a vida da fisiculturista Sally McNeil, pois essa com certeza, não é uma produção apenas sobre investigação criminal, mas traz também uma grande reflexão sobre senso comum e o papel das mulheres na sociedade. O documentário é dividido em três episódios e traz a própria Sally e outros personagens importantes da história para narra-la.

A Netflix também tem alguns filmes de true crime, talvez em um próximo post eu traga uma lista com alguns deles. Um dos últimos lançamentos traz o escândalo envolvendo o serial killer Charles Cullen, mas indico que assistam o documentário Em Busca do Enfermeiro da Noite, ao invés do filme, que tem cenas irreais. 

Eu gosto de investigação criminal desde a época em que passava CSI na Tv Record. Pra mim, bancar a detetive sentada no sofá de casa é um passatempo. Infelizmente a violência é comum no mundo de hoje (e na verdade, sempre foi), então eu acabo acompanhando alguns casos e torcendo pra um desfecho justo.

Ahh... E quanto a série do Jeffrey Dahmer, apesar de já conhecer a história do serial killer, não tive estômago pra assistir a série da Netflix, eu tenho meus limites. 

6 comentários:

  1. Olá. Eu também sempre adorei documentários de crimes reais, acho que é por causa da minha mega curiosidade, o que me faz querer entender o comportamento dos serial killers, afinal, isso é realmente muito curioso - maioria das pessoas deve achar curioso. Ah e eu assisti a série sobre o Jeffrey Dahmer. Eu já conhecia bastante sobre ele porque eu e outros colegas fizemos um trabalho sobre assassinos em série na faculdade.
    Dos que você citou, o único que assisti foi aquele do Hotel Cecil. Achei um tanto angustiante por não terem encontrado pistas de quem ou como podem ter assassinado a garota.
    Já me deparei também no catálogo com Rezar e Obedecer e A Garota da Foto. Nunca vi nenhum dos dois, mas o primeiro bem que eu achava que tinha relação com essas seitas malucas e esse pessoal que se diz religioso e "de bem" mas na verdade são as pessoas mais antiéticas e más.

    Com carinho, Aline
    ✨ Violets for Roses ✨

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante esses documentários de investigação. Que ótimo que a Globo vai exibir ano que vem Todas As Flores, uma das melhores novelas que eu já vi.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha Leslie, eu gosto muito de assistir documentários, os criminais são poucos que consigo, quase nada para ser sincera, o "Rezar e Obedecer" deu dó só ler, meu Deus, quanta ignorâcia, estupidez e maldade né? tudo por conta que o ser humano carrega um problema dentro de si e acontece tudo isso, acho que não consigo assistir nenhum... teve uma vez que assisti uma reportagem da Tv Record sobre um caso aburso de um cara que por conta de uma "Religião" doida lá, atria mulheres, matava e guardava a carne para usar pra vender depois, meu Deus gosto nem de lembrar, eu fiquei mal quase um mês toda vez que eu lembrava :'( agora séries como CSI eu gosto rs. Beijos, ótima semana ❤️

    Cissy Blogue!

    ResponderExcluir
  4. Não assistir nenhum da lista, gosto de investigação, mas acabo assistindo pouco
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  5. Olá, as vezes fico perdida sobre o assunto, por isso adoreeei essas dicas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Eu adorooo documentários de investigação!!
    E já vou salvar esse post pra ir assistindo, por enquanto já vi A Garota da Foto e vi a série e o documentário/mini série sobre o Jeffrey Dahmer. Achei sensacional hahaha!
    Ótimo post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo