09 novembro 2022

Grávida Pode Fazer Skincare?




Grávida Pode Fazer Skincare

@Marncom | Pixabay


A notícia de uma gravidez vem com inúmeros questionamentos, dentre eles, será que gestantes podem usar qualquer produto na pele?


Assim que descobri minha gravidez, saí internet afora pesquisando todos os detalhes sobre o assunto, e uma informação que veio até mim de forma bem aleatória foi o cuidado necessário com a pele durante a gestação. Até então eu só sabia que era importante o uso do protetor solar, pois as grávidas tendem a desenvolver manchas no rosto, mas quando entrei nesse mundo louco que é gestar, descobri que minha rotina de skincare teria que ser alterada.

Durante a gravidez é necessário que a mulher faça algumas mudanças, e não falo apenas na forma de se vestir, pois os vestidos para mulheres são os mais usados, mas também em seus hábitos, principalmente em relação ao que ela coloca no corpo, como é o caso por exemplo, da ingestão de álcool, pois tudo pode influenciar no desenvolvimento do bebê, e por mais que seja de uso tópico, alguns ativos contidos em produtos para a pele podem levar à má formação fetal

De modo geral, há substâncias com estudos comprovados sobre o risco do uso em gestantes, como ativos à base de retinóides, ureia e o amado ácido salicílico (AHA). E há também outros elementos que a ciência ainda não tem total conclusão sobre os efeitos que causam em gestantes, mas muitos dermatologistas já recomendam o desuso.

Meu Skincare Durante a Gravidez


Conversei com a minha dermatologista e ela recomendou que meu skincare fosse o mais simples possível e com produtos leves, me indicando algumas marcas e linhas de produtos. Vou compartilhar com vocês os cosméticos que usei durante a gravidez, mas é importante que você converse com o seu médico dermatologista, pois cada pele é um caso e toda gestação é única.

Protetor solar é indispensável para as grávidas (para todos na verdade), pois os hormônios tendem a desregular a pigmentação da pele, eu tive melasma gestacional e mesmo três meses após o nascimento do Ravi, as manchas continuam aqui me incomodando. Paguei um rim no Fotoprotector ISDIN Fusion Water Color FPS 50 e odiei o produto, concordo plenamente com a resenha feita pela Juh, no blog Pimenta de Açúcar.

Eu detesto protetor solar com cor, mas para as grávidas esse é o melhor, pois além de proteger dos raios UVA e UVB, o pigmento também serve como barreira física contra a luz visível, essa que é emitida por aparelhos eletrônicos e prejudica a pele.

grávida skincare

O sabonete facial que usei foi o Darrow Suavié, indicado para peles sensíveis, ele limpa de forma bem singela, sem repuxar ou danificar. Já o tônico facial, teve que ser substituído por uma leve água micelar. E pra completar fui liberada para usar o hidratante facial Epidrat Mat FPS 30, que também tem cor (insira aqui uma revirada de olhos).

Além desses produtos, investi no Mustela Maternité creme contra estrias. E é isso. Por nove meses não pude aplicar no rosto máscaras faciais, tônicos, séruns, esfoliantes e nem géis secativos. E ao usar maquiagem, eu deveria me preocupar se o produto não tinha qualquer ativo para tratamento da pele.

skincare gestante

Só pra vocês rirem um pouco, acho legal contar que junto com os testes de gravidez de farmácia, também comprei alguns produtos para o rosto, mas como os testes deram positivo, eu só consegui usar esses cosméticos depois que o Ravi nasceu. Maternidade é isso mesmo, é sobre ser mãe desde os dois risquinhos no teste caseiro e já começar a fazer alguns sacrifícios.

18 comentários:

  1. Já vou deixar anotado estes produtos que você citou para quando eu precisar:)

    Realmente gravidez é algo mágico e requer cuidados também.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sua rotina mudou completamente né, Leslie?
    Eu também sou como você, não gosto de protetor com cor. Apesar de ter me salvado na época q estava com acne.
    Amei as dicas dos produtos.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo as pessoas falando que o melhor protetor é esse com cor mesmo, porque protege melhor. Eu tô usando um com cor da loreal mesmo, mas já usei da avene e até gostava porque ajudava muito a sumir manchas de espinha.
    Pena que esse você não gostou.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa protetor com cor não da, testei vários e não tem que diga vale a pena, eu fico pensando como vou sofrer por 09 meses no dia que eu ficar grávida, esse post ajudou muito e parabéns por ter sobrevivido por 09 meses usando esses produtos

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Leslie, tudo bem?
    Já usei outro Epidrat e lembro de ter gostado. Os produtos da Mantecorp são caros, mas bons. Estou usando um gel pra cicatrizes, porque fiz reconstrução do lóbulo da orelha.
    Bom saber que o FPS com cor da Isdin não é tão legal. Não sou fã também, prefiro sem cor. O normal deles, sem cor, é meu favorito! Apesar de caro, compro sempre.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Mds várias mudanças você precisou fazer na skincare por conta da gravidez, mas nessa hora todo cuidado é pouco principalmente por causa do bebê. E é sempre bom se informar, é muito o que eu faria porque sou perdidinha com esse tipo de coisa, haha.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie.
    Eu uso protetor com cor porque não posso usar base com frequência, senão vou parar no hospital. A base pode me fazer mal. Com o protetor com cor nunca tive nenhum problema e ele ainda me deixa com uma corzinha no rosto. Infelizmente ainda não encontrei o meu protetor com cor favorito, mas estou sempre a procura.
    Eu não sabia que grávidas não podiam usar qualquer produto no skincare. Como não tenho filhos, não sei nada sobre o assunto. Mas é importante você falar sobre isso para alertar.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  8. Oi Leslie! Não passei por nenhuma gestação, mas que trabalhão readaptar nosso cuidados diários. Gostei das dicas e entre os produtos citados, água micelar não falta na minha vida. Amo o efeito que dá na pele, depois que descobri, não largo mais.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Leslie!
    Nossa, é um alerta muito importante, porque muitas vezes as pessoas não percebem que um produto na PELE pode afetar o bebê. Post super necessário!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu não sabia que tinha restrição de skin care. Bom saber! Até para indicar a visita ao dermatologista para alguma amiga que engravide e também não saiba disso. Não conhecia as marcas dos produtos mencionados, mas fiquei de olho nesse de estrias porque eu tendência a ter estrias e estou sempre procurando produtos que possa usar em relação a isso.
    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    legal que você foi procurar saber para se cuidar mais ainda e que está compartilhando as dicas. É bom tomar todo o cuidado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu tô com 3 amigas grávidas (dias delas sendo a primeira gravidez) e já vou passar a dica pra elas!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  13. Que alerta interessante, Leslie, não sabia sobre esses retinoides
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  14. Oiee, não tinha me questionado sobre nada disso, mas é mais uma coisa que é preciso se atentar. Post bem informativo, adoreii.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  15. Amei o post. Nunca tinha parado para pensar no assunto, e na gravidez é sempre bom reduzir várias coisas para manter tudo o mais básico possível para evitar problemas.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii leslie, imagino que essa mudança não foi nada fácil pra você, mas apesar de tudo valeu apena né? Você tem um lindo baby💕

    ResponderExcluir
  17. Quantas mudanças foram necessárias no seu skin care, aliás, em toda a rotina né? Eu sou muito desleixada com relação ao protetor solar - não uso muito, um grande erro de minha parte. Preciso investir nisso, com certeza. Se eu descobrisse que estava grávida faria o mesmo que você, iria nos quatro cantos dessa internet atrás de informações (até porque eu não sei nada sobre o assunto). Sua postagem é muito interessante para alertar de que até os produtos utilizados na pele podem interferir nesse processo - eu só tinha ciência da ingestão das bebidas alcoólicas.
    Beijos,
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  18. Oi leslie, amei esse post, as grávidas precisam de um pouquinho mais de cuidado por causa de determinados componentes que vem em alguns produtos. O ideal é sempre seguir e ir num especialista antes.
    Amei conhecer esse produto.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo