Seguindo minha rotina diária, naquele dia 18 de novembro de 2021 eu comi um lanche de pré treino e me arrumei para ir à academia. Porém, antes de sair resolvi fazer um teste de gravidez só por desencargo de consciência, estava desconfiada mas eu tinha certeza que daria negativo. Não deu. Não era paranoia. Era verdade, eu estava grávida.
Escondi o teste positivo do meu marido e fui com ele pra academia, inventei uma desculpa para não fazer musculação e já comecei a me preocupar com o pequeno ser que eu carregava, "será que fiz mal pro bebê quando treinei puxando ferro a semana inteira?", eu não sabia que gestantes treinavam tão pesado quanto qualquer outra pessoa que pratica exercícios com frequência.
Antes de engravidar eu fazia aulas de dança e musculação cinco vezes por semana, mas durante a gestação eu tive muitos sintomas que atrapalharam a prática de exercícios, e depois que meu bebê nasceu eu passei a fazer ainda menos atividade física. Movimentar o corpo traz inúmeros benefícios em qualquer fase da vida, porém, nem sempre a gente encontra tempo pra se dedicar a isso, como é o caso das mães que tem uma rotina intensa e sem rede de apoio.
Apesar de não estar fazendo exercícios como gostaria, eu tento me manter ativa. Ganhei o título de mãe e com ele aprendi algumas formas de se exercitar mesmo que a prioridade diária seja cuidar de um bebê pequeno. Aí vão algumas dicas pra você mamãe de primeira (segunda ou terceira...) viagem não atrofiar seu corpo enquanto tenta se adaptar aos cuidados do amor da sua vida.
Exercícios Físicos na Rotina Materna
Saia Para Caminhar
Freepik @senivpetro |
Indico essa atividade para todas as mães, principalmente para aquelas de tempo integral, que passam a maior parte do tempo em casa, cuidando dos filhos e de tarefas domésticas, caminhar pode ser o respiro que falta no seu dia. Mas lembre-se, a recomendação dos profissionais da saúde é de sair com o bebê apenas depois das primeiras vacinas.
Exercicios em Casa
Muita gente aprendeu a praticar atividade física em casa durante a pandemia de Covid-19, o que infelizmente não foi o meu caso. Mas se você consegue se exercitar no conforto do seu lar, coloque um top academia e tente separar algum tempo dentro da sua rotina para revigorar o seu corpo, tenho uma amiga por exemplo, que acorda de manhã alguns minutos antes dos seus filhos e dança zumba na sala de estar com a ajuda de vídeos no YouTube.
Freepik |
Também pode ser uma boa opção acompanhar as aulas remotas do Projeto Dança Materna, que é um método de atenção especial com dança desde a gestação até mães com filhos de três anos. Já participei de uma aula gratuita via Zoom e amei, os exercícios são todos focados na interação entre mãe e bebê, aumentando o vínculo familiar.
Para fazer exercícios em casa você pode escolher duas vertentes, uma onde seu filho participa da atividade, e outra onde você aproveita aquele tempinho raro sozinha pra mexer o corpo, tudo depende da sua dinâmica entre família.
Tudo Entra nos Eixos
Eu sei que tudo parece "anormal" assim que seu filho nasce, mas acredite, tudo vai ficar bem. A adaptação não é fácil e inicialmente, como mãe e indivíduo, a gente acha que nunca mais voltaremos a fazer coisas que fazíamos antes, e pode demorar, mas tudo vai entrando nos eixos, incluindo seu tempinho sagrado pra lavar o cabelo, praticar um hobby e fazer exercícios.
Portanto, mesmo que hoje, assim como eu, você não consiga fazer tudo o que tem vontade, logo estaremos com saudade dessa fase onde tudo pra nós era deixado em segundo plano, pois o tempo passa muito rápido, e eu sei que você tem feito o melhor que pode pra si mesma e para o(s) seu(s) filho(s).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.