22 setembro 2016

Setembro Amarelo: O que Não Dizer a Quem Tem Depressão




Apesar de a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, o setembro amarelo, acontecer desde 2014, eu passei a conhecer esse movimento apenas a alguns dias atrás. Mas tudo bem, já fazia algum tempo que eu queria falar sobre o assunto do título do post, então vou usar a campanha como base para essa conversa pessoal e aberta que terei com vocês.
Então vamos falar, por que o tema precisa ser discutido. O suicídio geralmente é causado por transtornos psicológicos, dentre eles a depressão. A maioria das pessoas acham que sabem o que é essa doença monstra, mas a maioria não sabe e nem tem noção de como lidar com ela.
Creio que eu sempre tive depressão, quando criança as vezes eu chorava sem motivo e sentia uma tristeza enorme me consumir, só que quando se é criança e não existe um trauma tudo é mais fácil, afinal, minha maior responsabilidade naquela época era apenas fazer a lição de casa e se eu estivesse triste, bastava um amigo me chamar pra brincar que eu me alegrava e esquecia aquele aperto no coração que me consumia naquele momento. Mas, mesmo assim atualmente vejo que aquele vazio tao profundo no peito  que as vezes eu sentia não era normal. Tudo bem, eu cresci e a uns cinco anos atrás comecei a ter problemas maiores do que apenas choro sem motivo, eu passei a ter inúmeras crises de ansiedade e pânico, essas crises são surreais, só quem já teve poderá concordar comigo que é horrível não ter controle da sua própria mente e corpo. Fiquei meses em estado depressivo, simplesmente eu não via motivo pra sair da cama. Não pegava mais ônibus por que me causava pânico, eu não saia na rua por que tinha medo das pessoas e nem falava com elas também por que eu não tinha vida social então eu não tinha nada pra contar a elas. Eu me achava inútil. Quando fiquei nesse estado eu ouvi muita coisa que não me causava absolutamente nenhum efeito positivo. Como eu disse anteriormente, as pessoas ACHAM que sabem o que é depressão, portanto, falam coisas que acreditam que vá ajudar o depressivo, e mesmo que tenham boa intenção, algumas expressões acabam causando uma consequência negativa em quem ouve. Não seja essa pessoa!

Coisas que você NÃO deve dizer a alguém que está passando por um quadro de depressão:
❥ "Tente não pensar negativo." - A gente tenta né, mas nem sempre consegue.
❥ "Pra mim isso é frescura!" - Essa é uma das piores e geralmente vem junto com "isso é só pra chamar atenção!", ahh sim, com certeza a gente escolhe estar infeliz pra poder ser notada.
❥ "Se você só sair de casa e ver alguém já vai melhorar" - A solução não está lá fora, antes de ouvir um convite pra sair eu preciso de compreensão.
❥ "Todo mundo tem depressão hoje em dia." - Esse comentário faz a gente pensar que escolheu se sentir triste e que nosso sentimento de infelicidade é só mais um sem importância no meio de tanta gente que tem também tem problemas.
❥ "Por que você está se sentindo assim?" - Miga, nem eu sei o motivo.



Se você é uma dessas pessoas que não sabe como lidar com alguém que está enfrentando a depressão, simples, vou lhe dar as duas melhores dicas eveeer!
Primeiro: Abrace! Gente! O abraço tem um poder de cura enorme dentro da gente. Ele enche de "sei lá o que, só sei que é bom" aquele vazio no coração.
Segundo: Ouça! Se você não sabe o que falar, saiba que não precisa falar. Apenas ouça o que a pessoa tem a dizer, pergunte o que ela sente e deixe ela se expressar. Quando ela terminar você vai saber o que dizer, mas se ainda não souber, abrace de novo. Ofereça ajuda.

O site Huffpost indicou numa máteria sete coisas que você pode dizer pra quem sofre depressão.

Demorei pra aceitar que tenho depressão, passei um tempão me auto intitulando louca de modo pejorativo. Visitei muitos hospitais em busca de um "mata leão" pra parar minhas crises, já perdi muitos dias da minha vida deitada na cama, tomei muitos remédios que só me deram efeitos colaterais horríveis e não me ajudaram em nada. Hoje enfim eu tomo apenas um remédio (digo um por que já tomei seis por dia) que controla minha ansiedade e depressão, mas também com o tempo aprendi a me controlar sozinha - não dá pra dar todos os créditos ao remédio né?! E também teve muita gente que me ajudou. Eu tenho sim meus dias ruins, de crises, pensamentos negativos e vontade de chorar, mas tive que aprender a conviver com minha depressão e entender que ela não vai deixar de existir tão rápido, todo dia é uma luta levantar da cama, mas depois que levanto fica mais fácil de viver, por que sobreviver é simples, mas viver é só para os fortes. Não estou aqui pra causar comoção, mas eu quis abrir meu coração e provar que mesmo que seja difícil é importante falar sobre transtornos psicológicos e sobre as causas do suicídio. E pra você que também tá na luta eu deixo o texto bíblico de Isaías 41:10 e te lembro que sofrimento nenhum dura para sempre. Procure ajuda!

Me acompanhe nas redes:
Instagram/Youtube/Facebook/Snap:APENASLEITE 

21 comentários:

  1. Nossa nem imagino o quanto deve ser difícil e tenho toda certeza que só quem passou ou passa por esse tipo de situação que entende o quanto é ruim, eu sou do tipo de pessoa que prefiro não falar nada pq as vezes é pior falar algo desnecessário não é mesmo!?
    Amei o versículo que citou e também tenho uma certeza Deus pode preencher o vazio que sentimos porque ele sempre está conosco!
    beeeiijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil saber lidar e saber o que falar para quem tem depressão, as vezes achamos que sabemos o que fazer, mas quando nos deparamos com a situação ficamos em panico, passei por isso boa parte da minha vida, pois minha mãe tem depressão e é extremamente complicado vivenciar certas situações, mas uma coisa que me ajudou muito e que me fez ajudar ela foi usar sempre o bom humor e sempre fazer ela se sentir em casa <3

    Muito bacana sua postagem, precisamos muito falar sobre depressão, pois muita gente acha que é frescura.

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, até hoje eu fico boba com a capacidade das pessoas de achar que comentários como esses vão ajudar alguma pessoa que está passando por uma situação dessas. É enorme a lista de exemplos ridículos que se pode dar usando o mesmo raciocínio que as pessoas usam ao falar disso.

    Mas eu fico realmente feliz que o setembro amarelo exista, eu também só vim o conhecer esse ano, porém fico feliz dessa iniciativa existir desde 2014. Suicídio não é um assunto bobo que deve ser banalizado, muito pelo contrário é extremamente sério.

    E Leslie eu fico muito muito muito feliz que você tenha conseguido vencer esse monstro que te atormentava, mesmo que ainda ele queira dar as cara, sei que você é MUITO mais forte que ele e aprendeu a dominar essa coisa enjoada da sua vida. Tanto que aqui está você contando isso pra gente ♥♥♥

    Adorei seu relato e as dicas, vamos por em prática para um mundo com mais amor!
    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
  4. Texto maravilhoso! Já superei a depressão e hoje não tomo mais remédios. É certo que a preocupação com o futuro e ansiedade vem uma vez ou outra, mas procuro me apegar unicamente a Deus.
    Beijos e bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Adorei, e acabei meio que rindo das coisas que as pessoas falam, as vezes sem nem perceber que podem até machucar mais essas pessoas.

    Acho que foi o post mais construtivo que li sobre o assunto, até o momento.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Leslie que post lindo, até me emocionei, infelizmente as pessoas não sabem o que falar e acabam falando algo que te deixa ainda pior, é complicado , só quem tem sabe a dor que sente ... Parabéns pelo post! Beijos Larys

    ResponderExcluir
  7. Leslie minha linda... eu amei seu post... eu tbm passo por isso e a falta de compreensão é realmente muito difícil... Post digno de ser compartilhado... Ah, e conte sempre comigo viu... Super beijo

    ResponderExcluir
  8. Muito legal da sua parte vir falar sobre isso e expor sua experiência. É realmente muito triste e preocupante que isso aconteça na vida de mais pessoas do que a gente imagina. Mas quanto mais visibilidade e informação, mais ajuda e menos preconceito! Estamos sempre aí x)
    Beijos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ai Leslie, muita força para você! Que você melhore mais a cada dia!

    E muito bom o teu post, já cansei de ver gente sem noção falando essas coisas :S
    Sensibilidade e empatia antes de tudo, não é?

    Beijos,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante você abordar esse tema e linguagem utilizada. Realmente as pessoas não tem noção do que é a depressão. Sinta-se abraçada <3

    www.jehalmeida.com

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a sua matéria! Eu não sabia que você tem depressão. Eu já passei por uma crise forte de ansiedade, e foi horrível. T-T
    Daí fiquei imaginado se eu sofri com isso, imagine quem tem a depressão? Daí pude entender melhor os meus amigos, a se colocar no lugar deles e estar disposta a ajuda-los principalmente em ser uma boa ouvinte.
    Mas, lembre-se Amore : "Um coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido consome as energias da pessoa."
    Fiz uma matéria no meu blog falando sobre 24 alimentos antidepressivos. Dá uma passadinha e você vai gostar.

    http://www.contapramimmaria.com.br/2016/01/alimentos-antidepressivos.html#comment-form

    Abraços com carinho
    Www.contapramimmaria.com.br


    ResponderExcluir
  12. Puxa, não sabia que vc tinha!
    Imagino o quanto é horrível essa sensação, não tive, mas infelizmente vivemos num mundo onde estamos sujeitos a tudo.
    Parabéns pelo post.


    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Compreender é fundamental... otimo post grande beijo

    ResponderExcluir
  14. É muito dificil lidar com a situação. Tanto pra quem tem, quanto pra que tá fora. Já tive um namorado que teve e foi muito complicado. É estranho, nunca se sabe como agir. O ideal é pensar positivo.
    Adorei teu post.
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  15. Excelente texto Leslie! Vai abrir a mente e o coração de muita gente. O que mais maltrata nos transtornos psicológicos,que cada um tem uma razão de ter, e definitivamente ninguém ten culpa de ser desse ou daquele jeito, é ouvir essas coisas já citadas e vc sentir como se tudo dependesse de você só e vc tão simples quanto mudar de canal, aí a depressão sem motivo por ser um transtorno, se torna uma depressão com motivos, de sentimentos de culpa e não existe dor maior ou menor, cada um sabe da sua dor,como disse o Rei Salomão. Menos julgamentos e mais amor, é diss,o que a gente precisa pra viver,seja qual for o problema. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto Leslie! Vai abrir a mente e o coração de muita gente. O que mais maltrata nos transtornos psicológicos,que cada um tem uma razão de ter, e definitivamente ninguém ten culpa de ser desse ou daquele jeito, é ouvir essas coisas já citadas e vc sentir como se tudo dependesse de você só e vc tão simples quanto mudar de canal, aí a depressão sem motivo por ser um transtorno, se torna uma depressão com motivos, de sentimentos de culpa e não existe dor maior ou menor, cada um sabe da sua dor,como disse o Rei Salomão. Menos julgamentos e mais amor, é diss,o que a gente precisa pra viver,seja qual for o problema. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. OI LESLIE

    primeiro quero dizer que te entendo e muito te admiro por estar abrindo seu coração aqui de maneira tão sincera <3 não é fácil mesmo, é preciso coragem pra falar abertamente sobre a situação.
    E te entendo porque sei como é achar que tá enlouquecendo e que vai morrer naquele instante. Já cheguei a tomar até NOVE remédios por dia, migs (as vezes alguns mais de uma vez no dia, o que duplicava a quantidade de comprimido) e tive crises de pânico horríveis. Já ouvi boa parte dessas frases, gente do trabalho até dando indireta no facebook, acredita? Mas eu não ligo... porque nós somos mais fortes que tudo isso!
    Não é vergonha nenhuma assumir problemas de ansiedade e depressão, principalmente se isso vier a ajudar pessoas em estado semelhante que não sabem o que fazer. Espero que seja o caso de alguém se deparar com o seu texto e sentir uma fagulha de esperança <3

    gostei mesmo, de verdade. E qualquer coisa, conte comigo aqui, viu?

    beeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Maravilhoso ver e ler o seu post. Mesmo sendo uma doença mais comum hoje em dia não é comum alguém falar da sua vida abertamente. Não conhecia essa campanha do setembro amarelo, bom saber. Beijinhos...

    www.nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  20. Tenho passado muito por isso.
    Também tenho crises de ansiedade e pânico que está me deixando internamente horrível, sem vontade viver. Acho que por isso estou tendo depressão, pois por causa dessas crises que estou muito triste, deixando as coisas a minha volta um inferno.
    E sim o pior é dizerem que tudo isso é frescura, e não é.
    O abraço cura mesmo.
    Adorei o post, que nós possamos vencer nossos próprios monstros.
    Beijos.
    sobrevivendo-ao-caos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Também me identifiquei depressiva desde criança e é algo que ainda não superei. Já passei inúmeras vezes pela fase de não querer levantar da cama e não ter ânimo para fazer simplesmente nada e eu acabo sempre me descontrolando. Ultimamente eu venho priorizando respirar, agir com calma, relaxar... para não acabar me estressando e piorando ainda mais a minha situação. Já ouvi de pessoas "vá se tratar!" de uma forma mais pejorativa possível e isso é muito negativo. A gente já se sente sozinha e quando as pessoas nos fazem nos sentir sozinha é pior ainda. É muito simples ajudar alguém e as pessoas não facilitam, infelizmente.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo