agosto 29, 2017

#3 Mudando os Hábitos: 10 Dias "Saudáveis"


Dez dias de mudança de hábitos alimentares e vocês me perguntam, "como anda a dieta saudável?" E eu respondo, "Cheia de jocadas". Mais de uma semana tendo como base de alimentação o conceito Low Carb. Migs, se tu não sabe do que estou falando, te aconselho a visitar o post #1 Mudando os Hábitos: Alimentação Low Carb pra poder ficar por dentro do assunto e compartilhar comigo dessa experiência muito louca que é trocar uma colher de açúcar por quatro gotas de Stevia.

O café da manhã tem sido muito difícil. O mais difícil quando se começa na vida low carb é o café da manhã, por que praticamente tudo o que estávamos acostumados a comer nesse horário é proibido durante a dieta. Eu comecei fazendo ovos mexidos, porém, só isso não estava matando minha fome, então, eu passei a adicionar sim um pouco de carboidrato na minha primeira refeição do dia, como umas cinco bolachinhas de leite ou duas fatias de pães 14 grãos, esse mostrou ter menos carboidratos na tabela nutricional dentre todos os outros pães da prateleira do supermercado, 16g. Sim! Eu conferi 95% dos pães. Li uma matéria fitness em que dizia que era uma boa opção fazer jejum de manhã. Se você não tem fome nesse horário, ótimo! Mas, no meu caso, eu tenho (e muita), ou seja, jejum nem pensar. O fato é que, muitas das receitas Low Carb para o café da manhã necessitam de farinhas das quais eu ainda não tenho em casa (farinha de amêndoas, de amendoim, nozes, linhaça, coco...) e eu descobri que muitas delas custam os olhos da minha cara e tem que deixar o rim de garantia. Então, ainda estou pesquisando um tipo de farinha Low Carb que se harmonize com meu bolso e minha dieta, para poder enfim largar as pequenas porções de carboidratos no café da manhã.


Vontade de Doce. Consegui tirar totalmente do meu dia-a-dia o açúcar refinado, usei ele apenas uma vez nesses dez dias, passei a usar Stévia, o problema, é que, como a Evelyn Regly diz no vídeo abaixo, a Stévia não adoça efetivamente, na verdade ela amarga. A parte boa é que meu paladar não reclamou, então melhor ela do que açúcar, mesmo assim, procurei opções de bebidas que eu nem precisasse adoçar. Sobre a vontade de chocolate, não resisti, comprei um 40% cacau da Lacta, essa porcentagem não é low carb, mas me satisfez e eu saboreei com equilíbrio, a barra durou três dias.


Minhas Jocadas. Aprendi uma palavra nova ontem: Jocada, que significa dar uma mancadinha, comer coisinhas fora da dieta. Ninguém é de ferro né queridos? Dentre algumas jocadas, neste fim de semana eu comi um Hambúrguer e tomei Coca, por que não tinha nada Zero no estabelecimento... Alô lanchonetes do meu Brazel! Cheguei á conclusão que preciso achar uns estabelecimentos de comida (gostosa) fitness na minha cidade. Mas no geral, estou feliz, acho que eu nunca comi tantos vegetais e frutas em tão pouco tempo.

Notei Benefícios. Entre três e cinco dias sem comer açúcar e diminuindo o carboidrato eu senti uma diferença corporal, eu desinchei! Não sei se cheguei a emagrecer, mas eu me senti mais leve, até a minha pochete de barriga eu senti murchar. Também, nesses dez dias de dieta eu aprendi duas coisas, (1) se sentir estufada depois de comer não é sinônimo de satisfação e (2) azeite de oliva fica bom com praticamente tudo! Haha. Também, parei de beber durante as refeições, nos primeiros dois dias automaticamente meu cérebro procurava um copo ao lado do prato, mas depois, parou de fazer falta. Já não é necessário. Por isso que eu tenho esse sentimento de felicidade mesmo com as furadas que dei na dieta. Acho que os benefícios foram maiores do que três batatinhas fritas que eu comi.

Escrevendo este post eu acabei percebendo que não tirei fotos, então, nos próximos posts vou tentar trazer mais imagens para ilustrar minha experiência. Quanto aos exercícios físicos, calma gente, preciso criar coragem. Daqui a alguns dias trago mais experiências, até lá espero que já tenha acabado a minha busca pela farinha perfeita, haha.

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