17 julho 2018

O Dia Em Que Eu Limpei Meu Guarda Roupa





Desde que me casei, a três anos atrás, eu sentia que precisa fazer uma limpa no meu guarda-roupa e me desapegar de peças das quais eu não usava mais. O fato é que desde 2014 eu passei a engordar de forma progressiva a medida que tomava remédios para depressão e ansiedade, em quatro anos eu engordei 26kg e tive que começar a lidar com meu novo corpo da melhor forma possível. Não vou comentar detalhes sobre esse assunto por que esse post não se trata diretamente sobre o meu corpo, mas sim, sobre o meu guarda-roupa, em como eu deveria desde o começo ter gradativamente mudado meu armário.

Em um lindo dia de sol que eu estava sem meu computador para trabalhar, pois algumas semanas atrás ele foi para a assistência técnica, abri meu guarda-roupa e decidi, "É hoje!". Comecei pela parte mais fácil, retirando tudo o que eu já tinha certeza que nunca mais usaria, um sapato de salto quinze que era um número maior do que o meu pé, lembro do dia que o comprei, era um número maior que o meu por que estava na promoção, mas não tinha o meu tamanho e eu trouxe pra casa assim mesmo. Por esse mal exemplo da minha parte, já aprendemos que para se ter um guarda-roupa ideal, é necessário fazer compras inteligentes. Também separei um sapato maravilhoso, salto quinze, feito a mão e edição limitada, mas que estava machucando muito o meu pé inchado. Eu não o doava ou vendia por que o amava. Mas, desapeguei. As vezes é necessário dar adeus a alguns itens que não nos agrega em nada e mantemos apenas por memória afetiva, como foi o caso do meu all star infantil feminino, usei por uns três anos a fio para ir à escola e custei a joga-lo fora, mesmo depois que ele estava bem surrado.

Junto com os sapatos, foram para a sacola várias peças de roupas que eu não usava a muito tempo por causa do argumento, "ahhh... quando emagrecer eu vou conseguir usar, então, vou deixar guardado!". Por causa desse pensamento, o meu guarda-roupa se resumia em roupas para uma pessoa que pesa 58kg e roupas para uma pessoa que pesa 20kg a mais. Desmistifiquei esse raciocínio e aceitei que eu sou assim agora, talvez um dia eu volte a pesar entre 58kg e 65kg, mas naquele momento de detox de gavetas, eu resolvi abandonar a Leslie de quatro anos atrás, até por que, atualmente eu gosto de ter coxas torneadas e um bumbum cheio, gosto de ser como sou hoje, então, por que guardar roupas antigas esperando voltar a ser como antigamente? Não fazia sentido. Hoje, fico feliz de usar 42.

Quando terminei, meu guarda-roupa passou a ter mais espaço e meu coração se sentiu mais leve. Dividi as roupas em duas sacolas, uma para venda e doação, e outra para reparos, essa última tinha pouca coisa. Dois dias depois, levei a sacola para venda e doação à um brechó aqui perto de casa, consegui R$40 por metade da sacola, o resto dela, pretendo doar ou oferecer em outro brechó.

Acredito que não se tratando apenas do guarda-roupa, mas, tudo o que fazemos que tem como base a renovação é animador, aumenta a autoestima e nos motiva a ter hábitos mais saudáveis e simples, como por exemplo, manter o armário em ordem e fazer compras mais conscientes.


28 comentários:

  1. Oi Leslie

    Eu ainda tô trabalhando minha mente pra desapegar de roupas de qd eu era magra!
    Aquela velha promessa de emagrecer e poder usar td outra vez!
    Mas tenho fé que num futuro próximo estarei desapegando tb!
    Parabéns pela atitude...

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. "é necessário fazer compras inteligentes" Isso aprendi ao longo da vida após perceber também, que meu guarda-roupas não era "meu" era de uma pessoa nada a ver, a gente cresce e conforme vai amadurecendo por incrível que pareca as nossas roupas vão mudando. Melhor coisa que fiz, mudei tudo até o próprio guarda-roupas em sim.
    Ótima atitude! Renovar é sempre bom.

    Blog Levando a Sério | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. De seis em seis meses eu faço A limpeza em meu guarda roupa, me sinto mega mais leve! Eu sou uma pessoa que muda muito e metade das minhas roupas acabam por não me representarem mais e aí eu fico "pra que manter?" e doo, mas não é nada fácil!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Fiz algo parecido esse mês. Consegui doar muita coisa que estava parada aqui em casa. Vivia falando deixa ai guardado para quando alguém pedir eu doar. E assim ficaram mais de um ano, paradas, só esperando alguém aparecer para doá-las. Mas ai fiz minha parte e anuncie no Facebook que tinha roupas para doar e dei elas para uma igreja. Como foi bom a sensação de finalmente ver aquelas roupas sendo levadas para pessoas que iriam precisar.
    Não faço ''limpeza'' no meu guarda roupa sempre porque tenho pouquíssimas roupas, mas minha mãe em compensação não tem nem mais onde guardar as roupas dela. Quero muito que ela pare e faça a limpa, mas ela nunca tem tempo.

    Beijos

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  5. Estou mudando o meu guarda-roupa também porque só agora descobri o que eu realmente gosto de usar. No meu caso não é muito fácil desapegar, já que tudo que tenho ainda serve em mim, mas sempre penso se vou usar aquela roupa novamente.
    A sensação de guarda-roupa vazio é maravilhosa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Fazer limpa no armário deixa a gente leve né? Nos apegamos a esse de "ah um dia vou usar" e NUNCA chega. Daí acaba que a gente nem acha as coisas que servem na gente e acaba não usando nem o que "presta".

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bom fazer a limpa nas nossas coisas estou precisando fazer isso logo logo.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  8. Sempre é bom desapegar de peças que não usamos mais.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Olá. Sempre fui muito desapegada a coisas materiais. Estou sempre comprando peças novas e tirando outras, porque a ideia de ficar com algo que não usarei me causa "agonia". É muito libertador encarar a vida sem excessos. É aceitar com amor o que a vida nos traz. Um grande beijo. 💚

    ResponderExcluir
  10. Amei demais seu post, Leslie. Me identifiquei muito, depois que engordei continuei guardando algumas roupas e era aquela frustração toda vez que abria meu guarda-roupa e queria usar aquela peça e ela não me servia mais. Tirei tudo, até as peças que eram meus xódos e foi como tirar um peso das costas. Faz um bem danado!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leslie
    Ás vezes a gente precisa dar um limpa nas coisas e deixar outras irem embora. Eu tenho tanta roupa lá em casa, até porque minhas irmãs usam as minhas que fica difícil tirar um dia pra faxina. Além disso são roupas que contem tanta história que fico um pouco preguiçosa de jogar fora, mas quero fazer o que você faz.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu faço com frequência uma limpa em meu guarda-roupas. A sensação de renovação é maravilhosa! Parece que tiramos um peso, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Esse ato de limpar o guarda-roupa é muito mágico, pelo menos uma vez ao ano eu tento separar coisas que eu já não uso mais, para doar ou vender. Deixa a gente tão leve e tão renovada né? Sobre seu corpo, fiquei tão feliz ao ler seus relatos, e mais feliz ainda em saber que você é feliz hoje, é uma das maiores dificuldades atuais, o ato de se aceitar.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  14. Tirar aquelas peças que a gente deixa jogada no guarda roupa dá uma sensação tão boa,me sinto mais le rs bjos

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leslie!
    Me identifiquei muito com você, pois 90% do meu guarda-roupa são roupas que eu estou guardando para quando emagrecer de novo. Ou seja, eu não uso quase nada do que está ali e cada vez que vou sair é uma tristeza para encontrar algo que fiquei bom.
    Eu também dou uma limpa nele todos os anos, mas essas roupas de "vou usar quando emagrecer" tomaram conta dele quase inteiro. Preciso desapegar igual você!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente eu te entendo. No meu caso não só roupas mas também objetos que eu acredito que um dia irei usar. Mas to aqui firme e forte.

    Teve um bazar quanto eu esta 9* série, e eu comprei um colete da marisa por 2 reais que nunca tinha sido usado, menina eu guardo isso até hoje e eu também nunca tive coragem de jogar fora, minha mae ja tentou deiversas vezes colocar na doação mas algo dentro de mim diz que algum dia chegará a hora de usar, e até agora estou esperando hahaha

    Eu amei o post, e amo post assim <3

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre procuro fazer um limpa no meu armário,mais sempre sobra aquela peça que eu fico deixando para depois e este depois nunca aparece rs
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Tbm passei por quadro de ansiedade e depressão. Esses não foram o problema para eu engordar, mas te entendo e temos mesmo que, de vez em quando, baixar no armário e fazer uma limpa, até para renovar as energias.

    Bjkas!

    ResponderExcluir
  19. Oie,

    Eu amo fazer a limpa e ajudar pessoas que precisam. É bem difícil saber que tem pessoas que morrem de frio enquanto estamos tão confortáveis nessa época, né?
    Eu desapego também porque eu me enjoo muito rapido de uma peça de roupa, e sempre tou com poucas peças por ter um estilo tão passageiro.

    Abraços.
    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu estou mudando o meu quarto e fui meio que forçada a fazer uma limpa também.
    E é bem isso, uma sensação de leveza inexplicável. E abrir o guarda roupa e ver espaço e ele arejado é bom demais.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  21. acho mt importante fazer essas limpas periódicas em tds as areas da nossa vida! no guarda roupa costumo fazer +/- 2 vezes por ano, é importante fazermos escolhas mais consistentes de moda e nao acumular tantas coisas desnecessárias

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido
    www.instagram.com/liviaalli

    ResponderExcluir
  22. Também fiz um refresh ao meu guarda-roupa á pouco tempo e dei muita coisa a uma instituição de crianças, sem dúvida que ficamos mais leves, mas com o coração muito mais feliz.
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  23. Oiiiiii Leslie!!! Que post maravilhoso! Fiz o mesmo na época em que me mudei para os EUA, tomei coragem depois de ler o livro da Marie Kondo. Se eu soubesse que me faria tão bem, essa "limpa" no guarsa-roupa já teria acontecido há muuuito mais tempo 💖 kissinhos

    ResponderExcluir
  24. Preciso fazer isso, tive esse problema de engordar, e faço exatamente isso, guardo as roupas pq um dia vou emagrecer e voltar ao peso anterior, preciso muito desapegar, o problema é a coragem. Tu foi com toda certeza, muito corajosa.
    Beijos
    Blog Vic Israel // Facebook // Instagram

    ResponderExcluir
  25. Oi Leslie, tudo bem?
    Eu preciso MUITO desapegar das peças do meu guarda roupa.
    peças que eu sei que não vou usar e que ocupam espaço e fazem me sentir culpada por mante-las. Adorei seu desabafo <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  26. Oie,
    Na semana passada eu fiz a mesma coisa. Dei uma geral no meu guarda-roupa tirando todas as roupas para limpas todo o guarda-roupa por dentro. A intenção não era me livrar de nenhuma roupa, mas a medida que fui dobrando vi muita coisa que não tinha utilidade para mim. Tirei muitas calças e bermudas para doação, que cabem, mas eu não uso. Blusas que não cabem e muitas outras coisas. As gavetas estão mais leves.
    Beeeijooo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  27. É muito bom ter um guarda roupa enxuto, com peças que a gente realmente use né? Também já fiz esse destralhe e fui bem radical. Mas foi ótimo porque agora consigo usar todas as peças que sobraram, e está bem mais fácil encontrá-las no armário rs

    ResponderExcluir
  28. Oi Leslie
    No começo desse mês fiz um limpa necessário no meu armário. Tirei todas as minhas roupas, do armário e da cômoda, joguei tudo em cima da cama e comecei. Tirei muita coisa que eu não usava mais e reduzi bastante minhas peças, mas ainda sinto que posso retirar mais. Tenho muito de tudo e sou grata por isso, porém quero ter uma vida mais consciente e com menos consumo. Tem anos que não compro roupas pra mim, porém sempre ganho muita roupa de toda a família e acabo acumulando roupas que nem tem a ver comigo, roupas que uso só porque alguém me deu e coisas assim. Aos poucos estou mudando isso, mas ainda tenho um longo caminho a frente.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo