28 janeiro 2019

Você Sabe O que é Sisal?





Sabe a bolsa de palha que é a tendência do verão e você está super desejosa por uma pra chamar de sua? Pois bem, possivelmente a bolsa de "palha" não é feita de palha, mas talvez de sisal. Você sabe o que é sisal?

A roupa que você está usando agora é feita de um tecido, que por sua vez, é desenvolvido por meio de um tipo de fibra. As fibras são divididas em naturais e sintéticas. Um exemplo de fibra natural é o algodão, muito conhecido por sua propriedade de conforto e passagem de ar, é por isso que em dias de muito calor sempre nos é recomendado usar roupas de tecidos com uma porcentagem grande de algodão, pois a nossa pele abafa menos e respira melhor com esse tipo de tecido, ao contrário do que acontece quando usamos poliéster por exemplo, que é uma fibra sintética semelhante a plástico, ao usar uma blusa de poliéster no calor, é possível notar que ela gruda facilmente no corpo e nos faz transpirar muito mais do que se estivéssemos usando uma roupa de fibra natural. Fica a dica

E também existem os tecidos de origem animal, como é o caso da seda ou do tecido da sua bolsa de couro feminina.


O que é Sisal?


O sisal é uma fibra natural, e assim como o algodão, o sisal é inicialmente uma planta. E a título de curiosidade, o sisal é a fibra natural mais dura que existe, por isso ele é usado principalmente para a fabricação de cordas e fio têxtil, ou seja, a bolsa de "palha" que tem aí no seu armário provavelmente é a bolsa mais resistente que você possui. Além disso, o sisal não é usado apenas em bolsas, mas também em detalhes têxteis e solas de sapato, eu mesma tenho desejado uma sandália com salto plataforma de sisal.


Mas tem problema eu continuar chamando o acessório do verão de "bolsa de palha"? Não. Esse post tem o objetivo de ser informativo e não crítico. Por exemplo, as calças jeans verdadeiras, por assim dizer, são as calças feitas de denim que tem dois bolsos atrás e três na frente incluindo um moedeiro, mais ou menos que isso não é oficialmente uma calça jeans, é apenas uma calça de denim, ou ás vezes até de sarja que a gente acaba chamando de jeans. Inicialmente o jeans não era um tecido e sim um modelo de calça, mas, com a generalização do consumidor tudo virou jeans. Assim como nós insistimos em chamar salopete de jardineira e certos tecidos artificiais de couro sintético. Mas, acredito que mesmo que no dia a dia a comunicação seja mais fácil quando falamos "errado", é importante saber o que realmente está por trás da indústria têxtil, isso é conhecimento, e como consumidora você terá conhecimento suficiente para não acabar comprando gato por lebre.



Espero que tenha gostado desse post e que ele tenha sido informativo pra você. Me conta aí nos comentários se você já sabia sobre o que eu expliquei aqui e se gosta desse tipo de post, quem sabe ele não vira uma série.

24 comentários:

  1. muito legal saber mais sobre o sisal, eu to doida por uma bolsa desse material, acho que combina mt com o verao

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que eles eram chamadas assim! Acho essa tendência incrível.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  3. Uau, não sabia que algumas peças eram feitas com esse material. Nem preciso dizer que acho o resultado incrível, né? As anabelas são meu xodó!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Da Zanphy eu nunca experimentei. Vou procurar! hohoho! Sobre a dica, testa sim. E depois me conta se deu certo! ;)

    Não fazia ideia que a bolsa de palha não é feita de palha! hahaha! E claro que não sabia também o que era sisal. Sempre bom aprender!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leslie
    Achei legal você trazer esse post porque vi a Flávia Pavanelli la do insta se desculpando por usar uma casaco 100% de couro animal, e tipo, a mulher é uma influenciadora digital e nem se preocupou em descobrir da onde veio o casaco? Hoje em dia é tudo falsificado, mas como essas blogueiras promovem marcas famosas, tem que ter na cabeça que tudo ali veio de algum lugar, e ás vezes é de pelo de animal mesmo.
    É sempre importante a gente ter esse conhecimento porque ás vezes ajudamos uma indústria que abusa desses recursos pra vender mais sem saber.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua postagem, é super explicativa e acabei conhecendo um pouco mais sobre o Sisal - que até então não conhecia rs

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
  7. Ahh que legal, Leslie! Eu realmente não fazia ideia, inclusive tenho uma bolsa de palha que prestarei mais atenção no detalhe dela. Eu acho incrível e bem versátil essa tendência :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    primeiramente essa bolsa é linda, eu tenho um sapato que tem um detalhe em corda de sisal, minha irmã estava louca por um sapato desse da foto, mas antes tinha poucos modelos na onde moro e ainda tem, fora que as vendedoras não sabiam o que é isso.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Leslie, achei seu post ótimo, super explicativo!
    Já tinha ouvido falar em sisal, mas não sabia que era uma planta kkkkkk. Tá vendo, vivendo e aprendendo! xD
    E continuo chamando jardineira de salopete, é mais fácil de lembrar kkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. não sabia disso! :O
    nem do jeans!
    acho que é igual aos alimentos, que a gente generaliza chamando pelo nome das marcas! kkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que não tenho nada em sisal, mas acho bem bonito, principalmente em bolsas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Leslie, tudo bem?
    Sei que esse tipo de peça está bem tendência, mas não consigo curtir. :(
    Acho que é romântico demais pro meu estilo hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Opa, não sabia disso da roupa de algodão, vou procurar usar agora só as roupas de algodão nesse calor, haha! Eu já tive um sapato com esse detalhe em sisal, mas sabia que não era palha, só não sabia o nome certo, haha! Eu ficava pensando "Não é possível que seja palha, tá aguentando meu peso" haha! É muito bom conhecer as formas certas de materiais usados nas roupas, principalmente pra não comprar errado pelo preço do real produto. Igual o lance do couro sintético, muita gente compra pensando que é o couro real (eu prefiro o sintético mesmo, mas tem gente que quer a material real e se engana fácil). Adorei o post!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que nós, como estudantes e formadas em moda, devíamos sempre fazer esse tipo de post informativo. Eu AMEI seu post e aposto que muitas meninas aprenderam muito, inclusive, eu.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Bem legal o seu post e com muita informação.
    Eu já tive um tênis com salto plataforma de sisal e era super resistente. Agora entendi porque o tênis ficou destruído e o salto inteirinho.
    Eu queria muito uma bolsa de sisal, mas não é muito fácil de encontrar aqui na minha cidade.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  16. Genteee! Eu jurava que era palha
    Amei o seu post, adoro peças nesse estilo, sempre quis usar, acho tão fino
    Beijos
    www.instagram.com/siteopsquerida/
    www.opsquerida.com.br/
    web.facebook.com/blogopsquerida/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Leslie!
    Eu já conhecia o Sisal e adoro, mas não sabia que jeans era um modelo! Gostei muito dessa postagem, pois é mais do que só apresentar algum produto, mas tem umas curiosidades legais e que nem todo mundo sabe. Adorei!
    Ah, toda vez que você fala que comprou um livro por indicação minha, fico com medo de você não gostar, socorro hahaahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  18. Eu acho um charme, adoro.
    Beijos. ❤️
    http://lewestinblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Um ponto positivo do verão é a volta de peças em sisal, essa bolsa está na minha wishlist!


    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre achei linda essas peças em sisal, mas não sabia que se chamava assim hahaha Eu confesso que falava "Ah, que parece palha...", mas adoro o estilo, principalmente em tênis e sandálias.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  21. Eu amei seu post! Achei muito informativo. Não sabia isso do sisal. Nem sabia da existência dele. Para mim era tudo palha mesmo. Sobre a roupas em algodão e poliéster, eu já tinha reparado nisso, que tem roupas que esquentam mais, mas não sabia por que. Bom saber!!
    Podia trazer mais posts assim, amei saber mais sobre isso.

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo