14 abril 2022

Qual a Diferença Entre Taça de Vidro e Cristal?




Qual a Diferença Entre Taça de Vidro e Cristal?

@JillWellington | Pixabay

Como dona de casa, meu sonho ainda é ter uma grande cristaleira com uma coleção de belos copos e taças dentro, mas antes de começar a comprar esses utensílios, é legal entender a qualidade e diferença entre eles. Por exemplo, as taças de cristal são sofisticadas e tem sinônimo de requinte, mas como fazer para não acabar comprando taças de vidro, quando se achava que eram de cristal? Veremos nesse post.

Diferença Entre Taças de Vidro e de Cristal


A grande diferença entre as taças de vidro e cristal é a fabricação, enquanto as peças de vidro utilizam materiais simples, as taças de cristal são desenvolvidas com 24% de chumbo em sua composição, o que as torna brilhantes, sonoras e finas, mas isso não significa falta de qualidade, ao contrário, o metal deixa a taça de cristal mais resistente do que a de vidro.

Qual a Diferença Entre Taça de Vidro e Cristal?

@anncapictures | Pixabay
Mas o chumbo não é tóxico? É sim. Porém, para que uma intoxicação ocorresse, antes de ser consumida a bebida deveria descansar por dias na taça de cristal. Portanto, não precisa se desfazer das suas taças depois de saber dessa informação, pois não há risco à saúde. Mas, também há outras opções, com uma concentração menor de metais, como os cristais de vidro, que levam apenas 10% de óxido de chumbo em sua fórmula, ou os cristais bohemia, que com altos investimentos tecnológicos, conseguiram substituir o chumbo por titânio.

Você consegue distinguir uma peça de cristal da de vidro utilizando seus sentidos, o cristal é mais fino (em especial a borda das taças) e translúcido, ele é sonoro e intensifica o sabor da bebida.

Por que Investir em Taças de Cristal?


As taças de vidro não proporcionam aderência à bebida, principalmente a vinhos, pois são grossas e pesadas, impedindo uma boa degustação. Já as taças de cristal, são mais delicadas e lisas, proporcionando uma melhor apreciação da bebida.

Taças de Cristal para Vinho

Let's Eat It
Além disso, as taças de cristal podem ser uma boa escolha de presente para noivos, aniversários de casamento ou chá de casa nova. E as peças de cristal tornam um evento mais formal e sofisticado, podendo até mesmo fazer parte da decoração de grandes celebrações.


Existem inúmeros tipos e modelos de taças de cristal e boa parte delas são feitas para a apreciação de bebidas específicas. Mas, para também utilizá-las na decoração da sua casa, assim como ainda quero ter na minha cristaleira, você pode optar por um modelo moderno ou clássico, o importante é elas se harmonizem com o estilo geral da sua casa, e que ao usá-la você possa apreciar perfeitamente o sabor da bebida.


6 comentários:

  1. Oi, Leslie!
    Com cristal não podemos ter apego, apesar de alguns serem mais resistente que vidro. Costumo lavar com água quente e bicarbonato para não deixar resíduos, o que pode interferir no gosto da bebida. Dependendo da situação, dou preferência ao vidro.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Não sabia tudo isso sobre elas! Acho as de cristal mais chique do que as de vidro, mas aqui em casa só temos de vidro por enquanto.

    Bom findi!

    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu amei ver a diferença aqui, gostei muito de saber.
    Beijos.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Quando eu li o título, eu ia fazer uma brincadeira: a diferença é que uma eu tenho em casa e a outra não xD. Mas gracinhas a parte, eu realmente não tinha ideia que a de cristal era mais resistente do que a de vidro. Não sabia também que influenciava no sabor do vinho e agora me sinto obrigada a dar de presente para a minha mãe, pois ela tem assinatura de clube de vinho.
    Gostei muito do post ♥
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leslie!
    Sabia que tinha diferença na fabricação, mas não tinha a informação de qual diferença era essa. Adorei conhecer mais.
    Acho lindas as taças em cristaleiras!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  6. Oi Leslie,
    Amei saber a diferença das duas, realmente olhando assim de fora é difícil ver as diferenças. Amei suas dicas ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo