17 junho 2022

Resenha: Livro A Mulher Silenciosa de A.S.A. Harrison




Junte uma grávida desatenta com livros de nomes parecidos, e o resultado é eu lendo "A Mulher Silenciosa" quando na verdade era pra ter comprado o e-book de "A Paciente Silenciosa". Parabéns pra mim! Só me dei conta do erro depois que já havia lido pelo menos os três primeiros capítulos e achado bastante monótono, mas como castigo pela falta de atenção e por ter gasto meu rico dinheirinho em uma obra que nem nunca tinha ouvido falar, me obriguei a ler o livro.

Juntos há 20 anos, Jodi e Todd tem um casamento aparentemente invejável. Ele é um empreiteiro de sucesso que banca uma vida de luxo para si e sua esposa, com direito a carros opulentos e presentes regados a corrente de ouro. Já ela, é uma mulher que coleciona diplomas e no momento trabalha como psicoterapeuta, atendendo apenas dois pacientes todas as manhãs, e mantendo o resto do dia livre para seus afazeres de esposa. A vida em conjunto funciona bem, Jodi sabe que Todd é adúltero e aceita suas traições para manter as aparências, mas não é fácil viver fingindo, e depois que Todd sai de casa para morar com outra mulher, Jodi começa a ver o assassinato como uma solução.  

Gênero: Thriller Psicológico | Páginas: 308 | Editora: Intrínseca | Nota: 

A Mulher Silenciosa traz uma escrita em terceira pessoa e com pouquíssimos diálogos, e não bastasse essa sensação de leitura maçante com páginas e mais páginas de textos, o enredo é linear, passa-se mais da metade do livro sem grandes acontecimentos. Os capítulos se resumem a análises psicológicas sobre o motivo do casal protagonista agir como age. 

E que casal sem noção temos aqui hein! Todd é um belo cafajeste, dá suas puladas de cerca sem pudor, até que algo que não estava em seus planos acontece. Coloque uma novinha esperta na história e temos um homem agindo como um babaca em sua crise de meia idade, esse é Todd. Já Jodi é aquela personagem que a gente não sabe se acolhe ou se dá uns tapas pra ver se acorda pra vida! Ela sabe das escapadas de Todd, mas é extremamente passiva, age como uma perfeita dona de casa e segue sua rotina sem interferências, mesmo com a galhada pesando na cabeça.

"Existem muitas razões para uma mulher ficar com um homem, mesmo quando já desistiu de mudá-lo e pode prever com clareza como será o resto de sua vida ao lado dele." - Pág. 148

Apesar do livro ser relativamente monótono e o enredo contínuo, eu me vi interessada na história por que foi como acompanhar uma novela, eu queria saber que fim teria aquele casamento por conveniência. Jodi vestiria um cropped e reagiria? Todd pagaria seus pecados devido às consequências de suas ações impensadas? Mas infelizmente, nem o plot me conquistou, foi feito muito suspense para uma revelação simplória e previsível.

Também não consegui me apegar aos personagens, Todd pode parecer o vilão da história e ele é digno de ódio, mas mesmo assim, ainda é a pessoa com mais atitude e sentimento entre o casal, ele é palpável. Ao contrário de Jodi, que parece um robô e não demonstra nenhuma emoção, e isso não é parte da representação de uma personagem assassina e psicopata, Jodi está bem longe disso, na verdade ela é apática e inativa, desinteressante como um todo.

"Mudar seu jeito de ser por causa de um homem não é algo muito popular hoje em dia; certamente não é uma maneira independente de se encarar um relacionamento. Sacrificar seus valores no altar do amor já não serve como ideologia." - Pág.148

Terminei o livro com a sensação de que faltou algo, pois uma personagem importante some do enredo sem nenhuma explicação. Além disso, alguns acontecimentos ficam subentendidos, a autora deixa que o leitor tire suas próprias conclusões, e eu detesto quando isso acontece em um livro.

A Mulher Silenciosa é um thriller psicológico de estreia, não é arrebatador e indico apenas para quem tem bastante paciência, não leia com grandes expectativas, tinha tudo pra ser Girl Power, talvez até comparado com A Gaiola de Ouro, vingança e feminismo, mas infelizmente não foi assim. Pode ser que pra você seja uma ótima leitura, mas pra mim foi como ter gasto dinheiro em comida ruim, não apreciei em nada e não pude obter meu dinheiro de volta. Decepção.


17 comentários:

  1. Como eu ri no começo desse post, desatenta igual eu para ler os títulos hahahahaha
    Já comprei livros errados por terem temas parecidos.
    Pena que faltou alguma coisa mas, fiquei feliz por ter concluído a leitura.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma pena ter comprado o livro errado e ainda ser um livro que não te interessou. Acho que não seria um livro que eu pegaria para ler. Essa semana também terminei um livro que achei terrível, mas comecei a ler porque ele era bem avaliado na Amazon.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. ai, siá. q pena q vc não curtiu o livro. eu abri aqui o link da amazon pra ver outras avaliações e tá repleto de reclamação. gnt falando q sinopse fala demais, é praticamente um resumo de tudo... q chato, principalmente por ser um livro de estreia.

    esse não é o meu gênero preferido de leitura, apesar de eu ter ficado curioso pra saber o que acontece mais na história. mas dar 19,99 num ebook q o povo fala q é ruim eu nao vou arriscar, não. huahuahuaa

    vou te indicar um autor q escreve sobre muita história nessa vibe e q sempre adoro: James Patterson. o livro "Toda a verdade", do David Baldaci, é muito bom tbm. muito mistério e ação.

    bj!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    HAHA ninguém merece também esses títulos todos iguais. As vezes até pra mencionar em postagem eu tenho que pesquisar pra ver se não estou confundindo... e a época da febre das mulheres no escuro?
    Eu acho que comprei esse livro numa Bienal passada, estava menos de 6 reais, talvez lendo sua resenha eu tenha compreendido.
    Ninguém merece thriller sem graça e cheio do marasmo, ainda com personagem desinteressantes. Já vou com menos expectativa.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu te entendo... rsrs
    Também sou toda distraída com as coisas, confundi o nome dos trem é uma das minhas prioridades. kkkk
    Esse livro estava na minha lista de leitura, porque achei o título interessante, mas vendo sua resenha sincera, nem vou perder meu tempo lendo, ainda mais sobre um cara abusivo que dá vontade de "gastar o réu primário".
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. Oi Leslie! Não li esse livro ainda, mas confesso que não chamou minha atenção. Que pena a troca não ter sido boa e você não ter apreciado a leitura, espero que leia o que realmente desejava e curta. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie, tudo bem?
    Nossa, sinta-se abraçada, sei bem como é investir $ tanto em livro quanto em comida ruim HAHAHAHA! Lembro de sentir algo parecido com A Mulher na Janela, que era hypadíssimo e ainda ia virar filme, uma trama que tinha tudo pra me agradar... mas foi uma encheção de saco sem fim com apenas um bom plot twist lá pro meio do livro. Bom saber que devo passar longe de A Mulher Silenciosa também.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Leslie, tá boa?
    Não li esse livro, mas é um gênero que eu gosto bastante. Ando com ressaca literária, mas quero voltar em breve.
    Bjs e boa semana
    www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não sou muito familiar com thrillers psicológicos, mas os que já li são longe de serem monótonos, então alguma coisa errada não está certa com o tom desse livro hahaha. E tenho vontade ler alguma obra do autor do livro que você queria ter comprado, mas não sei qual escolher primeiro.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leslie.
    Que pena que você comprou um outro livro e não gostou dele.
    Eu te entendo porque sempre compro coisas erradas. kkkk
    Pela sua resenha, sinto que o livro não é muito bom e não surpreende.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  11. Lendo essa resenha e tomando pavor desse livro, parece ser bem ruim e zero me apeguei a ele, puxa, pelo nome esperava um pouco mais, já sei que vou correr dele, pois detesto leituras assim

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu não te julgo pela desatenção em ler os títulos dos livros, pois também não me ligo nisso, haha. Quando você disse que era um thriller psicológico, eu já fiquei com a "anteninha ligada", por achar que seria uma boa surpresa, mas pelo visto, não foi bem assim... =/ Uma pena que a leitura não te foi agradável, e eu acho que vou deixar passar também, pois me lembrou 'A Garota no Trem'.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  13. mulher, entrei nesse post jurando que era sobre a paciente silenciosa (que tb quero ler) e comecei a rir aqui logo no começo kkkkkkk que saco que comprou errado e que não curtiu tanto a história! tb não conhecia esse livro, gostei bastante desse primeiro trecho que destacou haha

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de thriller psicológico, mas em filmes...Realmente não é um livro que eu iria ler. E uma pena que você não curtiu... É triste gastar dinheiro com algo que não gostamos :/ faz parte hehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro, mas obrigada por compartilhar sua experiência conosco, assim a gente não correp risco de comprar achando que é uma história incrível. Kkk

    Inclusive imagino sua frustração pq já vi várias resenhas elogiando A paciente silenciosa.
    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  16. Oie ! Que loucura hahaha os títulos são super parecidos mesmo, um erro que não merece julgamentos.

    Nunca ouvi falar do livro, sua resenha foi super explicativa, e esse estilo de livro também não me agrada, colocar homens para trair suas esposas como se fosse algo normal, é bem chato.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  17. Um livro interessante e de compreensão única basta a entender que os fatos compreende se aos acontecimentos finais ,sem dar a entender

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo