Pixabay @OleksandrPidvalnyi |
O sonho de todo brasileiro é ter uma casa própria, mas o que é mais vantajoso:
comprar ou construir?
O jovem millennial sabe que atualmente ter um imóvel em seu nome não é tão fácil quanto antes, então, quando consegue essa oportunidade, ele se vê diante da decisão de comprar uma casa já pronta ou construir do zero.
Sabemos que às vezes o tempo de espera pode ser o mesmo, comprar um apartamento na planta por exemplo, talvez demore tanto quanto o tempo necessário para se construir uma casa, mas as duas possibilidades tem seus prós e contras, e é importante que a pessoa que deseja ser proprietário pondere sobre tudo o que envolve comprar ou construir antes de decidir pela melhor opção.
É mais barato construir ou comprar um imóvel?
Construir uma casa pode sair mais barato, pois um imóvel já pronto agrega o custo do material, localidade e trabalho pela construção. Porém, construir envolve arcar com responsabilidades relacionadas à obra, incluindo sua burocracia legal, a contratação de pessoal e materiais para o trabalho, como por exemplo, o aluguel de caçambas, perfurador de solo e andaimes.
Ao decidir sobre construir ou comprar, é importante que leve-se em consideração a situação financeira atual e futura. Caso haja planos há longo prazo, construir uma casa como você sempre sonhou pode ser um bom investimento, mas se a família mora de aluguel, é necessário colocar na ponta do lápis o que será gasto com a construção e mais o aluguel mensal na conta geral de moradia até que a casa esteja pronta.
E nem sempre comprar um imóvel significa entrega imediata. Uma boa opção é adquirir uma casa ou apartamento ainda na planta, já que nesse caso o valor do imóvel diminui bastante em comparação com a construção terminada. Porém, o pagamento á vista ou financiado deve começar desde o momento da compra, e alguns valores não podem ser diluídos, mesmo que morar no local possa demorar anos.
Uma alternativa para quem tem objetivos de longo prazo em realizar o sonho da casa própria é fazer um consórcio, esse tipo de investimento é como uma poupança, mas ao invés de estar guardando dinheiro, é como se você já estivesse aplicando determinado valor diretamente no seu objetivo futuro.
Construir também pode ser a saída para quem pretende investir no mercado de imóveis. Lotes e áreas sem construção são mais baratos, o que permite ao dono construir da forma que quiser e destinar os imóveis à diferentes objetivos, alugando-os para moradia ou fins comerciais, gerando uma renda bruta mensal. E também há a possibilidade de construir e depois vender com uma porcentagem de lucro.
Mas, além do aspecto financeiro, também é necessário levar em consideração seus desejos gerais, ao construir um imóvel, é possível que a arquitetura seja a seu bel-prazer, incluindo no design tudo o que precisa.
Há vantagens e desvantagens nas duas alternativas para adquirir um imóvel próprio, por isso é de suma importância que se leve em conta seu estilo de vida, objetivos e contexto geral de vida, pois tal investimento é grande e requer atenção. No mais, pensando bem e agindo com cautela é possível colocar qualquer plano de compra ou construção em ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.