![]() |
Freepik | @valeria_aksakova |
Depois de ter filhos, uma grande preocupação é a nutrição das crianças, e quando entram em idade escolar é necessário acompanhar de perto a alimentação do(s) seu(s) filho(s) fora de casa. Algumas escolas fornecem almoço e lanche com base em um cardápio bem estruturado por profissionais de nutrição e saúde, mas outras demandam essa responsabilidade aos pais, que todos os dias devem montar a lancheira dos filhos.
Como Preparar a Lancheira Escolar?
A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que até os dez anos de idade as crianças façam de cinco a seis refeições por dia, sendo o lanche escolar uma dessas refeições, é importante que ele seja equilibrado, pois a alimentação da primeira infância até a adolescência é de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano.
Para montar uma lancheira saudável, basta balancear o lanche com uma fruta, um alimento rico em carboidratos (pão, bolo, bolachas e etc.), uma proteína como queijo, iogurte ou requeijão e pelo menos um líquido, incluindo água em livre demanda.
Apesar de os alimentos industrializados parecerem mais fáceis de manusear e preparar no dia a dia, evite colocar frequentemente na lancheira dos seus filhos salgadinhos de milho, doces e qualquer outro produto que contém ingredientes demais no rótulo e que são difíceis de pronunciar. Alimentos industrializados tendem a acostumar o paladar da criança, além de fazer mal à saúde devido o excesso de gordura, açúcar e sódio.
Inclua seu(s) filho(s) na organização da lancheira
Sabemos que ter tempo de qualidade com os filhos inclui poder fazer qualquer coisa com eles e aproveitar essas oportunidades para ensinar, por isso, montar a lancheira ou o cardápio semanal com as crianças pode ser divertido e uma boa forma de aprender enquanto cria-se memórias afetivas.
Além disso, nos sentimos muito mais dispostos a comer e aproveitar a companhia da família durante uma refeição quando estão todos diante de uma bonita mesa posta, e com as crianças não é diferente, a apresentação do alimento também importa.
Nem sempre é necessário montar um lanche com o rosto de um personagem ou cortar o pão em um formato muito difícil, mas basta um guardanapo colorido ou as frutas dispostas de forma divertida e a apresentação da refeição dentro da lancheira pode estimular a criança a comer com ainda mais prazer.
Com um pouco de organização é possível montar uma lancheira saudável, nutritiva e atraente, que auxilie positivamente no desenvolvimento dos seus filhos, tornando a hora do lanche benéfica e alegre na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.