Setembro é conhecido por ser o mês de combate ao suicídio, mas durante o mês acontecem inúmeras outras campanhas de grande importância para a saúde e conscientização, como o Setembro Verde: Prevenção ao Câncer de Intestino (colorretal).
Em julho desse ano a morte da cantora Preta Gil trouxe á tona um debate importante sobre o que é e como descobrir o câncer colorretal, deixando um alerta importante sobre dar atenção aos sinais do próprio corpo, podendo assim, constatar doenças oncológicas com antecedência, aumentando as chances de cura e de resposta positiva à tratamentos que a medicina oferece.
Preta Gil faleceu aos 50 anos, vítima de complicações devido a um câncer de intestino diagnosticado dois anos antes. Infelizmente esse tipo de câncer vem acometendo de forma crescente a população jovem mundial, aumentando em até 70% o número de casos em comparação com informações colhidas há trinta anos atrás. Especialistas explicam que o motivo desse fenômeno em geral pode ser culpa do estilo de vida urbano, onde as pessoas praticam pouco ou nenhum exercício físico e se alimentam frequentemente de ultraprocessados.
O que é o Câncer de Intestino (Colorretal)?
O câncer se resume ao crescimento indiscriminado de células malignas, que podem se transformar em tumores, invadindo e danificando diferentes regiões do corpo, dificultando o funcionamento correto do sistema físico e químico corporal.
No caso do câncer de intestino, o tumor maligno se desenvolve no intestino grosso (cólon) e/ou no reto. Geralmente o tumor se origina de pólipos, lesões benignas que com o tempo podem se tornar cancerosas, mas é possível se livrar delas se detectadas logo no início. A verdade é que o câncer de intestino tem altas taxas de cura quando diagnosticado precocemente.
Quais São os Sintomas do Câncer de Intestino?
Preta Gil compartilhou todas as fases do seu tratamento contra o câncer colorretal nas suas redes sociais, e ela frequentemente alertava sobre a importância de se levar em consideração os sinais que o corpo lhe dá, a cantora dizia ter ignorado alguns sintomas e se sentia arrependida por não ter procurado um médico antes, tornando seu diagnóstico tardio.
Três sintomas são bastante característicos do câncer de intestino e podem levá-lo a procurar ajuda:
- Sangue nas fezes; algumas pessoas que já tem incômodos retais, costumam usar pomada para hemorroida ao ver sangue na evacuação, mas é preciso ter certeza sobre a origem do sangue, principalmente se ele vem acompanhado de outros sintomas.
- Alterações no hábito intestinal; diarreia ou prisão de ventre persistente e que dura muitos dias.
- Dor e desconforto abdominal; sensação de intestino pesado ou não completamente evacuado mesmo depois de ir ao banheiro, bem como inchaço abdominal e gases em excesso, que incomoda.
O câncer de intestino pode não apresentar sintomas no começo, e no Brasil não há uma política pública para prevenção como os exames de Papanicolau que detecta o câncer de útero e a mamografia para diagnosticar o câncer de mama, por isso, todos os anos faça uma bateria de exames para prevenção e identificação do câncer de intestino ou qualquer outra doença que há boas chances de cura quando descoberta logo no início, principalmente se há casos na sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.