16 agosto 2019

Sim! Mulheres Usam Calças!




calças femininas

Já contei aqui no blog sobre a história do jeans, o tecido era originalmente chamado de denim e o jeans era um modelo específico de calça feita com denim que tinha cinco bolsos, incluindo um moedeiro. Porém, com a popularização do tecido, passamos a chamar o denim de jeans, e a calça se tornou uma peça indispensável no guarda-roupa masculino, principalmente para os trabalhadores braçais. Mas, no século XX a calça passou a fazer parte do cotidiano de todo tipo de pessoas, inclusive das mulheres, que adotaram as calças como uma forma de protesto. Coco Chanel foi pioneira nessa revolução fashion, como estilista, ela tirou as calças do armário masculino e as incluiu na vestimenta habitual feminina (obrigada!), e desde então o mercado vem oferecendo inúmeros modelos da peça. Mas, não é apenas de jeans que vivem as calças, atualmente a variação de tecidos vem crescendo tanto quanto os modelos.

Calça Jogger

Tiramos a calça jogger da área de esportes e do guarda-roupa do boy! A jogger, ou jogging pants, costumam ser sinônimo total de conforto, pois são calças utilitárias e amplas, geralmente feitas em tecidos leves e moles, como crepe, moletom, linho ou veludo. Elas trazem bolsos, elásticos ou amarrações na cintura, tem o gancho bem solto e ribana ou elástico na barra. Resumindo, é aquela calça street style que você procura naquele dia de preguiça para montar um look, até porquê, a calça jogger é bem fácil de combinar. Pensou em salto, tênis, sapatilha ou anabela? A jogger combina com qualquer uma delas, inclusive com camisas sociais ou t-shirts fashionistas, a ideia aqui é encontrar o equilíbrio entre o formal e o casual.

Como usar calça jogging

Calça Clochard

Também já comentei sobre a clochard aqui no blog, mas como ela é A CALÇA tendência, não poderia deixar de coloca-la nessa lista de peças para você se inspirar a usar calças. A clochard se caracteriza pela amarração e sobra de tecido na cintura, o que significa que ela é ideal para o time de mulheres que querem dar volume ao quadril (eu me incluo nesse grupo). Assim como a jogger, a calça clochard fica bem em vários tipos de looks, e nesse caso, o modelo pode ser encontrado também em tecido jeans/denim.

como usar calça clochard

Calça Skinny

Depois da tendência happy colors com as bandas Restart e Cine — quem lembra? A calça skinny nunca mais saiu de moda! De algodão, sarja, ou mesmo o jeans, a skinny se destaca por aderir bem à pele, deixando as curvas do corpo uniformes e em evidência. Além disso, é possível misturar outros modelos de calça com a skinny, como clochard, cintura alta ou baixa, calça skinny capri, de alfaiataria, ou destroyed.

como usar calça skinny

Coco Chanel introduziu a aceitação da calça como uma peça também feminina, porém, as mulheres já usavam as roupas de seus maridos no final do século XIX para que fosse mais fácil a movimentação durante o trabalho industrial. O problema é que a busca por direitos iguais é sempre árdua e demorada, a calça feminina foi "bem aceita" apenas na década de 1960, quando o estilista francês André Courrèges apresentou sua coleção com pantsuits femininos, os famosos terninhos, conjuntos com calça + terno/blazer, algo que antes era exclusivamente masculino. Com o tempo acabaram as proibições relacionados ao uso de calças por meninas e mulheres em escolas, trabalho e outros lugares de convivência social. Ufa! Temos que agradecer as lutas anteriores por hoje, nós, mulheres,  podermos usar calças com total liberdade.

Quem diria que as calças femininas seriam além de uma forma de protesto e pedido de liberdade, também uma peça indispensável em nossas gavetas. As calças nos proporcionam conforto e segurança, nos fazem sentir-se lindas, mas sem perder a feminilidade.



32 comentários:

  1. Adoro usar calça me sinto mais confortável, não gosto muito de andar de vestido ! Me sinto mais segura como você mesma falou. Adorei o post. Beijosss

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de um filme que eu vi, que até mencionei ele no meu TCC, se chama As Sufragistas e mostra essa revolução das mulheres ao todo. Desde o voto até as roupas. Eu to doida pra comprar uma calça jogger, porque é confortável e pro dia a dia deve ser maravilhoso! Eu não sabia o nome desse tipo de caçã com amarração no lugar do cinto, sei que experimentei uma amarela que ficou bastante confortável e linda! O bom é que dá pra usar com tênis e salto que não tem problema. A calça skinny é uma daquelas calças que são coringa pra qualquer look né? Principalmente pra quem é fã de usar um blusão e dar aquela quebrada no look. Até hoje agradeço a essas mulheres por terem feito essa revolução na moda e no mundo! Não consigo me imaginar usando vestido nesse frio, hahaha! (Por mais que eu não sinta muito frio nas pernas, tem vezes que é insuportável).
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  3. Teu blog é incrível, amei sua bio e te conhecer mais um pouco, tem muito potencial!
    Ainda bem que nós usamos calças por parando pra pensar é a roupa que mais uso hoje em dia em todo o dia, ela dá combinação para a maioria dos looks. Amo todos esses estilos de calça mais a clochard é muito chique, já jogger não uso muito, e a skinny é amor.

    yeah-dreamhigh,blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo calças estilo clochard. Ótimo post!


    Beijos, Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leslie

    Foi exatamente na sua postagem sobre a calça clochard que eu descobri o nome dela! Acho o modelo lindo e super charmoso.
    Interessante a curiosidade sobre antes o nome ser denim, então a marca vem daí mesmo.
    Ultimamente me rendi aos modelos de cintura alta depois de passar decadas pagando cofrinho! Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Gostamos muito de usar calças, o modelo jogger deve ser muito confortável mais ainda não temos nenhuma vamos procurar nas lojas, a clochard também é linda mas preferimos no tecido jeans faz mais nosso estilo. Já a Skinny usamos muito quando eramos mais novas hoje não achamos muito confortável por ser muito justo. Calça sem duvida nenhuma é a melhor opção para quando temos que sair para fazer muitas coisas pois nos deixa mais a vontade e seguras.

    Beijos


    onlyinspirations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leslie!

    Eu adoro usar calça! Tenho de todos os tipos citados...

    Abraços e um ótimo domingo, Cris

    ResponderExcluir
  8. Imagina se a gente não pudesse usar calças?? Que horror e que estranho né? Obrigada Chanel, sempre revolucionando <3 Eu acho as clochards lindas demais, mas ficam muito estranhas em mim, acaba que sempre uso as skinny que me vestem melhor :3

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Aplaudindo esse post!!!! Graças à essas revoluções hoje podemos fazer várias coisas! E que venham muitas e muitas!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi
    gostei do poste. adoro usar calça, são praticas, confortáveis e da para usar em looks elaboras e também em looks mais simples.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leslie!
    Adoro essas postagens que você faz que conta a história de alguma peça que usamos no dia a dia. Muitas vezes nem paramos para pensar de onde vieram e o que aconteceu para que pudêssemos usá-las, né? Eu adoro as calças skinny e a jogger. Já a clochard não é muito para mim, pois tenho um quadril muito largo e se eu aumentar mais, vou me sentir péssima hahaha
    Adorei suas escolhas e usaria quase todos os looks que você colocou aqui!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Que legal Leslie!
    Sabe que super amei esse segundo look da calça jogger? Será que pernas mais cheinhas também ficam legais ? Morro de vontade rsrs se encontrar uma vou experimentar pra ver :D
    a skinny eu fujo porque aperta muito... Apesar de que eu tenhoumas que são "retas" mas apertadas demais hehehe acho que sao, afinal kkk

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  13. No matter if you're travelling, during your busy days or simply for your day-to-day engagements, a certain type of pants will keep you looking smart while staying comfortable
    Leland West Insurance

    ResponderExcluir
  14. com a clochard ainda nao me adaptei apesar de achar lindas demais em looks que vejo em outras meninas, meu modelo preferido é mesmo a skinny

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Ah como amo calças!! Amo todos os estilos. Calça é uma peça divina que eu não abro mão.

    https://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  16. quero muito experimentar uma clochard, mas ainda não encontrei nenhuma por aqui!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  17. A segunda calça é realmente minha favorita. É linda demais.
    Adorei o post.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  18. a calça clochard e a jogger eu tô super apaixonada, aliás precisando urgente de uma jogger, achei ela tão versátil e bonita!
    Adorei saber sobre a história das calças.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  19. Amei seu post, Leslie. Incrível como uma coisa que para nós é normal, como usar a calça, antes era proibido e foi preciso muito esforço para mudar isso, né? Não tenho nenhuma calça jogger, mas já entrou para minha lista de desejos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Leslie, tudo bem?
    Engraçado como uma peça tão comum foi um dos símbolos de nossa busca por direitos iguais. Eu amo calças e a praticidade que elas proporcionam, além do conforto também.
    Gostei de saber um pouquinho da história por meio da sua postagem. Obrigada por compartilhar.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu sempre fui a louca da calça skinny porque tinha mania de usar tudo bem justinho, mas ultimamente tenho me aberto a novas escolhas e me apaixonei pela jogger, é confortável e quando é de moletom, ajuda a esquentar nos dias frios
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  22. Amei sua postagem! Além do contexto histórico importante pra nós, é minha peça favorita, já que não costumo usar muito saias e vestidos. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  23. Eu só posso agradecer a essa mulherada e seu movimento! Graças a elas eu tô aqui, de boas e de calças! hahahah
    Sério, nem consigo imaginar um mundo sem poder usar calças!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
  24. A gente precisa ser muito grata pelas mulheres que vieram antes e que lutaram para essas conquistas que hoje parecem tão pequenas mas que são enormes. Amo calças skinnys!
    Beijinhos ❤️
    https://livrosamoremais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Leslie!

    Injustiça é algo inaceitável! hahaha! ;D

    Menina, 98% das vezes eu estou usando calça. Amo uma skinny! Acho que cai super bem pra mim.

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  26. Amo usar calças no dia a dia ~ tantos modelos confortáveis e lindos, né? As calças jogger estão super em alta agora e eu adoro! Skinny também, é um modelo que eu uso sempre!

    ResponderExcluir
  27. Lembro bem da história da calça e gosto muito de vários modelos, calça é sempre uma ótima opção para está bem vestida e com as pernas protegidas do frio rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Women's pants can be incredibly versatile. A simple change in top or accessories can turn the wearer's day look into a night-out look.
    Mysecretluxury.com

    ResponderExcluir
  29. I definitely love the clochard pants, so pretty and feminine!

    Marie
    The Flower Duet

    ResponderExcluir
  30. Olá, Leslie!
    Eu amo usar calças, acho elas superconfortáveis e, vamos combinar, bem mais práticas né?! Amei o post e a história, parabéns!

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  31. E quem não ama calças, né? Adorei as indicações. O segundo modelo não faz parte do meu armário porque já tenho o quadril bem grandinho, então evito marcar muito ele. Nossa, como eu lembro da bomba de cor que veio com Cine e Restart... Dá uma nostalgia.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo