03 março 2024

Resenha: Livro Forte de Areia de Helena Grillo




resenha Forte de Areia

Forte de Areia foi lançado no ano passado e como eu amei o primeiro livro da saga, a autora Helena Grillo entrou em contato comigo para que eu pudesse continuar a acompanhar a história das irmãs Marina e Mônica. Demorei bastante tempo para ler o livro por que 2023 foi o ano em que eu me dediquei quase em 100% apenas nos cuidados com o Ravi, meu filho, e atualmente ainda tenho tentado organizar e adaptar minha rotina para conseguir voltar a ser eu mesma e fazer as coisas que eu gostava antes de engravidar, isso inclui o hobby da leitura.

Além disso, ano passado eu fiquei por alguns meses sem computador, ele parou de funcionar quando o Ravi sem querer derrubou água encima dele. Depois meu marido conseguiu fazê-lo ligar, mas é um notebook antigo e que anda sofrendo bastante com quase dez anos de uso. Quando terminei de ler Forte de Areia fiquei sem condições de escrever e publicar a resenha aqui no blog.

Tudo isso é pra explicar o motivo pelo qual estou publicando a resenha apenas agora, um ano depois do lançamento do livro. E não se preocupem, eu li o livro novamente pra ter tudo bem fresquinho na memória e trazer esse review bem completinho pra vocês.


resenha livro Forte de Areia

Forte de Areia - Espadas e Pistolas Livro 2


Mônica se envolve no mesmo acidente que Marina e também é enviada ao passado. A Inglaterra do século XVIII é hostil, mas Mônica pretende sobreviver e encontrar sua irmã. Porém, o destino tem seus próprios planos, Mônica chega apenas com as roupas do corpo e um discman, sendo resgatada por Jack, um garoto mal-humorado mas que tem uma bela família que acaba por acolher a menina perdida no tempo. Enquanto Marina tem suas aventuras piratas, Mônica se envolve em situações confusas que revelam muito sobre si mesma


Gênero: Fantasia/Aventura | Páginas: 175 | Editora: Coerência | Nota: 

No segundo livro da saga o leitor acompanha Mônica em uma aventura ao passado, ela também está no século XVIII, mas não faz ideia de onde sua irmã foi parar depois do acidente, e confesso que senti falta do sentimento de preocupação e perseverança por parte de Mônica em procurar por Marina, ela tem esse objetivo, mas depois parece que deixa isso um pouco de lado com a intenção de ser bondosa com a família Franklin. Não quero criticar sua atitude, foi muito honroso de sua parte fazer o que fez para que Jack Franklin fosse beneficiado, mas a atitude de Mônica ia durar dois anos, dois fuking anos perdidos em que ela podia estar procurando por sua irmã que até onde sabe, é debilitada e precisa de sua ajuda.

Porém, a autora Helena Grillo consegue amarrar bem a história e relacionar situações e pessoas que pra mim parecia não ter conexão nenhuma, e isso dá à cadeia de acontecimentos um rumo satisfatório, onde o leitor fica bastante ansioso por um encontro entre as irmãs. 

Além disso, nós leitores não ficamos carentes de plot twists e a trama tem nexo, não há inconsistências, mesmo que este seja o segundo livro, e sabemos que dar uma continuidade ao contexto do primeiro seja um pouco mais difícil do que escrever algo desde o início. Pra mim Helena é incrível no que faz, escreve com maestria.

resenha livro Forte de Areia

Forte de Areia também traz a retratação do poder feminino com delicadeza e sensatez. Mônica torna-se amiga de Storm, uma capitã do exército inglês que assim como muitas mulheres acaba sendo rígida nas mais variadas cenas para obter respeito, sendo obrigada a lidar com objetos e situações tipicamente masculinas, como o uso de espada e faca artesanal, e mostrando total habilidade com tais ferramentas. Entre Mônica e Storm há muita sororidade, e a amizade das duas acontece de forma progressiva, deixa o coração do leitor quentinho. 

Quem leu o primeiro livro com certeza percebeu que Marina é muito mais forte do que achava que era, e Mônica tem uma personalidade parecida, ela é impetuosa e bastante corajosa, porém, o que realmente a torna humana e verossímil para o leitor é seu deficit de aprendizagem com números, Mônica tem discalculia e isso a afeta de forma negativa, distorcendo para si mesma sua imagem de garota forte e destemida. Mônica evita os números e recorre à música como fonte de consolo nas mais variadas situações de sua vida. Em Honra Pirata cada início de capítulo trazia o quote de um livro lido por Marina, e na continuação da saga, Forte de Areia nos agracia com nome de músicas que fazem parte da playlist de Mônica.

forte de areia Helena Grillo

Eu amei conhecer mais sobre a Mônica nesse segundo livro, e acredito que o fim da trilogia será ainda mais interessante com o reencontro das duas irmãs e talvez até mesmo dos personagens dos dois livros. Super indico a saga Espadas e Pistolas para quem gosta de livros leves, de fantasia com uma pitada de girl power, ótimo para sair de uma ressaca literária.

Um comentário:

  1. Parece ser um livro marcante e ótimo. Fiquei com vontade de ler.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo