28 setembro 2021

Setembro Amarelo: 8 Livros Sobre Transtornos Mentais






Pixabay | @pezibear
*Este post pode conter gatilhos.

Setembro é um mês que traz grande conscientização, pois desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e a partir de 2014, o Brasil acolheu a campanha Setembro Amarelo, para que haja apoio á aqueles que sofrem, e esclarecimento para quem não entende muito sobre o assunto e/ou deseja ajudar alguém.

Segundo um estudo na Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento pensaram na possibilidade de dar fim à própria vida. Além disso, o suicídio pode ocorrer por inúmeros fatores ou uma combinação deles, mas de acordo com dados informados em 2019, a Associação Brasileira de Psiquiatria estima que 96,8% dos casos de suicídio tem relação com transtornos mentais.

Atualmente saúde mental virou assunto de grande importância, mas muitas pessoas ainda lutam diariamente contra doenças psíquicas ou distúrbios, e há casos em que o físico também sofre, seja em decorrência de transtornos mentais, como distúrbios alimentares que levam à risco nutricional e é necessário a indicação de Trophic Basic por um profissional da saúde, ou quando a pessoa é acometida por sintomas psicossomáticos. 

Muito mais do que falar sobre depressão, o setembro amarelo gera pauta para diversas ações simples de combate ao suicídio, e essa campanha tende a me tocar por que já há alguns anos eu faço tratamento contra depressão, TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e TOC (transtorno obsessivo compulsivo), e eu sei que informação é muito importante para saber lidar consigo mesmo, ou com outra pessoa que está sofrendo com tais doenças psíquicas, por isso, separei nesse post alguns livros que já li e acredito que podem ajudar a esclarecer como se sente quem é diagnosticado com algum transtorno mental.


Eu Estive Aqui


Li esse livro por que fui atraída pela sinopse cheia de mistérios, e logo me deparei com uma história muito mais intensa que fala sobre como as pessoas se sentem após o ato impensado de alguém que amavam. Eu Estive Aqui traz as amigas Meg e Cody, e as indagações e culpa de uma delas por não ter dado atenção aos pedidos de socorro da outra. O livro nos ensina a estar sempre vigilantes sobre o menor sinal de inclinação suicida de alguém com quem temos contato, e o que mais impressiona é que a obra foi baseada em um caso real.


Por Lugares Incríveis


Um livro que conseguiu me tirar lágrimas. Desde o início da leitura, é palpável o entendimento de que um dos protagonistas tem algum distúrbio ou transtorno mental que não está sendo tratado como deveria, mas em nenhum momento é dado um nome à patologia. Comparei o livro com o filme em um post aqui no blog.

A Mulher na Janela


Anna, a protagonista, sofre de agorafobia, um transtorno de ansiedade que tende a tornar as pessoas que o possuem reclusas, pois elas evitam todo tipo de situação que pode lhes causar medo ou um ataque de pânico. A Mulher na Janela é um ótimo suspense, mas mais do que isso, o livro acaba mostrando como se sente alguém que possui medo de fazer coisas corriqueiras, como colocar o lixo para fora. Dica, passem longe do filme.

Pretty Girl - 13

Aqui tem spoiler. Pretty Girl-13 é um suspense de tirar o folego e que envolve o TDI (transtorno dissociativo de identidade) de forma maestral dentro da narrativa. O filme Fragmentado também fala sobre a doença, mas o enredo é um pouco fantasioso, então vale mais a pena dar uma chance à leitura de Pretty Gilr-13 e os mistérios que envolvem Angie, a protagonista.


Tartarugas Até Lá Embaixo


Nunca gostei da escrita de John Green, e confesso... Tartarugas Até Lá Embaixo tem uma história fraquíssima, mas as situações que Aza Holmes passa e seus pensamentos "paranoicos" são totalmente reais em relação a alguém que tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Se você deseja saber o que passa na cabeça das pessoas que convivem com o TOC, ignore todo o enredo ruim e leia esse livro.


100 Canções Para Salvar a Sua Vida


Um livro intenso, mas ao mesmo tempo leve, que assim como Eu Estive Aqui, fala sobre como se sentem as pessoas que ficam e precisam lidar com a saudade e a culpa.

Operação Plus Size


Indico apenas para os de estômago forte, literalmente, não é uma piada. Operação Plus Size é um romance policial/investigativo por vezes intragável ao leitor, mas toda a história é consequência de bullying enfrentado a vida inteira por uma mulher gorda, que traz a ela graves consequências, dentre elas, depressão e transtornos alimentares.

O Lado Bom da Vida


E por fim, meu livro favorito. O Lado Bom da Vida acompanha Pat e seu recomeço após uma fase difícil em sua vida. O protagonista precisa aprender a lidar com o transtorno bipolar e seus sintomas. Sinceramente, não acho a história do livro grande coisa, até porquê, não gosto de romances, mas li O Lado Bom da Vida em um momento crítico, onde eu estava depressiva e faziam seis meses que meus dias eram regados a lágrimas, crises de ansiedade e automutilação. E aí eu conheci o Pat, um personagem fictício do qual eu podia me identificar, pois ele estava passando por problemas e sentimentos parecidos com os meus. Além disso, Pat era o único que conseguia me tirar um sorriso do rosto em meio ao caos.

Dica Bônus

O livro Confissões de Uma Terapeuta também fala sobre TOC, e é um chick lit leve e divertido.

... ♥ ...

Se você tem pensamentos negativos, esses livros podem ser uma fonte de ajuda ou podem causar o efeito contrário, ou seja, tenha cautela e procure ajuda! Saiba que você não está sozinhx! Não negligencie seus sentimentos, se aceite e converse com alguém de confiança sobre o que pensa e como se sente. Existe o Centro de Valorização da Vida, você pode pedir ajuda ligando 188, ou conversar com alguém diretamente pelo site. Além disso, o Grupo Experiência de Escuta disponibiliza uma escuta gratuita de 30 minutos com um profissional qualificado em psicologia e/ou psicanálise.

E pra você que convive com alguém que tem transtornos mentais, fica a dica dos livros para entender melhor como nos sentimos. No mais, tenha paciência e seja um bom ouvinte.

17 comentários:

  1. Amei as dicas, Les! Já li o do John Green e O Lado Bom da Vida! Fiquei curiosa pelo das 100 Canções, já vou adicionar aqui no Skoob. São ótimas dicas, um livro sempre pode salvar, e a gente tem que dar a atenção devida a quem precisa de ajuda.

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leslie, amei o post e sim concordo que muitos desses livros tem muitos gatilhos que eu indicaria para as pessoas lerem quando estiverem felizes.
    Amei a lista dos livros para essa ocasião.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Desses eu só li o lado bom da vida e por lugares incríveis (esse eu ganhei da editora quando eu usava o blog para fazer mais resenhas e nossa chorei lendo).
    Achei super importante você colocar o número no final do post para quem quiser pedir ajuda.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Acho muito importante a divulgação de livros nessa temática, pois podem ser de grande ajuda pra quem está passando por um momento ruim.
    Dos livros mencionados já li Por Lugares Incríveis, A mulher na janela e O Lado bom da vida, livro que tem um lugar especial no meu coração.

    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gostei das dicas e já li três dos mencionados: Por Lugares Incríveis, 100 Canções Para Salvar sua Vida e O Lado Bom da Vida, e eu gosto bastante do tipo de abordagem dos dois primeiros. Já li outros títulos da Gayle Forman e do John Green, mas esses não me interessaram tanto.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum desses, mas alguns viraram filmes e eu assisti.
    Esse do John Green me faria ler, apesar de que sua opinião não me convenceu mais em ter vontade de ler kkkkkk. Eu acho a capa bonitinha, tentaria!
    Gostei do tema abordado.
    Bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei ebm curiosa pra ler "Eu Estive Aqui" e "O Lado Bom da Vida" vi que tem filme, quero assistir ;)
    Eu vi o filme "Por Lugares Incríveis" e achei muito lindo e triste, também vi "A Mulher na Janela" e adorei mesmo o pessoal falando mal do filme...
    Um filme que eu indico, não sei se você já viu é Toc Toc, da Netflix, é bem interessante.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Valeu pelas dicas. Um assunto que merece ser tratado.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Gostei das indicações, Leslie.
    Eu não sabia que tinha tantos livros que abordasse os transtornos metais.
    Da sua lista, só li o lado bom da vida.
    Eu não sabia que agora dá pra conversar com o CVV pelo site também. Dica anotada.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Listinha maravilhosa viu!
    Eu amo por lugares incríveis, me marcou muito. A mulher na janela também me surpreendeu demais.
    O lado bom da vida esta na minha lista há anoooos, preciso ler.
    Ótimos livros <3
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  11. É muito importante alertar para estas situações. O transtorno mental ainda não é encarado como devia ser e aumenta a cada dia que passa.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  12. Esse post é bem importante e ótimas dicas. Leituras cada vez mais necessárias hoje em dia.

    ResponderExcluir
  13. Oi Leslie!
    Concordo contigo a respeito da história de "Tartarugas ", realmente a história não é grande coisa , mas os pensamentos paranoicos, as tais espirais da personagem principal ,é o ponto alto do livro.
    Me ajudou a entender melhor a mente de quem tem TOC , principalmente por que eu as vezes tenho esses tipos de espirais devido a minha ansiedade .

    Amei o post

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. aff. que post maravilhoso e necessário!!! parabéns por tirar um tempo pra produzi-lo. eu senti daqui o quanto foi feito com amor e carinho.

    as vezes a gnt fica na nóia de cuidar do corpo por fora e esquece de ter o mesmo cuidado com a mente. há tanta gente linda por fora, mas "destruída" por dentro...

    dos livros que vc indicou, só li "eu estive aqui" e jurava q não seria tão pesado como foi. abri ali na outra aba pra ler a sinopse de "Operação Plus Size". fiquei curioso pra saber saber. <33

    bj e vamo se cuidar, meu povo!

    Não me venha com desculpa - Adriel Christian

    ResponderExcluir
  15. Oi
    desses livros eu já li por lugares incríveis e sofri muito com a história, eu tenho o e-book de 100 canções mais ainda não li.
    Já li outros livros desse estilo como: Garotas de Vidro, A Playlist de Hayden, Willow, Quem é você alasca?, O Herói Improvável da Sala 13B, alguns desses falam de TOC, outros de suicido.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Leslie.
    Já li alguns livros do posto, é um gênero que particularmente gosto de ler.
    Um que amei foi Garota Em Pedaços.
    Beijos

    Te Conto Poeisa

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Amei suas indicações. Também adorei esse Por Lugares Incríveis.
    Preciso tirar um tempinho pra conhecer esse das Canções e o da Gayle.
    Eu amo ler narrativas que envolvem saúde mental, mas não de forma assídua pelos gatilhos.
    Um que foi brabo pra mim foi A Lista Negra (a editora trocou o nome pra Lista do Ódio)

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo