Atualmente existem diferentes fontes de energia para manter as luzes acesas, e se você é um adulto responsável, sem dúvida uma das suas preocupações mensais é o pagamento do boleto da empresa que distribui energia para a região onde você mora não é mesmo? Mas, você sabia que pode ter a liberdade de escolher de onde vem e quem cuida da energia que abastece a sua casa? Isso é o mercado livre de energia.
Ano passado conheci o Museu da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), a visita foi bastante educativa, onde as seções de interação do museu começava explicando sobre a distribuição de energia no passado e terminava apresentando a evolução da tecnologia nesse setor. Aqui no Paraná a COPEL é uma companhia de capital aberto que além de gerar, transmitir e distribuir energia para todo o estado, também atua em outras áreas adjacentes de investimentos. Porém, com a opção do mercado livre de energia, muitos consumidores paranaenses, e também de outros lugares do Brasil, têm preferido outras fontes de energia.
Quais são os Benefícios do Mercado Livre de Energia?
O mercado livre de energia permite que o consumidor não seja dependente da empresa concessionária do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), no caso do Paraná, a COPEL, mas em São Paulo por exemplo, quem atua é a Enel (antiga Eletropaulo), que é regulada como uma concessionária padrão na região, porém, é uma empresa privada. As companhias de energia que fazem parte do ACR tem o preço regulado pelo governo, o cliente paga pelo consumo da sua unidade consumidora e também de taxas variáveis e valores de diferentes bandeiras tarifárias, o que torna o valor final da conta de luz um pouco alta para algumas famílias brasileiras.
Uma das grandes vantagens do mercado livre de energia é poder negociar diretamente com qualquer outra empresa fornecedora de energia elétrica, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite que o consumidor escolha o melhor fornecedor para si com base em preço, período e quantidade de abastecimento, e condições de pagamento, que podem ser bem mais flexíveis e menos burocráticas do que as concessionárias de contratação regulada. Além disso, em média o valor da energia elétrica pode diminuir em 15% dentro do mercado livre.
A liberdade de escolha do consumidor também aumenta a competitividade dentro do ambiente de contratação livre, o que traz ainda mais benefícios ao cliente, pois as empresas privadas fornecedoras de eletricidade oferecem diferentes vantagens afim de poder sair à frente da concorrência, e nesse cenário quem acaba ganhando é o consumidor final.
O mercado livre de energia também apresenta fontes alternativas de eletricidade, onde é possível optar por empresas que trabalham com consciência ambiental e energia incentivada, beneficiando a todos de modo geral. Inclusive, sabe-se que atualmente as corporações que se empenham pela sustentabilidade são muito mais bem vistas socialmente e mercadologicamente do que aquelas que não tem esse tipo de preocupação.
Apesar de exigir maior envolvimento e entendimento de quem deseja contratar energia por conta própria, as vantagens são bastante atrativas, e muitas empresas oferecem suporte com uma consultoria de gestão para que o cliente compreenda todos os passos da negociação.
Para ambientes domésticos, empresariais ou estabelecimentos comerciais, o mercado de energia livre é uma ótima opção para aqueles que desejam ter acesso a valores competitivos e mais baixos que o padrão, liberdade de escolha e flexibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.